A cantora Adele, inglesa de 36 anos, recebeu uma condenação da Justiça do Rio de Janeiro para retirar sua música “Million Years Ago” de todas as plataformas digitais. Isso depois dela sofrer uma acusação de plágio da canção “Mulheres”. A música, de autoria do compositor carioca Toninho Geraes, ganhou fama na interpretação de Martinho da Vila.
A decisão foi do juiz Victor Agustin Cunha, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Na sentença, ele aponta semelhanças melódicas entre as duas faixas, que, segundo o magistrado, apresentam “quase integral consonância melódica”.
A acusação de plágio foi formalizada por Geraes, que alegou que a música de Adele compartilha uma “indisfarçável simetria” com sua composição. O juiz, após análise das melodias por especialistas, concluiu que as similaridades são claras, reforçando o argumento de plágio.
O processo teve registro de protocolo em fevereiro deste ano, e Geraes busca uma indenização de R$ 1 milhão. Isso além dos direitos autorais da música, que incluem juros e correção monetária. A Justiça ainda vai calcular o valor exato da compensação após um mandado judicial, uma vez que os dados relativos à receita gerada são sigilosos.
Além disso, a sentença determina que os responsáveis removam a música de Adele das plataformas assim que as gravadoras e a artista receberem a notificação dos oficiais de Justiça. Caso não se cumpra a decisão, haverá uma multa diária de R$ 50 mil. Apesar dessa decisão judicial em primeira instância, ainda cabe recurso por parte dos envolvidos.
Confira e compare
Antes de recorrer ao Judiciário, o advogado de Geraes, Fredímio Trotta, tentou resolver a questão por meio de um acordo extrajudicial com a cantora e suas gravadoras, mas não obteve resposta. As gravadoras, por sua vez, alegaram que não são responsáveis pela composição, apenas pela distribuição da música, mas Trotta defende que as empresas também devem ser responsabilizadas, pois lucraram com a utilização da obra, mesmo que não haja intenção de plágio.
Confira abaixo clipes de “Million Years Ago” e “Mulheres” e compare as semelhanças: