Em comemoração ao “Martinstag”, ou seja, Dia de São Martinho, acontece em Blumenau, no Vale do Itajaí, a caminhada com lanternas. O tradicional desfile cultural, com música folclórica e lanternas acontece nesta sexta-feira (8), às 20h. Portanto, a comunidade está convidada a participar.
O evento terá início no Centro Cultural 25 de Julho, passando pelas ruas Alberto Kofke, 7 de Setembro, Ronaldo Baumgarten, Heinrich Hosang e, em seguida, retornando ao ponto inicial. O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Oscar Grotmann, e a diretora do Arquivo Histórico e Museológico, Sueli Petry, prestigiam a data.
Conforme o secretário, esta celebração em honra a São Martinho de Tours está inserida nas festividades dos 200 anos de imigração alemã no Brasil. “A Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, sempre presente nos eventos de nossa cidade, não poderia deixar de participar de mais este momento, onde enaltecemos a cultura de nossos antepassados”, comenta Grotmann.
Jovens, pais, músicos e membros da comunidade folclórica estarão presentes. Por fim, parte musical do desfile, organizado pela Blumenauer Volkstanzgruppe, será conduzida pela Freundesgruppe Kapell, também do Centro Cultural 25 de Julho.
Dia de São Martinho
O “Martinstag” é uma celebração tradicional que ocorre no dia 11 de novembro em muitas regiões da Alemanha e em outros países europeus, em honra a São Marinho de Tours. Contudo, o homenageado foi um soldado que servia ao exército romano.
Em uma noite fria de inverno ele encontrou um mendigo e, com um gesto de compaixão, cortou ao meio o manto que usava para compartilhá-lo. Por isso, esta ação simboliza a virtude cristã de amor ao próximo. A tradição das lanternas, carregadas pelas crianças durante os desfiles, representa a luz de São Martinho, iluminando o caminho em meio às noites mais longas do inverno.