Região Blumenau

Blumenau terá mais uma edição da Feira de Vinil em junho

Edição conta com a participação especial de um artista musical

Autor
Blumenau terá mais uma edição da Feira de Vinil em junho
Foto: Reprodução/ Pixabay

Visando atrair os apaixonados pela música analógica, mais uma edição da Feira de Vinil será realizada no Shopping Park Europeu, em Blumenau, no próximo sábado (1º) e domingo (2). O evento é aberto ao público, que poderá conferir os itens de expositores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.  

PUBLICIDADE

O acervo da feira conta com mais de três mil títulos em discos de vinil. Esta edição recebe uma atração especial: o músico Henrique Marquez, da banda Fantástico Caramelo, que estará divulgando e vendendo o álbum “Em quatro três dois” em vinil, CD e fita cassete.

O artista também irá interagir com os fãs, distribuindo autógrafos. A feira ainda irá proporcionar momentos de discotecagem em vinil e exposição de outros colecionáveis, como carrinhos pequenos e vídeo games antigos.

A Feira de Vinil é uma ótima oportunidade para os moradores da região acrescentarem artigos em suas coleções ou até mesmo iniciarem uma coleção. O evento é gratuito e acontece no espaço em frente ao restaurante Mundo Animal, no piso térreo do Shopping Park Europeu, na Via Expressa, em Blumenau.

História do vinil

Desenvolvido na década de 1940 pelo húngaro Peter Carl a pedido da Columbia Records, o disco de vinil é um reprodutor de música. Dessa forma, sua idealização foi pautada na criação de um material que fosse mais resistente, durável e que pudesse ser usado para gravar um grande volume de músicas.

A tecnologia da época para discos era feita de goma-laca, também conhecida como disco de 78 rotações. Posteriormente, essa alternativa foi substituída pelos discos de vinil, um material plástico, tradicionalmente preto que registra informações de áudio reproduzidas por meio de toca-discos.

Por outro lado, esse foi um importante e inovador acontecimento para a indústria musical. Afinal, o disco de vinil antigo era mais leve, suportava gravações dos dois lados e tinha uma boa qualidade sonora.

O disco no Brasil

A chegada do disco de vinil no Brasil ocorreu em 1951 e seu auge durou até meados de 1996. Com a chegada do CD, o disco foi deixado de lado. Porém, atualmente podemos notar sua volta e o desejo das pessoas de ter esse produto novamente.

Ao mesmo tempo, é possível encontrar com facilidade empresas que voltaram a fabricar discos de vinil. Além disso, é um item requisitado por diferentes públicos como apreciadores de música e colecionadores.

Relacionadas