Neste ano, o tradicional Festival de Música de Itajaí, evento que chega na sua 23ª edição, será realizado juntamente com uma das três eliminatórias do tradicional Festival Internacional de Música do Sul (FIMS), entre os dias 1º e 11 de setembro. No dia de abertura, as apresentações serão da Camerata de Florianópolis, acompanhada do grupo Expresso Rural, até hoje o maior expoente da música catarinense. No decorrer do festival, também estão previstos shows com os músicos Hermeto Pascoal, Toquinho e Chico César.
Além das apresentações dos grupos, bandas e compositores locais, o encontro também vai reunir lideranças de todo o Brasil que virão discutir o mercado e o futuro da música, participar de mesas-redondas e debates.
De acordo com o superintendente administrativo das fundações da Prefeitura de Itajaí, Normélio Weber, os eventos buscam acima de tudo descobrir e produzir grupos e músicos que possam ganhar mercado fora de Itajaí. Os vencedores da etapa Itajaí do FIMS estarão classificados à grande final, que acontecerá em Curitiba.
Weber revela que, nesse momento pós-pandemia, o festival deve ganhar nesse ano um novo formato, onde as apresentações ao ar livre serão prioridade, junto com oficinas, mesas de debates, pocket show, workshops e conferências. O palco coberto será montado no espaço entre a casa da cultura e o museu.