A primeira edição do Cine Garagem, promovido pela Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, apresenta nesta Semana da Consciência negra quatro curtametragens produzidos em Santa Catarina. Com curadoria do cineasta Zeca Pires, as exibições gratuitas acontecem a partir das 19h no jardim da Fundação na quinta (23) e sábado (25).
Serão apresentados os curtas metragens “Alva Paixão”, dirigido por Maria Emília de Azevedo, “Antonieta”, da diretora Flavia Person, “Cruz e Sousa, a volta de um desterrado”, de Cláudia Cárdenas e Rafael Schilchting e “Em nome de Cruz e Souza”, do diretor José Rafael Mamigonian.
“Um projeto como esse é de extrema importância, pois além de difundir personagens catarinenses como o poeta Cruz e Sousa e a professora Antonieta de Barros, apresenta trabalhos audiovisuais que são produzidos por talentosos cineastas em Santa Catarina”, destaca Pires.
Ainda, segundo o cineasta, o público que participar do projeto Cine Garagem poderá ver as diferentes abordagens e narrativas sobre o mesmo tema, com filmes de diferentes cineastas e realizados em anos distintos.
“Sou cineasta e sei a dificuldade de exibir nossas obras. E esse projeto é uma janela que a Fundação abre e que deveria servir de inspiração para outras instituições presentes no Estado, pois filmes não faltam”, completa Zeca.
A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. A entrada para o Cine Garagem é gratuita e os lugares serão ocupados por ordem de chegada. Importante lembrar que em caso de chuva, a programação será transferida de data.