Região Grande Florianópolis

Câmara da Capital permite que suplentes assumam na Alesc e no congresso

Posto de saúde fora do bairro, o sucesso da Mc Versa e outros destaques

Autor
Câmara da Capital permite que suplentes assumam na Alesc e no congresso

A Câmara de Florianópolis corrigiu nesta semana um despropósito da Lei Orgânica Municipal, que não permitia aos vereadores se licenciar do mandato para assumir provisoriamente na Alesc ou na Câmara dos Deputados, em Brasília. Era um caminho sem volta, o que impedia que vereadores suplentes na Alesc ou no Congresso exercessem mandatos por lá sempre que necessário.

PUBLICIDADE

Na prática, quem agora se beneficia com isso é a vereadora Carla Ayres (PT), eleita suplente na Câmara Federal, e que a partir de agora pode entrar no rodízio promovido pelo seu partido e experimentar pela primeira vez uma cadeira no Congresso, ainda que por pouco tempo.

Um mandato pra chamar de seu

Após sobreviver a um acidente de trânsito no interior do Paraná, o deputado federal catarinense Darci de Matos (PSD) deve herdar o mandato em definitivo em Brasília, já que ele tem atuado desde o ano passado como suplente, na vaga de Ricardo Ghidi, conduzido a secretário de Estado no Governo Jorginho Mello.

Ocorre que Ghidi deve perder o mandato por trocar de partido fora da janela permitida. Ghidi trocou o PSD pelo PL, a convite do governador, e deve concorrer a prefeito em Criciúma. Mas nem de longe foi pego de surpresa com essa punição. Ocorre que a Câmara em Brasília está fora dos seus planos.

Assessores de Darci de Matos acreditam que o processo interno que lhe herdará o mandato seja muito simples, já que já há jurisprudência de julgamentos. A Câmara deverá ser notificada pelo TSE e TRE/SC da mudança do partido do titular fora da janela partidária.

Vigoroso em Brasília, Darci foi o relator pela Comissão de Constituição e Justiça responsável pela manutenção da prisão do deputado Brazão, apontado como mandante da morte da vereadora carioca Marielle Franco.

Posto do bairro, fora do bairro

Em Florianópolis, após mais de um ano de espera, foi inaugurado finalmente o novo posto de saúde do Monte Serrat – que agora fica fora das limitações do bairro Monte Serrat, mas isso é um detalhe. O novo posto ficou grandioso, imponente, aproveitando um prédio público abandonado há mais de uma década na avenida Mauro Ramos.

Incrível e inexplicável é, mesmo com reforma de milhões, um dos banheiros no corredor principal inaugurar já interditado, como mostra o detalhe da foto.

Mitre, o mestre

Jornalista Fernando Mitre, da TV Bandeirantes de São Paulo, esteve em Florianópolis lançando seu livro na Ufsc e aproveitou para palestrar a estudantes de jornalismo. Mitre conta no livro suas experiências à frente dos debates presidenciais na emissora desde 1989.

“Meus amigos bolsonaristas acham que eu sou Lula. E meus amigos de esquerda acham que sou bolsonarista. Isso é normal entre nós, jornalistas, e sempre será desse jeito”, disse ele.

Sucesso da Versa

Os haters de Florianópolis que não compreendem a arte das ruas devem estar decepcionados. A catarinense Mc Versa vai estrear seu clipe “fazendo dinheiro” na programação musical do canal Multishow, no dia 20 de abril, a partir das 10h30.

Mc Versa nasceu Vanessa, na cidade de Seara, de onde veio para Florianópolis e se destacou nas batalhas da Alfândega, improvisando rimas e trilhando sonhos. Trabalhou no camelódromo, enquanto levava sua arte aos guetos.

Hoje vive em São Paulo, foi premiada em Brasília como revelação nacional da arte hip-hop e se tornou musa do movimento. Foi convidada de honra no Lolapaloosa, e segue criando novos hits. Olhos e ouvidos abertos, ela virou o jogo.

Homenagens na Câmara

A Câmara de Florianópolis terá entre maio e junho mais uma sessão para homenagear cidadãos e cidadãs da Capital que se destacam em suas comunidades. A coluna apurou um dos nomes que estarão entre os homenageados. Será por indicação da vereadora Tânia Ramos (Psol), a goleira manezinha Luiza Jesus, que joga futebol profissional em Portugal.

Mulher, negra e homossexual, Luiza enfrentou muitos obstáculos para se firmar, e hoje é motivo de orgulho e exemplo para as novas gerações. Nas suas últimas férias em Floripa, ano passado, Luiza percorreu escolas e projetos sociais dando palestras para crianças.