Região Santa Catarina

Contato com água de alagamentos gera alerta da Secretaria da Saúde

Contaminação provocada pelo esgoto ou urina de rato causa sérios problemas

Autor
Contato com água de alagamentos gera alerta da Secretaria da Saúde
Foto: Divulgação / Governo do Estado - SC

Com as fortes e constantes chuvas que castigam Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta sobre o risco do contato com água contaminada pelos alagamentos. Além da destruição causada pelas enxurradas, aumentam os casos de leptospirose.

PUBLICIDADE

As águas dos alagamentos podem estar contaminadas pelo esgoto e urina do rato e provocar sérios problemas de saúde. Pessoas que tiveram contato com as enchentes e apresentarem febre, dor no corpo e dor de cabeça devem procurar atendimento médico.

As pessoas que se encontram nas regiões de enchente, precisam adotar alguns cuidados. O uso de botas, luvas ou qualquer outro tipo de material que isole os pés e as mãos são fundamentais. Pessoas com algum tipo de ferimento deve evitar os locais alagados.

A leptospirose é uma doença grave, causada por uma bactéria presente na urina contaminada de animais, principalmente ratos. Os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos da gripe, começando de forma abrupta, com febre alta, dor de cabeça, mal-estar e muitas dores no corpo

A leptospirose pode evoluir para quadros graves, com aparecimento de icterícia (a pele fica com um tom amarelo-avermelhado). Os sangramentos podem aparecer na fase mais avançada, com dificuldade respiratória e pode levar à morte.

Relacionadas