Região Blumenau

Confira os serviços que serão oferecidos na antiga Associação da Artex

Prefeitura de Blumenau vai investir mais de R$ 20 milhões na compra do espaço

Autor
Confira os serviços que serão oferecidos na antiga Associação da Artex
Foto: Fabio Santos / Reprodução / Google

A Prefeitura de Blumenau anunciou na manhã desta segunda-feira (1º) a aquisição, por meio de desapropriação, da Associação da Artex. O espaço, que tem 95,8 mil metros quadrados, será a maior área de lazer da cidade.

PUBLICIDADE

O espaço fica na Rua Germano Roeder, no bairro Progresso, no distrito do Garcia. O local ficará sob responsabilidade da Secretaria de Turismo e Lazer, e terá uma administração própria.

O nome do parque será Prefeito Carlos Curt Zadrozny, em homenagem ao ex-prefeito de Blumenau, (anos 60) que além de ter sido chefe do executivo, também foi um dos fundadores da Artex.

A ideia do projeto, é tornar o espaço um parque nos moldes do Ramiro Ruediger e das Itoupavas, com pista de atletismo de 400m, piscina, campo de futebol, área útil de eventos e festas.

Estrutura para esporte e lazer na associação

O local tem cerca de 95,8 mil metros quadrados, três campos de futebol e mais um campo que virou society. Além disso, eles tem um ginásio grande, com quadra esportiva, academia, um salão de festa enorme, quiosques e um amplo estacionamento.

O documento assinado nesta segunda-feira diz que o espaço passa a ser do município a partir do dia 16 de abril. A partir dessa data, são 90 dias para fazer as adequações necessárias para o uso da comunidade.

A Prefeitura optou por comprar o espaço para manter a vocação de uma área de lazer, uma vez que ele já estava sendo alvo de especulação imobiliária. O valor total que será investido é de R$ 21,9 milhões.

Esse valor será pago em 20 vezes, com investimentos próprios da Prefeitura de Blumenau. Parte desses recursos serão destinados diretamente para um conta para quitar dívidas trabalhistas da Coteminas.

Serviços que serão oferecidos na antiga Associação da Artex

– Descentralização das atividades da para idosos, como hidroginástica, dança e ginástica da Pró-Família;

– Centralizar os polos da da região do Garcia nesse espaço para as crianças no contraturno escolar;

– Oportunizar as atividades de natação e polo aquático;

– Atividades de hidroginástica e dança para as integrantes dos Clubes de Mães; 

– Adaptar uma sala que servirá para oficinas de artesanato e costura;

– Organizar os grandes eventos tradicionais da Pró-Família, como Dia das Mães com Desfile, Festa Caipira, Dia do Idoso, Oktoberfest para os Clubes de Mães, apresentações de final de ano, espetáculo de dança, teatro e a parte Musical;

– Jogos da Terceira Idade;

– Todos os polos do paradesporto vão utilizar, nos períodos matutino, vespertino e noturno, pista, piscina, campo, ginásio, academia, sala de ginástica, quadra e salão de festas (atualmente são 70 participantes com o polo de desenvolvimento motor há muitos anos no local, com possibilidade de ampliação);

– Polos do paradesporto: desenvolvimento motor, natação (rendimento e escolar), atletismo (rendimento e escolar), bocha paralímpica, goalball, vôlei sentado, bocha,futebol paralisado cerebral, futebol deficiência intelectual, futebol down, futebol autistas, tênis de mesa e basquete em cadeiras de rodas;

– Projeto família ativa do paradesporto;

– Desenvolver atividades para os familiares que aguardam seus filhos nas atividades do paradesporto;

– Extensão do balcão de serviços da Seidep, como atendimento MEI para todos, cadastro da pessoa com deficiência, sala de música para ampliação do projeto Acorde, terapias de grupo, entre outros;

– Sediar ainda eventos como competições esportivas e paradesportivas;

– Seminários, capacitações, congressos, rodas de conversas com famílias e avaliações técnicas tanto do Paradesporto como da Seidep;

– Continuidade das atividades do Grupo de Escoteiros Teófilo Bernardo Zadrozny.

Relacionadas