As chuvas intensas devem retornar a cair em Santa Catarina a partir da noite desta quinta-feira (19) e madrugada de sexta (20). A previsão foi divulgada no novo aviso meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina. A equipe de Monitoramento e Alerta aponta que um novo temporal deve ocorrer de forma contínua entre a região Oeste o Centro do estado.
A meteorologia informa também que as chuvas desta vez devem ocorrer de forma ainda mais intensa, acompanhada por raios, rajadas de vento e granizo, devido ao fluxo de calor e umidade da região amazônica e a formação de sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera.
Os acumulados da chuva prevista variam de 60 a 80mm com pontuais ainda mais altos no extremo Oeste catarinense, onde podem ocorrer destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos, árvores, alagamentos , enxurradas e deslizamentos. No Meio Oeste e Planalto, chove menos, entre 30 e 50mm e, no Alto Vale e Serra apenas de 15 a 20mm.
Sobe número de municípios que registraram ocorrências
A quantidade de municípios que registraram ocorrências por conta das fortes chuvas em Santa Catarina subiu para 161, sendo que 143 destes emitiram decretos de Situação de Emergência. Rio do Sul, Taió e Rio do Oeste decretaram Calamidade Pública. Além disso, até o momento, o Governo do Estado enviou 92.402 itens de assistência humanitária para 27 municípios.
O número de desabrigados por conta das chuvas em Santa Catarina também aumentou para 30.846 pessoas – quase 3 mil a mais que o boletim anterior, divulgado na quarta (18) – que estão sendo acolhidas em 132 abrigos espalhados por 49 cidades.