
Dados levantados pela Fecomércio demonstram o que já é possível perceber nas praias, ruas, lojas, bares, restaurantes e supermercados: os argentinos invadiram o litoral de Santa Catarina neste verão. Os hermanos representam 22% dos turistas que visitaram os balneários catarinenses nas duas primeiras semanas do ano. O número mais que dobrou em relação à temporada passada, quando eram 10%. Os dados foram publicados pelo jornal Folha de S. Paulo e fazem parte da Pesquisa de Verão realizada pela Fecomércio. Em relação ao total de estrangeiros em terras catarinenses, a fatia de argentinos é ainda maior: 81%. Os outros 19% são ocupados por uruguaios, chilenos, paraguaios, portugueses e norte-americanos.
Governo se manifesta
Kennedy Nunes, que assume hoje o comando da Casa Civil do Governo do Estado, enviou a seguinte nota: “Todos os municípios que pediram ajuda humanitária durante o evento das chuvas da semana passada foram atendidos. De acordo com a Defesa Civil Estadual, mais de R$ 1,2 milhão foram destinados para as cidades de Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itapema, Leoberto Leal, Porto Belo e Tijucas. As ajudas chegaram ainda na madrugada do dia 17 de janeiro e se estenderam até 20 de janeiro, após um segundo pedido de alguns municípios. O governador Jorginho Mello, que acompanhou e visitou as cidades, garantiu apoio integral para ajuda humanitária”. Nota da coluna: vale destacar que os valores citados por Nunes, foram em doações de materiais para o atendimento dos desabrigados.
Reforma do colegiado
O governador Jorginho Mello (PL) anuncia hoje a Reforma do Colegiado. Os nomes foram adiantados pela coluna. O ato ocorre às 9h30 na Casa D’Agronômica.
Novos nomes
A chegada de Bruno Oliveira à comunicação do Governo do Estado deve sinalizar que Fábio Veiga coordenará a campanha de reeleição de Jorginho Mello (PL).
Comunicação de BC
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), conquistou mais um bom nome para seu colegiado: a colega jornalista Dagmara Spautz será a nova secretária de Comunicação. O cargo estava sendo acumulado pelo secretário da Casa Civil, Leandro Índio.
Clima

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), está em Belém, no Pará, para tratar da participação do legislativo catarinense na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, COP 30. O evento ocorre em novembro na capital paraense. De Nadal se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Francisco Melo, o Chicão (MDB), e também com a vice-governadora, Hana Ghassan (MDB), que coordena a COP no estado.
Sustentabilidade
A proposta do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), é apresentar o modelo catarinense de produção sustentável de alimentos na COP. De Nadal, que também coordena a Frente Parlamentar da COP 30 na Alesc, pretende sentar com representantes do setor produtivo catarinense, como Ocesc, Fiesc e Fetrancesc, para construir a pauta da participação do estado no evento.
Revitalização
A Secretaria de Infraestrutura e Obras de Criciúma iniciou os trabalhos de revitalização da Praça Maria Silva Rodrigues, localizada no bairro Comerciário, entre a Avenida Centenário e as ruas Santa Catarina e Duque de Caxias. O projeto abrange a renovação de 3.754,47 metros quadrados, com um investimento de R$ 896.500,00, provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá (PSDB) e do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.