Região Santa Catarina

Troca de acusação entre vereadores de Anitápolis

Pedido de afastamento, CNH Social e outros destaques

Autor
Troca de acusação entre vereadores de Anitápolis
Foto: Marcelli Mates

A presidente da Câmara de Vereadores de Anitápolis, Marcelli Mates (Podemos), acusa o vereador Salésio Effting (MDB) de tê-la agredido física e verbalmente na sexta-feira passada. Segundo o boletim de ocorrência registrado por ela, Salésio, ao saber que uma denúncia seria oficializada contra ele, teria ido à Câmara com um documento em mãos pedindo para ser protocolado, mas, ao ser informado de que o material não poderia ser recebido naquele momento, Salésio teria se exaltado, passando a fazer ameaças e agredido Marcelli com um tapa no braço. “Fiquei com medo, os olhos dele ferviam e até questionei: é isso mesmo? Vais me agredir?”, relata a parlamentar.

PUBLICIDADE

Denúncias

Segundo o relato da presidente da Câmara de Vereadores de Anitápolis, Marcelli Mates (Podemos), o vereador Salésio Effting (MDB) teria ficado exaltado por saber que supostas irregularidades cometidas por ele durante suas gestões como presidente do Legislativo, de 2021 a 2024, seriam denunciadas. Ela explica que as acusações apontam para o abuso no uso de diárias, contratos suspeitos com escritórios de advocacia, uso da estrutura da Câmara para fins eleitorais e compras superfaturadas. “Há ainda indícios de apropriação indevida de recursos públicos”, aponta.

A suposta agressão

Segundo a denúncia, a agressão foi presenciada por uma assessora parlamentar e gerou indignação entre os servidores e representantes da Prefeitura de Anitápolis presentes no local. A presidente da Câmara, Marcelli Mates (Podemos), manifestou temor com a escalada da violência e reiterou o pedido de apuração rigorosa do caso. Imagens anexadas ao boletim de ocorrência registram, segundo Marcelli, a marca da agressão no seu braço. A Polícia Civil tipificou o episódio como lesão corporal leve dolosa e ameaça. Ela também protocolou um pedido de cassação do mandato de Effting.

Vereador se defende

O vereador Salésio Effting (MDB) me disse que foi até a Câmara de Vereadores de Anitápolis acompanhado do secretário de seu partido, Anderson Flamia. Ele explicou que foram pedir alguns documentos referentes a uma suposta denúncia contra ele que seria colocada em votação na sessão desta segunda-feira (04). Effting, que também registrou um BO, disse que não foi atendido, mas que voltou após saber que a presidente Marcelli Mates (Podemos) estava na Câmara. “A presidente me chamou na sala em separado e fechou a porta. Quando ela avançou sobre mim, enfiando a mão no meu bolso, tentando retirar o meu celular, consegui me desvencilhar dela, mas mesmo assim ela conseguiu me arranhar. Não conseguindo pegar o meu celular, ou por querer armar uma suposta agressão a ela, saiu da sala falando alto, dizendo que eu teria agredido ela”, afirmou. Salésio pede que as imagens das câmeras do prédio sejam disponibilizadas.

Pedido de afastamento

O advogado Wilson Campos, contratado pela família do dentista e servidor público Cezar Maurício Ferreira, que morreu em uma delegacia de São José, após ter passado mal e ter sido preso sob suspeita de embriaguez, pedirá, hoje, para a Justiça, o afastamento dos dois policiais militares que atenderam a ocorrência e da delegada. A defesa entende que houve, em tese, crimes e infrações funcionais. Contra os PMs, Wilson alegará que houve o crime de falsidade ideológica praticada pelos dois, falso testemunho da parte de um dos policiais e também transgressão disciplinar. Uma reunião técnica definirá os detalhes da representação criminal contra a delegada e o pedido de afastamento.

CNH Social

É preocupante a proposta em discussão sobre o fim da obrigatoriedade de autoescola para obter a CNH. Santa Catarina chegou a uma solução interessante. O Governo do Estado, através do Detran, custeia o documento para pessoas de baixa renda: o CNH Emprego na Pista. Tirar a obrigatoriedade das autoescolas aumenta o risco de termos mais pessoas sem as mínimas condições de conduzir veículos nas ruas e nas estradas, ainda mais em um país onde as mortes no trânsito são uma constante. Para facilitar ainda mais a iniciativa do governo, está previsto para iniciar no próximo dia 12 o programa federal CNH Social. Os recursos arrecadados com multas de trânsito poderão ser usados para financiar a obtenção da CNH. Basta o Governo do Estado aderir para poder contar com os recursos que aliviarão o caixa do estado em relação à concessão do documento.

Atos

Foto: Manifestação bolsonarista

O bolsonarismo realizou o seu ato em algumas cidades aqui de Santa Catarina contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas principais cidades foram vistos movimentos. Não foi divulgado o número de participantes.

Carlos em SC

O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), esteve ontem aqui no estado para participar das manifestações contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o presidente Lula (PT). Ele foi aos atos de Criciúma e Florianópolis. A vinda a Santa Catarina, em vez de ter ficado em seu estado, foi vista como um claro sinal de que Carlos está realmente disposto a disputar uma vaga ao Senado por aqui. Ele foi bem recebido pelos bolsonaristas que participaram dos atos; porém, há muita resistência da sociedade e de entidades catarinenses.

Dificuldade

Mais uma vez o vereador de Balneário Camboriú, Renan Bolsonaro (PL), apresentou dificuldades de se comunicar. Em um vídeo gravado na Avenida Beira-Mar, em Florianópolis, é possível ouvir uma pessoa ditando o que ele deveria dizer: “A voz de vocês é a nossa voz”, disse Renan, mais uma vez demonstrando uma limitação desconcertante. Ele não conseguiu falar mais nada.

Ensaiando

O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), participou do ato bolsonarista em Joinville. Chamou a atenção o comportamento de Silva, o que levou muita gente a pensar que foi um gesto pensando na eleição do próximo ano ao Governo do Estado.

Novos laboratórios

O estado vai ganhar quatro novos laboratórios voltados a pesquisas avançadas nas áreas de Ciências Agrárias, Saúde Coletiva, Ciências Biológicas e Engenharia. As estruturas multiusuárias serão inauguradas hoje pelo governador Jorginho Mello (PL), nos campi da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Videira e Joaçaba. Os laboratórios foram viabilizados com recursos do Programa Multilab SC. Juntos, os projetos receberam mais de R$ 7,3 milhões em investimentos do Governo do Estado para estrutura física, aquisição de equipamentos e materiais. A agenda começa às 10h30, com a inauguração de um laboratório no campus da Unoesc em Videira. Às 14h, em Joaçaba, serão entregues outras três estruturas de pesquisa.

Mais um no Quinto

O advogado Marco Vinicius Pereira de Carvalho, natural de Taió, oficializou sua inscrição na OAB para concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado pelo quinto constitucional. Carvalho será o único representante do Alto Vale do Itajaí na disputa. Ele destaca que se dedicou à advocacia do interior. Professor de Direito por vários anos na Unidavi, o advogado atualmente chefia o Gabinete Jurídico da senadora Damares Alves em Brasília. “Quero continuar servindo à advocacia e à população, com atenção especial ao interior. Minhas portas estarão sempre abertas para receber a todos”, afirmou.

Tarifaço

O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) se reuniu com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para tratar das tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros. Ele entregou um documento cobrando medidas emergenciais para mitigar os impactos, como crédito subsidiado, devolução de créditos de exportação, apoio à manutenção de empregos e busca por novos mercados. Cobalchini também pediu esclarecimentos sobre o setor madeireiro, onde ainda não está claro o que será tarifado. “Na segunda-feira volto com técnicos para obter essas respostas”, disse. Segundo ele, o governo deve anunciar até quarta-feira medidas de apoio à indústria.