Conforme antecipado, Carlos Eduardo Mamute será o novo secretário adjunto de Estado da Casa Civil. Ele embarca para uma viagem internacional no próximo final de semana e, ao retornar, no dia 4 de dezembro, acertará os detalhes de sua nomeação. Ainda na primeira quinzena do próximo mês, Mamute deve ser integrado oficialmente ao governo.
Marcelo Mendes, atual adjunto, será promovido ao cargo de secretário. A movimentação chama atenção, já que tradicionalmente o secretário cuida da articulação política e o adjunto, das questões administrativas. Com Mamute, essa lógica será invertida: Mendes permanecerá com a parte administrativa, enquanto Mamute assumirá o papel de articulador político.
Comunicação
O secretário de Comunicação de Florianópolis, Bruno Oliveira, também está cotado para ingressar no Governo do Estado. Segundo fontes, ele pode assumir a Secretaria de Estado da Comunicação, com a missão de fortalecer a imagem do governador Jorginho Mello (PL).
A indicação teria partido dos filhos do governador, que desejam replicar o trabalho de comunicação realizado por Bruno para o prefeito Topázio Neto (PSD).
Encontro
O Progressistas reuniu mais de 200 lideranças ontem, no Hotel Majestic, em Florianópolis. Prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas participaram do evento, que destacou os resultados obtidos nas eleições de outubro e traçou estratégias para os próximos desafios do partido.
O encontro também enfatizou a representatividade feminina, com Beth Tiscoski, presidente das Mulheres Progressistas, celebrando o aumento de lideranças femininas no partido. “Esse crescimento é um reflexo do nosso compromisso com a igualdade e a inclusão”, afirmou.
Compromisso
O senador Esperidião Amin marcou presença no encontro estadual do Progressistas, reforçando o compromisso com as gestões municipais. Ele destacou a importância das emendas parlamentares para o desenvolvimento dos municípios e defendeu um diálogo contínuo com os deputados estaduais para garantir uma distribuição equilibrada de recursos.
Os deputados estaduais Altair Silva, Zé Milton Scheffer e Pepê Collaço também participaram do evento, ressaltando a necessidade de fortalecer a união entre prefeitos, vices e vereadores com foco nas eleições de 2026. “A integração entre nossas lideranças é fundamental para o crescimento do partido e para o avanço das políticas públicas em Santa Catarina”, afirmou Silva.
Eleição da OAB
A Comissão Eleitoral da OAB/SC, por unanimidade, confirmou decisão liminar que proíbe a disseminação de notícias falsas e ataques pessoais na eleição da Ordem. Ao analisar o teor do material de campanha produzido pela chapa 01, a comissão entendeu que, além de inverídicas, as informações contidas no informativo eram difamatórias, proibindo assim a circulação do conteúdo, conforme previsto no Provimento do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Conforme apurado, com o intuito de difamar os integrantes da chapa 3, estima-se que foram gastos mais de meio milhão de reais entre a impressão e a distribuição em massa do material via correios, produzido pela chapa apoiada pelo advogado Tulo Cavalazzi.
História se repete
Na eleição passada, um familiar de um dos membros da chapa liderada por Vivian De Gann foi condenado a pagar R$ 20 mil em razão de crime de calúnia e difamação contra o atual vice-presidente da OAB nacional, Rafael Horn.
SC no Chile
O SC Day Chile reúne 23 indústrias catarinenses e empresas chilenas em Santiago, promovendo integração comercial e cooperação bilateral. O presidente da FIESC, Mario de Aguiar, destacou a proximidade geográfica, infraestrutura portuária e a qualidade da indústria catarinense como diferenciais para ampliar exportações ao Chile. O evento conta com a participação do governador Jorginho Mello (PL), do senador Beto Martins, de secretários e lideranças chilenas.
Mercado chileno
No SC Day Chile, Mario Aguiar, apontou o potencial da indústria catarinense, líder nacional em exportação de papel kraft, recipientes de papel e equipamentos elétricos, para ampliar negócios com o Chile. Segundo ele, o país vizinho oferece ambiente favorável e forte conexão com Santa Catarina, reforçando a importância de parcerias comerciais estratégicas.
Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.