Região Santa Catarina

SC segue liderando a produção industrial; Julgamento de Silvinei deve ser pautado

Importação da sardinha; Internação compulsória e outros destaques

Autor
SC segue liderando a produção industrial; Julgamento de Silvinei deve ser pautado

A produção industrial de Santa Catarina liderou o crescimento no país em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. O avanço, de 8,6%, ficou bem acima da média nacional, que foi de 1,4%, segundo dados do IBGE analisados pelo Observatório Fiesc.

PUBLICIDADE

Para o presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Mario de Aguiar, a indústria catarinense se destaca no país por sua diversificação e competitividade internacional. “Somos um estado muito competitivo, tanto no Brasil como no exterior, e nossa pauta de exportações é impulsionada por produtos manufaturados, de alto valor agregado. Isso se reflete no desempenho da atividade industrial catarinense, que vem apresentando crescimento acima da média brasileira”, destaca Aguiar.

A análise do Observatório Fiesc mostra que os setores que alavancaram o desempenho em janeiro foram: fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, com alta de 21,3% em janeiro, contra janeiro de 2024; fabricação de produtos de minerais não metálicos, com crescimento de 20,4%; e fabricação de produtos de madeira, com incremento de 17,1%. O setor de fabricação de máquinas e equipamentos registrou avanço de 16,3%. Já o segmento de produtos de borracha e plásticos foi o único a apresentar queda, de 3,1%, no primeiro mês do ano, na comparação com janeiro de 2024.

A economista Tainara Venâncio, do Observatório Fiesc, salienta que, no acumulado dos últimos 12 meses, o estado também liderou o crescimento da produção industrial, tendo registrado avanço de 7,7%. No mesmo período, a indústria brasileira cresceu 2,9%. Na comparação com o mês anterior, a atividade industrial catarinense cresceu 1,1%, enquanto a média brasileira apresentou estabilidade.

Conselho de Ética

O deputado federal Fábio Schiochet (UB) será, na próxima semana, o primeiro catarinense a ser nomeado como presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal. A função será desafiadora no próximo biênio, período em que ele comandará a comissão. Schiochet, que aos 36 anos será o presidente mais novo da história, terá a responsabilidade de comandar uma pauta repleta de casos delicados, com cerca de 40 pedidos de cassação.

Vaga do UB

O deputado federal Fábio Schiochet será indicado na próxima semana, uma vez que a vaga será do União Brasil. Entre os casos que estarão em análise está o do deputado Chiquinho Brasão, além da denúncia que será apresentada pelo presidente do Senado, David Alcolumbre (UB), contra o deputado Gustavo Gayer (PL).

Setor em alerta

O setor pesqueiro de Santa Catarina está preocupado com a medida adotada pelo Governo Federal, de isentar as importações de sardinha. O estado, sobretudo a região de Itajaí e Navegantes, é responsável por 80% da produção em conserva no Brasil. A preocupação é com a provável entrada de sardinha de outros países, podendo causar grandes prejuízos para a indústria de Santa Catarina.

Internação compulsória

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), esteve na Assembleia Legislativa em visita a parlamentares. Foi recebido pelo deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL), que apresentou seu projeto de internação compulsória de moradores de rua no Estado, para regulamentar ações como a de Rodrigues no Oeste. “Nossa equipe está, dia após dia, retirando essas pessoas que estão nessa triste situação e dando os encaminhamentos de saúde e de assistência necessários”, destacou o prefeito. A cidade viu o número de pessoas em situação de rua reduzir de 400 para 50 com as ações da prefeitura. “É preciso dar segurança jurídica para que os prefeitos possam agir, é uma mazela que precisa ser controlada em Santa Catarina”, explica Silva.

Disputa na Uvesc

A União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) está em eleição no dia de hoje. De um lado, a presidente Marcilei Vignatti (UB), que é vereadora de Chapecó, e, de outro, o vereador de São José, Cryslan de Moras (Novo). A eleição será disputada e com direito a fake news para desestimular as candidaturas. Um exemplo é a acusação de que Marcilei é ex-vereadora, sendo que ela está em pleno mandato na Câmara de Chapecó.

Fórum Parlamentar

O deputado federal Pedro Uczai (PT) foi eleito por aclamação para coordenar o Fórum Parlamentar Catarinense, função que antes era desempenhada por Valdir Cobalchini (MDB). Uczai permanecerá à frente da bancada por um ano e destacou a importância da parceria com o Governo Federal na busca por melhorias para Santa Catarina. “Com grande honra, assumo a coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense, com a missão de levar as demandas de Santa Catarina, de suas diversas regiões, ao Parlamento, inserindo-as na pauta legislativa e fortalecendo a relação com o Governo Federal e seus diferentes ministérios. Vamos unir a bancada catarinense em defesa dos grandes interesses do nosso estado”, ressalta.

Tentativa de golpe

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, Silvinei Vasques, deve ser julgado em breve pelo Supremo Tribunal Federal, pela acusação de participação em uma tentativa de golpe de Estado. Vasques está enquadrado no “Núcleo 2”. O ministro Alexandre de Moraes liberou o processo para julgamento, que será feito pela 1ª Turma, que é presidida pelo ministro Cristiano Zanin. Os demais integrantes são Luiz Fux, Cármen Lúcia, Flávio Dino e o próprio Moraes.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.