
O mês de fevereiro apresentou saldo positivo de 30.097 novos postos de trabalho formal em Santa Catarina. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
O saldo de empregos formais em SC no segundo mês do ano foi o maior dos últimos três anos e o terceiro maior da série histórica iniciada em 2004. A taxa de crescimento em fevereiro foi de 1,16%, um resultado maior que a média brasileira (0,91%) e equivalente à média da região Sul (1,15%).
A diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan/SC), Larissa Borges, destaca que o estado apresentou saldos positivos nos cinco grupamentos no mês de fevereiro. “Juntamente com o Governo do Estado, ficamos felizes em ver o reflexo de um mercado de trabalho inclusivo e dinâmico. Os indicadores revelam que nossas políticas públicas têm alavancado os segmentos chaves de serviços, indústria, construção, comércio e de agropecuária”, afirmou.
Larissa enfatiza que os Serviços responderam por 45,58% das novas vagas de trabalho abertas no mês de fevereiro, ou seja, quase metade do saldo de empregos, enquanto a Indústria teve a segunda melhor proporção, com 27,64%.
Intensificado o racha
O Progressistas, conforme relatado pela coluna, enfrenta divisões internas entre os deputados estaduais e o comando estadual da sigla. Os relatos são de que, enquanto os deputados trabalham em estreita colaboração com os prefeitos, a executiva estadual do partido segue sem envolver as lideranças regionais. Diante dessa situação, o partido anunciou que realizará encontros regionais, mas corre nos bastidores que os deputados estaduais já teriam informado que essa ação não foi discutida previamente com eles e, por isso, não contará com suas participações. Com a aproximação de 2026, mais de 50 prefeitos do partido têm reclamado da condução da sigla.
Rodrigues e Amin

O cenário político de Santa Catarina para 2026 está sendo movimentado pelas principais lideranças do Estado. Durante uma feijoada em Concórdia, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e o senador Esperidião Amin (Progressistas) se encontraram e conversaram demoradamente. Pré-candidato ao Governo do Estado, Rodrigues poderá ter Amin como candidato ao Senado, sinalizando a construção de uma aliança. Os três deputados estaduais do partido, por meio de Altair Silva, já anunciaram que estarão com Rodrigues. Embora Amin tenha se mantido mais discreto, as outras principais lideranças do partido, no caso os deputados, já não escondem mais o posicionamento.
Baía da Babitonga

O aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga, que deve estar concluído no próximo ano, reduzirá os custos das empresas para movimentar cargas no Porto de São Francisco do Sul, o maior de Santa Catarina. Com o aumento da profundidade dos atuais 14 para 16 metros, os navios poderão entrar e sair do terminal portuário sem depender das marés. De acordo com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, atualmente as embarcações carregadas de mercadorias precisam fazer uma parada no meio da baía, pois não conseguem percorrer os 17 quilômetros do canal durante a maré alta. Esse fundeio, que pode durar até 24 horas, gera um custo extra para as empresas: somando as manobras com a praticagem e as despesas com o navio parado, o valor chega a US$ 25 mil por dia, algo em torno de R$ 150 mil.
De mãos dadas

O deputado federal Rafael Pezenti (MDB) e o ex-deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB) fizeram juntos, neste final de semana, um extenso roteiro pela região do Médio e Alto Vale do Itajaí. O objetivo foi prestar contas do mandato, ouvir as principais demandas de prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e representantes do setor produtivo, além de anunciar recursos para obras e ações nos municípios. O primeiro encontro, realizado em Ituporanga, reuniu prefeitos e vice-prefeitos emedebistas de 10 cidades diferentes. A pré-candidatura de Pezenti à reeleição também esteve na pauta. Peninha deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
Sem reeleição

Em um evento de prestação de contas, o deputado estadual Volnei Weber (MDB) anunciou oficialmente o que já era dito nos bastidores: ele não disputará a reeleição e trabalhará pela eleição do ex-prefeito de Orleans, Jorge Koch (MDB). Nos bastidores, corre a informação de que Weber deseja disputar, em 2028, a Prefeitura de São Ludgero, onde foi prefeito por dois mandatos.
Loteria municipal
O município de Chapecó poderá ter a primeira loteria municipal de Santa Catarina. Foi encaminhado à Câmara de Vereadores um projeto de lei para criar a loteria. Segundo a matéria enviada pelo Executivo à Câmara, está previsto que os recursos sejam destinados ao esporte e lazer e também ao Fundo Previdenciário. A fiscalização será feita pela Secretaria da Fazenda do município. A proposta, segundo o secretário Adair Niederle, foi inspirada nos municípios de São Vicente e Louveira, do interior de São Paulo.
Pesca
Penha celebrou na noite de sábado, a 31ª edição da tradicional Festa dos Pescadores, evento que reuniu aproximadamente 5 mil pessoas em uma grande comemoração à cultura pesqueira local. O governador Jorginho Mello (PL) marcou presença no evento e destacou a importância da festa não apenas para a preservação das tradições, mas também para o impulso da economia e do turismo em Santa Catarina.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.