Região Santa Catarina

SC bateu recorde de passageiros nos aeroportos no ano passado

Números da Secretaria de Segurança, evento com lideranças e outros destaques

Autor
SC bateu recorde de passageiros nos aeroportos no ano passado

Os aeroportos de Santa Catarina registraram uma movimentação de 8,2 milhões de viajantes em 2024, o que significa um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior. Este é o terceiro ano consecutivo com aumento na movimentação. O destaque ficou na área internacional, com 890 mil passageiros e crescimento de 127,6% em relação a 2023, o que colocou o estado como terceiro no país em movimentação de passageiros estrangeiros. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

PUBLICIDADE

“Os dados confirmam o que já vínhamos registrando ao longo do ano. A chegada de voos para a América do Norte e Europa impulsionou este setor colocando Santa Catarina como o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do Brasil. Isso é resultado de um esforço coletivo entre iniciativa privada e setor público para colocar nosso estado no cenário internacional”, afirmou o secretário da SPAF, Beto Martins.

Na movimentação de cargas foram 20,6 mil toneladas em 2024, com crescimento de 43,4% em relação a 2023. Deste total, 15,7 mil toneladas foram no mercado doméstico, com 31,8% a mais que em 2023, e 4,9 mil toneladas no mercado internacional, com crescimento de 99,6% em relação ao ano anterior.

O desempenho de Santa Catarina foi 3,5 vezes maior que a média nacional, que registrou um crescimento de 3,5% de passageiros e 11,3% de cargas.

Entre os aeroportos o maior movimento foi em Florianópolis com 4,8 milhões de passageiros, sendo 3,9 milhões domésticos e 882,5 mil internacionais. Navegantes teve 2,1 milhões de passageiros, Chapecó teve 614,6 mil passageiros, Joinville teve 480,8 mil passageiros, Jaguaruna 135,2 mil passageiros e Correia Pinto 20,4 mil passageiros.

Segurança

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, irá divulgar, hoje, às 10h, os números atualizados sobre a redução dos indicadores de criminalidade no estado ao longo de 2024. A apresentação ocorrerá no auditório da SSP, em Florianópolis, e contará com a presença de autoridades das forças de segurança. Entre os participantes do evento estão confirmados o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fabiano Bastos das Neves, e a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza.

No CPF

Uma fonte do Partido Liberal me disse ontem que há uma confiança muito forte no Centro Administrativo de que o governador Jorginho Mello (PL) conseguirá atrair o MDB. Segundo a fonte, “a conversa será no CPF”, ou seja, diretamente com alguns deputados emedebistas. Outro apoio que o governador conta como certo é o da senadora Ivete Appel da Silveira. Uma outra fonte relatou que Jorginho ainda tem muita influência sobre a emedebista, tendo, inclusive, um assessor de sua confiança no gabinete da senadora. “O Jorginho, para não aparecer, tem a parceria da dona Ivete para se aproximar do governo Lula (PT). A aproximação não é política, é para as pautas do estado”, relatou a fonte.

Comando

O novo comandante dos Bombeiros, coronel Fabiano de Souza, assumirá o comando nesta quinta-feira (30), em solenidade que iniciará às 9h. O comando estava com o coronel Fabiano das Neves, que agora deixa o cargo para a volta de Souza, que estava no cargo de secretário da Defesa Civil.

Novo Colegiado 

Enquanto o secretário de Saúde de Içara, Acélio Casagrande, ainda almeja a vaga de adjunto na saúde do Estado – cargo que foi cogitado no passado, mas ainda não foi ocupado –, o Governo do Estado se apressou a implementar uma reforma em uma semana, diante da crescente pressão do MDB. O nome de Kennedy Nunes, que estava no Detran, surgiu como uma saída para desviar das pressões do MDB por uma vaga na Casa Civil.

Apoio

Durante o final de semana, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) e seu marido, Guilherme Colombo, promoveram uma confraternização em sua residência, no Balneário Rincão. O evento contou com a presença de diversos prefeitos, vereadores e lideranças políticas de Santa Catarina, alinhados ao projeto político da deputada para 2026. Entre os presentes, destacaram-se os prefeitos Gislaine Cunha (Sombrio), Flávio Buzzi (Timbó), Juliana Maciel (Canoinhas), Paulo Della Vechia (Ermo), Claudir Bitencourt (Capivari de Baixo), Anelise Wiemes (São Martinho), Dalvania Cardoso (Içara) e Max de Oliveira (Nova Trento), além de vice-prefeitos e cerca de 60 vereadores e suplentes. Durante os discursos, as lideranças demonstraram apoio para que a deputada busque voos maiores. O evento também teve a presença da deputada estadual Ana Campagnolo (PL), a mais votada de Santa Catarina nas últimas eleições.

Liderança

Em apenas dois anos de mandato, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) já pode ser vista como uma das principais lideranças da oposição em Brasília e entre a direita catarinense. Eleita em 2022 com o apoio de apenas um vereador, Júlia contribuiu para a eleição de cerca de 80 vereadores aliados. Esse cenário a posiciona como um nome de peso na direita para o pleito de 2026.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.