Região Blumenau

Sargento Lima deixará a Secretaria de Estado da Segurança Pública

JBS de olho no Porto de Itajaí; o novo formato da Alesc Itinerante e muito mais

Autor
Sargento Lima deixará a Secretaria de Estado da Segurança Pública
Sargento Lima. Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL

Sargento Lima deixará a Secretaria de Estado da Segurança Pública na próxima segunda-feira (13). Ele retornará à Assembleia Legislativa. O deputado é pré-candidato pelo PL a prefeito de Itajaí.

PUBLICIDADE

Acontece que informações de bastidores dão conta de que o governador Jorginho Mello (PL) estaria pensando em substituir Lima pelo atual presidente do Detran, Kennedy Nunes, para a disputa de Joinville.

O desempenho de Lima nas pesquisas até o momento tem preocupado o governador. Por sua vez, Sargento Lima já tem deixado bem claro para pessoas próximas que o candidato será ele e que ninguém tira.

De olho no Porto

A JBS, através da Seara Alimentos, quer a administração do Porto de Itajaí. Para isso, está tentando comprar as ações da Mada Araújo, empresa que é a arrendatária provisória do terminal peixeiro.

Segundo fontes do setor, dois nomes estão à frente das articulações aqui no estado. Gelson Merisio, que faz parte do conselho da JBS, e seu amigo Décio Lima, atual presidente nacional do Sebrae.

Para que as negociações prossigam, faz-se necessária a manifestação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Empresários do setor levantam uma questão curiosa. Ninguém tem conhecimento de que a Mada tenha operado qualquer porto antes de Itajaí.

Duodécimo da Defesa Civil

Ontem, durante a sessão itinerante da Assembleia Legislativa em Blumenau, foi aprovada a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição que cria o Duodécimo da Defesa Civil. Agora, a matéria passará pelas comissões permanentes antes de ir ao plenário.

O autor da PEC, deputado Camilo Martins (Podemos), teria convencido o deputado Marcius Machado, líder do PL, a pedir ao Governo do Estado que o liberasse para encerrar o pedido de vista.

Alesc Itinerante

As sessões da Assembleia Legislativa em Blumenau tiveram uma grande participação da população. Foram ao todo 25 entidades que participaram de debates. A novidade, que foi proposta pelo presidente Mauro De Nadal (MDB), teve como grande atrativo a discussão e a votação de projetos de interesse do Vale do Itajaí, o que ajudou na mobilização.

Aliás, a regionalização da Alesc é uma das principais bandeiras da gestão de Nadal. No ano passado, o deputado formalizou a criação das bancadas regionais, que contam com recursos próprios. Foram R$ 80 milhões em 2023, dos quais R$ 30 milhões foram destinados pelas bancadas à área da saúde.

Outro ponto positivo foi a presença massiva dos deputados: 36 dos 40. Quem sabe, a Alesc passa a incluir todos os anos em seu calendário essas sessões itinerantes.

Multas a caminhões

O governador Jorginho Mello (PL) não faltou com a verdade quando falou da multa a um caminhão de Santa Catarina que levava donativos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. De fato, ocorreu, está documentado, e isso mostra que falta bom senso e organização a alguns órgãos públicos.

Primeiro, que prevendo que poderiam ocorrer excessos de peso entre outros problemas, orientassem os seus servidores a deixar passar. Segundo, faltou bom senso aos servidores que fizeram as autuações, as quais, segundo o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, não se tornarão multa, pois serão anuladas.

Solidariedade

A Unisul é mais uma entidade a dar exemplo de solidariedade. Enviou um ônibus com 42 voluntários entre os quais, médicos, enfermeiros e acadêmicos da área da saúde.

O grupo já está no Rio Grande do Sul ajudando as vítimas da maior tragédia climática que já atingiu os gaúchos. Além disso, a Unisul também arrecadou dois caminhões de doações, especialmente água, que está fazendo falta para as vítimas.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas