Região Balneário / Itajaí / Itapema

Santa Catarina na mesa diretora da Câmara

Mudanças em Blumenau e outros destaques

Autor
Santa Catarina na mesa diretora da Câmara
Deputado Fábio Schiochet. Foto: Divulgação

Santa Catarina poderá ter dois integrantes na mesa diretora da Câmara dos Deputados. Além de Carlos Chiodini, que poderá ser indicado pelo MDB, o deputado Fábio Schiochet se colocou à disposição para a vice-presidência, a pedido do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda. Schiochet, que, além de presidente estadual do UB, também é o tesoureiro nacional, tem conquistado grande força na executiva nacional de seu partido.

PUBLICIDADE

Errata

Ontem, em uma nota, mencionei que Fábio Lima é assessor de imprensa do deputado federal Carlos Chiodini (MDB). Na verdade, Lima é chefe de gabinete de Chiodini, que também é o presidente estadual do partido.

Balanço

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), concede uma coletiva de imprensa amanhã, a partir das 9h, na Sala da Presidência. Na pauta, o balanço dos dois anos em que esteve à frente do comando do Legislativo. O presidente ainda anunciará o montante do recurso que será repassado ao Governo do Estado, fruto das economias da Alesc.

Dados da segurança

Santa Catarina registrou, em 2024, uma expressiva redução nos índices de criminalidade, consolidando-se como o estado mais seguro do país. Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam a menor taxa de roubos da série histórica, com queda de 13,8% em relação a 2023 e de 33,3% na média dos últimos quatro anos. Os furtos caíram 4%, com destaque para a redução de 10,66% em residências. O resultado reflete o impacto das ações das forças de segurança e do investimento em inteligência policial.

Homicídios

Santa Catarina registrou, em 2024, a menor taxa de homicídios da série histórica, com queda de 15,6% na média dos últimos quatro anos e quase 2% em relação a 2023. Joinville, Palhoça, São Francisco do Sul, Tubarão e Porto União lideraram a redução dos assassinatos. Já os feminicídios caíram 10,5%, consolidando o segundo menor índice já registrado. O relatório da Secretaria de Segurança Pública também aponta leve aumento de 0,2% nos casos de violência doméstica.

Roubos a bancos 

Santa Catarina registrou, em 2024, a menor taxa de roubos e furtos a instituições financeiras desde 2011. O número de ocorrências caiu 9,4% em relação a 2023, com taxa de 0,72 crimes por 100 mil habitantes – 23% abaixo da média dos últimos quatro anos.

Segurança

As entidades que representam as forças de segurança pública do Estado se reúnem hoje, às 14h, na sede da Associação Barriga Verde dos Oficiais, para a discussão e formalização do Fórum Permanente em Defesa da Segurança Pública de Santa Catarina (FPDSC/SC). Integrarão o fórum os policiais penais e os agentes socioeducativos, policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e da Polícia Científica. As entidades fundadoras serão: AGEPPEN-BRASIL, APPS-SC, ABVO, APRASC, TRIÂNGULO DOURADO, SINPOL, ADEPOL, SINPCI e ASPOSC.

Animais

No próximo dia 14 de fevereiro, o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público promovem o Seminário de Direito Animal. O evento será realizado presencialmente na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. As inscrições estão abertas até 6 de fevereiro no site do CEAF Virtual.

Troca em Blumenau

Com menos de um mês no cargo, Alexandre Matias (PSDB) pediu para deixar a Secretaria de Educação de Blumenau e retornou ao mandato na Câmara de Vereadores. A decisão, que surpreendeu a todos na cidade, não teve o motivo revelado. Simone Probst, que estava como diretora da secretaria, assumiu interinamente.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.