Santa Catarina conta atualmente com 9.761 vagas de emprego disponíveis através do Sistema Nacional de Emprego (Sine). As oportunidades abrangem todas as regiões do estado, contemplando uma ampla variedade de perfis profissionais. Entre as vagas, 225 são destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência (PCD).
Os interessados em se candidatar podem comparecer a uma das mais de 140 unidades do Sine espalhadas pelo estado, munidos de um documento de identificação com foto. As vagas são atualizadas diariamente e também estão disponíveis para consulta no Portal Emprega Brasil.
“O mercado de trabalho em Santa Catarina continua aquecido, com oportunidades em todas as regiões. A economia catarinense é marcada pela diversidade e pelo dinamismo do setor empresarial. Convidamos todos que buscam uma nova oportunidade a procurarem uma unidade do Sine para explorar essas vagas”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
Impasse
O governador Jorginho Mello (PL) recebeu ontem, na Casa d’Agronômica, o deputado federal Carlos Chiodini e o deputado estadual Antídio Lunelli. A situação é a seguinte: o governador só tem uma opção para Chiodini, que é a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde.
O cargo é considerado aquém do tamanho do emedebista, e é muito provável que não haverá um acordo. Confirmando essa situação, Chiodini não irá para o governo, e é possível que essa decisão reflita em Lunelli, que também poderá não assumir a Secretaria de Estado da Agricultura.
Hoje, haverá uma reunião híbrida entre Chiodini e os deputados estaduais, já que o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal, e os deputados Fernando Krelling e Tiago Zilli estão no Rio de Janeiro para o encontro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Governabilidade
Conversei ontem à noite com o deputado federal Carlos Chiodini (MDB), que confirmou que não aceitará a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde. A direção nacional do MDB o quer em Brasília.
Por isso, a impressão é que Chiodini não insistirá caso o governador Jorginho Mello (PL) mantenha a posição de não abrir espaço em secretarias centrais. Durante a conversa, Chiodini afirmou que a situação não pode se prolongar mais, devendo ser resolvida nos próximos dias.
Uma fonte do partido revelou que, se Chiodini não aderir ao governo, é provável que Antídio Lunelli também não vá, deixando apenas Jerry Comper no comando da Secretaria de Estado da Infraestrutura. Mesmo assim, é possível que o partido dê governabilidade a Jorginho, mas sem compromisso para 2026.
Apoio a Garcia
O PSDB informou que os deputados estaduais Marcos Vieira e Vicente Caropreso apoiarão a eleição do deputado Júlio Garcia (PSD) para a presidência da Assembleia Legislativa. Os tucanos se unem ao Progressistas, Podemos, Republicanos, União Brasil, Novo, PSD e um deputado do PL, Ivan Naatz.
Encontro tucano
O PSDB se reúne hoje no Hotel Cambirela, em Florianópolis, para iniciar a preparação para as eleições de 2026. Participarão o presidente nacional do partido, Marconi Perillo, e o deputado federal por Minas Gerais, Aécio Neves. O deputado estadual e presidente do PSDB em Santa Catarina, Marcos Vieira, anunciará sua pré-candidatura ao Governo do Estado.
Abastecimento
A Aegea Águas de Palhoça iniciou ontem os trabalhos no município. Os investimentos iniciais serão direcionados às regiões que enfrentam falta de água, como Bela Vista, Loteamento Jardins e parte de São Sebastião, além da Praia de Fora.
De acordo com o prefeito reeleito Eduardo Freccia (PL), a empresa trará ao município uma estação móvel de água para ampliar a oferta de abastecimento nas praias. Freccia destaca que, no próximo ano, serão iniciados investimentos em esgotamento sanitário.
Comando do UB
O ex-prefeito Gean Loureiro será o presidente do União Brasil em Florianópolis. Os vereadores Josimar Pereira, o Mamá, e Edinon da Rosa, o Dinho, recusaram assumir o comando do partido.
A pedido do prefeito Topázio Neto (PSD), indicaram o nome de Fábio Botelho, que não foi aceito pelo presidente estadual do União Brasil, o deputado federal Fábio Schiochet. Ele argumenta que é necessário ter mandato para liderar o partido.
Assim, caberá a Loureiro assumir o comando, devido à sua experiência política e por ser pré-candidato a deputado estadual.
Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.