Região Balneário / Itajaí

Presidente da Fiesc, Mario de Aguiar apresenta a Agenda da Água

Clima ruim em Balneário Camboriú, Deltan Dallagnol em Blumenau e mais

Autor
Presidente da Fiesc, Mario de Aguiar apresenta a Agenda da Água

O presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Mario de Aguiar, apresentou a Agenda da Água em uma sessão na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O documento é baseado em cinco pilares: suprimento, qualidade, falta, excesso e governança. É uma contribuição da entidade para a construção de uma política de Estado para a água em SC.

PUBLICIDADE

“Lançamos a Agenda no final de 2023 para chamar a atenção da sociedade e dos gestores públicos para a sustentabilidade dos recursos hídricos. Estimativas mostram que, até 2027, praticamente todas as regiões hidrográficas catarinenses estarão com o balanço hídrico de qualidade e quantidade de água em situação que vai de crítica a insustentável. E isso é preocupante e traz um alerta para a necessidade urgente de se construir uma política de Estado para a água”, afirmou Aguiar.

Outro assunto destacado no documento são os desastres naturais. Dados do Atlas Digital de Desastres no Brasil (2023) mostram que, de 1991 a 2022, Santa Catarina registrou R$ 32,5 bilhões em prejuízos com desastres naturais — o sexto maior do país.

Nesse montante, estão calculados desastres decorrentes de alagamentos, chuvas intensas, enxurradas, inundações, movimento de massa, rompimento/colapso de barragens, estiagem e seca. Nesse mesmo período, os prejuízos da indústria catarinense, decorrentes de desastres naturais, totalizaram R$ 2,67 bilhões.

O estado lidera o ranking brasileiro. Enxurradas e inundações correspondem a mais de 92% dos prejuízos causados às indústrias.

Clima ruim

Há um clima de expectativa no entorno do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), quanto às acusações que têm sido feitas contra lideranças da Igreja Bola de Neve, situação com potencial de atrapalhar a pré-candidatura a prefeito de Peeter Lee Grando (PL), que é um dos pastores da entidade evangélica. O caso será levado ao Ministério Público nos próximos dias.

Pré-candidato

O empresário e presidente licenciado do Camboriú Futebol Clube, Renato Cruz, anunciou que seu nome está à disposição para ser pré-candidato a prefeito de Balneário Camboriú. A pré-campanha foi alinhada com o deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini.

“Estou no direito de filiado de lançar meu nome assim como todos os outros. Vou chamar os demais pré-candidatos para que o 15 tenha um projeto para a cidade”, concluiu Renato.

Deltan Dallagnol em Blumenau

Deltan Dallagnol, o ex-procurador da República que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato, ajudando a desvendar o maior escândalo de corrupção do Brasil, fará uma palestra gratuita em Blumenau. O encontro será no dia 28 de maio (terça-feira), às 19h, no espaço de eventos do Restaurante Moinho do Vale.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo Sympla, por este link. Dallagnol, que exerceu o cargo de deputado federal pelo Paraná entre fevereiro e junho de 2023, agora é filiado ao Partido NOVO.

Na palestra, vai trazer detalhes sobre sua trajetória como jurista; as investigações dos crimes de corrupção na Petrobras e outras estatais; e o que o levou para a política. O evento é uma promoção do diretório do Partido NOVO em Blumenau.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas