Região Balneário / Itajaí

Os planos do governador Jorginho Mello para Topázio Neto

União decide hoje sobre intervenção em Florianópolis, entre outros destaques

Autor
Os planos do governador Jorginho Mello para Topázio Neto
Foto: Arquivo / Prefeitura de Florianópolis

O governador Jorginho Mello (PL) tem um cenário desenhado em sua cabeça envolvendo o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), caso seja o vencedor da eleição. Para Jorginho, Topázio vai para o PL e se prepara para disputar a eleição de 2026. O cargo de deputado seria o mais provável, até porque o prefeito ainda não teria musculatura para pensar numa majoritária estadual.

PUBLICIDADE

Com isso, Jorginho manteria a Prefeitura com o Partido Liberal, tendo Maryanne Mattos (PL) como prefeita. Se isso poderá acontecer, somente Topázio poderá publicamente dizer que sim ou não. O fato é que o prefeito  terceirizou a sua eleição para o Partido Liberal.

Filipe Mello, que será o coordenador de campanha, e o governador terão muito poder nas decisões. Um dos poderes que terão é o do contato com a imprensa. Tudo que for da campanha passará obrigatoriamente pela aprovação de Filipe. Topázio praticamente entrega a sua candidatura para o PL comandar.

O comunicado

A vereadora de Florianópolis, Maryanne Mattos (PL), recebeu a notícia de sua indicação para compor a chapa de Topázio Neto (PSD) diretamente do governador Jorginho Mello (PL). Ela foi à Casa D’Agronômica, e, depois de uma longa conversa junto com Bruno e Filipe Mello, ela recebeu a notícia. A vereadora presenteou Jorginho com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, da qual o líder do PL em Santa Catarina é devoto há muitos anos.

União Brasil

A executiva nacional do União Brasil decide hoje se fará a intervenção na Comissão Provisória de Florianópolis. A decisão era para ter sido tomada ontem, porém, a reunião teve que ser cancelada por falta de quórum. A reunião está marcada para as 17h, sob a presidência de Antonio Rueda.

Racha em Criciúma

Seis pré-candidatos à Câmara de Vereadores de Criciúma pelo Republicanos se reuniram ontem com o prefeito Clésio Salvaro (PSD), com o pré-candidato a prefeito Vaguinho Espíndola, e com o presidente municipal do PSD, vereador Salésio Lima, para informar que permanecerão no projeto pessedista.

Eles não seguirão com o presidente local do Republicanos, Jefferson Monteiro, que decidiu apoiar o pré-candidato Ricardo Guidi (PL). O grupo preferiu se desfiliar, abandonando as pré-candidaturas por não concordar com a mudança de postura do partido.

O movimento de Jefferson, que chegou a preparar uma documentação para tentar impedir que Acélio Casagrande seja o vice de Guidi, após algumas conversas com os liberais, resolveu mudar de ideia e apoiar o projeto, incluindo o próprio Acélio.

Convenção do PT

O Partido dos Trabalhadores de Florianópolis realizará a sua convenção no próximo dia 3 de agosto. O pré-candidato a prefeito Vanderlei Farias, o Lela, será homologado como candidato e deve ter como vice Gelson Albuquerque, do PSB. O local da convenção ainda não foi anunciado. PV e PCdoB também estão na chapa.

Aliança em Navegantes

O Partido Liberal de Navegantes anunciou ontem que o seu pré-candidato a prefeito é o empresário Rogério da Equilíbrios e que a composição será com o MDB. Ainda hoje, os emedebistas devem anunciar o vice, que pode ser o vereador Paulinho Melzi ou o ex-secretário de Saúde, Samuel Paganelli.

A decisão foi tomada em uma reunião na casa do deputado federal Jorge Goetten, que é o presidente estadual do Republicanos. Compareceram o deputado estadual Emerson Stein (MDB), a prefeita Nilza Simas, de Itapema, entre outras lideranças.

Os liberais se afastam do prefeito Libardoni Fronza (PSD), que disputará a reeleição, para tentar conquistar uma das mais concorridas prefeituras do estado.

Crise em Navegantes

A decisão pegou de surpresa algumas das principais lideranças do PL de Navegantes. A vereadora Lu Bittencourt e o vereador Toninho Uller, além do presidente da Comissão Provisória do partido no município, Donizete da Silva, se encontraram para discutir a situação.

Acontece que Bittencourt reivindica a vaga, a qual, segundo ela, lhe fora prometida pelo governador Jorginho Mello (PL). “Nos encontramos em um evento e ele (Jorginho) falou que eu seria a vice. O governador também ligou para o Donizete para informar que o meu nome foi o escolhido. Em Portugal ele também comentou o assunto”, afirmou.

Convenção em Palhoça 1

O PL de Palhoça realizou uma convenção partidária que reuniu cerca de 5 mil pessoas em apoio à reeleição do atual prefeito, Eduardo Freccia (PL). O evento contou com a participação do PSDB, Podemos, Republicanos, Progressistas, Avante e MDB, que declararam oficialmente seu apoio ao candidato.

O ponto alto do evento foi a entrada de Freccia, acompanhado do governador Jorginho Mello (PL). Em seu discurso, Freccia destacou as realizações de sua gestão, como o início da construção do Hospital de Palhoça e as melhorias na infraestrutura da cidade.

Convenção em Palhoça 2

Quem também realizou convenção em Palhoça foi o PSD, com o União Brasil, PMB e PRD, homologando a candidatura de Luciano Pereira (PSD) e Dayana Guimarães (UB) para prefeito e vice. O público ocupou a totalidade do espaço interno da Câmara Municipal.

O evento contou com a participação de lideranças como o deputado estadual Sérgio Guimarães (UB), deputado estadual Júlio Garcia (PSD), o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que participou de forma online, além dos prefeitos Topázio Neto (PSD), de Florianópolis, e Orvino de Ávila (PSD), de São José.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas