Pela primeira vez, Santa Catarina poderá ter um senador cassado. Tudo depende do entendimento dos ministros que julgam hoje, a partir das 10h, o recurso impetrado pela coligação “Vamo Trabalhar” (PSD – UB e Patriota), do processo em que pede a cassação do senador Jorge Seif Júnior (PL) pelo crime de abuso do poder econômico.
Os bastidores em Brasília estão movimentados. Os últimos dias foram de muitas conversas e reuniões de ambos os lados. Da parte de Seif, a ideia é que seja apresentado um pedido de vista por algum dos ministros, para fazer com que a decisão demore a ocorrer.
O que também tem acontecido é uma contagem de votos antecipada, e todos os prognósticos apontam para um placar apertado, seja qual for o lado vencedor. A defesa de Jorge Seif acredita que terá a seu favor os votos dos ministros Kassio Nunes Marques, Raul Araújo Filho e Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues.
Por outro lado, os advogados da coligação entendem que o voto do relator Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto será favorável à cassação, seguindo o parecer apresentado pelo Ministério Público Eleitoral. Acompanhariam o seu voto os ministros Alexandre de Moraes e Carmen Lúcia.
A incógnita estaria no voto do magistrado André Ramos Tavares. Mesmo havendo um pedido de vista, que deverá durar pelo período de uma ou duas sessões do TSE, juristas informaram que alguns ministros já poderão adiantar os seus votos, o que já definirá a questão, restando apenas o voto de quem pedirá vista.
A ordem de votação é a seguinte: primeiro votará o relator, ministro Floriano. O voto é aguardado com expectativa, pois é possível que dê um rumo ao julgamento. Na sequência, votarão os seguintes ministros: Kássio, Carmen, Gallotti, Raul, André e Moraes, que é o atual presidente da corte.
Pedido de vista?
Recebi a informação de que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques, que também integra o Tribunal Superior Eleitoral, teria recebido um pedido do Partido Liberal para apresentar um pedido de vista no julgamento do recurso do processo em que é pedida a cassação do senador Jorge Seif Júnior (PL) e de seus suplentes por abuso do poder econômico.
Entrei em contato e recebi a seguinte informação via assessoria: “O gabinete do ministro Kassio informou que não houve contato do PL ou de qualquer outro partido com o ministro”, informou.
A autonomia do PL em SC
Falei rapidamente, na manhã de ontem, com o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto. Questionei sobre o encontro que teve com o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), no qual teria sido discutido o impasse sobre a indicação do candidato dos liberais a prefeito do município.
Valdemar não confirmou nem negou o encontro. Apenas afirmou que não pode intervir, pois o governador Jorginho Mello é o presidente estadual do PL e possui autonomia para a tomada de decisão. “Só estão acima do governador e de mim o Bolsonaro, que é nosso presidente de honra”, afirmou.
O líder dos liberais elogiou o prefeito, sobretudo a sua gestão, e lembrou que Fabrício passou o final de semana com Bolsonaro, que esteve em Balneário Camboriú. Inclusive, o ex-presidente convidou o prefeito para um jantar. “No fundo, quem manda é o Bolsonaro”, disse Costa Neto, tentando sair do impasse criado em BC.
Falou o óbvio
Na verdade, o que foi dito pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto é o óbvio. Sendo o governador a maior liderança do PL em Santa Catarina, o comando nacional não tomaria uma decisão de cima para baixo por causa de uma questão paroquial. Sendo assim, Jorginho terá a liberdade para anunciar o deputado estadual Carlos Humberto Silva como o pré-candidato a prefeito.
Aproveitei para perguntar a Valdemar a respeito da situação do deputado federal, Jorge Goetten, que é o vice-presidente estadual do PL. O parlamentar virou alvo da ala mais ideológica, que deseja tirá-lo do cargo que ocupa na direção estadual. “O Goetten é um político do nosso primeiro time”, respondeu Valdemar, mostrando que o deputado catarinense está prestigiado.
Os possíveis vices
O nome que comporá a chapa do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), como vice, sairá do Partido Liberal, conforme já noticiei. A liderança que será escolhida está na seguinte lista: vereadores Maryanne Mattos, Gabriel Meurer, o Gabrielzinho e Manu Vieira. Edgar Usuy, que deve ser exonerado da Secretaria de Estado do Planejamento, para ficar apto a se candidatar. E o ex-deputado estadual Bruno Souza.
Anúncios no PL
Ocorreu uma reunião ontem à noite na sede do Partido Liberal e ficou definido que até amanhã, devem ser anunciados dois pré-candidatos. O deputado estadual Carlos Humberto Silva a prefeito de Balneário Camboriú e Robinson Coelho em Itajaí. No caso de BC, o governador não gostou de saber que o prefeito Fabrício Oliveira, ignorando o comando local do partido, foi pedir ao presidente nacional, Valdemar da Costa Neto, que intervisse na escolha. Tanto Silva quanto Coelho já foram informados.
O deputado estadual Egídio Ferrari recebeu ontem a carta de liberação do PRD, e se filiará até sábado (06) ao PL para disputar em Blumenau. Uma novidade. O nome apresentado pelo União Brasil, Professor Gilson, não agradou e é possível que seja formada uma chapa pura. A vice, poderá ser a secretária-adjunta de Estado da Educação, Patrícia Luerdes. O governador ainda não informou se vai liberar a secretária para a disputa.
Lummertz no MDB
O ex-ministro do Turismo Vinícius Lummertz está voltando para o MDB. Lummertz assinará a ficha neste sábado (06), às 11h, na sede do partido em Florianópolis. Ele será o grande nome do partido na área do turismo. Lummertz também foi presidente da Embratur, da Santur e secretário de Estado do Turismo de Santa Catarina e de São Paulo.
Sessões itinerantes da Alesc
Ontem, o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), realizou um café da manhã para anunciar algumas ações do parlamento. Ele quer levar a Assembleia para as regiões do estado. Serão cinco semanas de trabalho, com o funcionamento normal da Alesc, com as sessões das comissões e as sessões plenárias.
De acordo com Nadal, isso fará com que as pessoas que não conseguem ir a Florianópolis possam acompanhar de perto o trabalho dos deputados. As sessões ocorrerão nos seguintes locais e datas:
Blumenau: 07 e 08 de maio
Joinville: 18 e 19 de junho
Criciúma: 09 e 10 de julho
Lages: 29 e 30 de outubro
Chapecó: 12 e 13 de novembro
35 anos da Constituição Estadual
A Assembleia Legislativa promoverá um congresso, em novembro, para celebrar os 35 anos da Constituição Estadual. Serão três dias de evento, e está prevista a participação do ex-presidente Michel Temer e de dois ministros do Supremo Tribunal Federal, entre outras lideranças.
Desincompatibilização
O policial civil Alexandre de Souza deixa hoje o cargo de secretário de Segurança Pública de Palhoça. Através de uma política de integração das forças, obteve um bom resultado com a redução da criminalidade. Na gestão de Souza, também foi criada a Guarda Municipal. Ele é um dos 25 policiais civis do estado que disputarão a eleição deste ano. Souza é pré-candidato a vereador de Palhoça.
Nome do Progressistas
Giorgio Bertan deixou o PL para se filiar ao Progressistas de Balneário Rincão, onde é pré-candidato a prefeito. Ele levou para o partido cerca de 60 novos filiados. A filiação contou com a participação dos deputados Zé Milton Scheffer, Jessé Lopes e Daniel Feitas, entre outras lideranças.
De volta ao PSB
O ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Balneário Camboriú, Claudir Maciel, voltou a se filiar ao PSB. Ele aceitou o convite do presidente estadual Israel Rocha. Maciel deixou o União Brasil contrariado com a aproximação do partido com o prefeito Fabrício Oliveira (PL). A filiação do pré-candidato foi prestigiada por uma ligação do presidente nacional Carlos Siqueira, que deu as boas-vindas.
Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.