Região Balneário / Itajaí

O maior concurso da história da educação catarinense

Movimento estranho na pré-campanha de Marquito, entre outros destaques

Autor
O maior concurso da história da educação catarinense
Foto: Arquivo / Governo de SC

Enceraram ontem (12) as inscrições para o maior concurso público da história da educação catarinense. Serão efetivados novos professores e profissionais para as áreas administrativas e pedagógicas, incluindo assistentes de educação, assistentes técnico-pedagógicos e especialistas. Os profissionais atuarão nas escolas estaduais.

PUBLICIDADE

Conforme o cronograma, as provas devem ser realizadas nos dias 22 e 29 de setembro, para professores e demais cargos, respectivamente. O resultado final do concurso deve ser divulgado em novembro deste ano.

Estão previstas mais de 6.500 vagas para a primeira chamada, das quais quase 5 mil serão para o cargo de professor. Serão até 10 mil vagas durante os quatro anos de vigência do concurso. As nomeações deverão acontecer em várias chamadas durante esse período, conforme a necessidade da rede.

Movimento estranho

Ninguém entendeu o movimento da pré-campanha à Prefeitura de Florianópolis do deputado estadual Marcos Abreu, o Marquito (PSOL). No domingo à noite, recebi e alguns outros colegas de imprensa também devem ter recebido a informação de uma coletiva que ocorreria ontem às 15h, na Rua João Pinto.

No convite, a informação de que a coletiva seria “sobre relevante comunicado referente ao processo eleitoral”. Ontem mesmo, uma nova mensagem: “O PSOL informa que não haverá coletiva de imprensa da pré-campanha do deputado estadual Marquito à Prefeitura de Florianópolis”. Com a palavra, Marquito e o PSOL.

Anúncio da vice

Uma fonte ligada ao PSOL me disse que a coletiva era para anunciar a vice na chapa do deputado Marcos Abreu, o Marquito (PSOL), para a disputa à Prefeitura de Florianópolis. O nome, segundo a mesma fonte, seria ligado à cultura. Para aumentar o mistério, Marquito teria anunciado pelas redes sociais Cláudia Zininha como vice, mas, sem qualquer explicação, retirou o vídeo do ar.

Homenagem

Ontem, a Assembleia Legislativa concedeu o título de cidadão catarinense à presidente da OAB, Cláudia Prudêncio, e ao advogado Rodrigo Fernandes. Os proponentes foram os deputados Maurício Eskudlark (PL) e Volnei Weber (MDB).

Cláudia nasceu no Rio Grande do Sul, e Fernandes, que é esposo da desembargadora Fernanda Sell, nasceu no Paraná. A sessão foi presidida por Eskudlark. A solenidade foi muito prestigiada por presidentes de poderes, incluindo o governador Jorginho Mello (PL).

Simonetti não veio

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, também era um dos homenageados com o título de Cidadão Catarinense. Porém, devido ao problema que paralisou o aeroporto de Florianópolis, Simonetti ficou impossibilitado de vir. De acordo com o vice-presidente nacional, Rafael Horn, uma nova data será marcada para a entrega da homenagem.

Lula viu

Meses atrás, escrevi sobre os vídeos e as redes sociais do deputado estadual Fabiano da Luz (PT), bem-humorados, nos quais, através de dados, faz a defesa do Governo Federal. Na sexta-feira, chamou a atenção o fato de que, ao encontrar o parlamentar, o presidente Lula (PT) disse: “Eu vi o seu vídeo”.

A fala ocorreu durante o lançamento do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Além do presidente, outros ministros já tinham elogiado Fabiano em grupos de WhatsApp, como o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Pesquisa em Criciúma 1

A primeira pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Criciúma, realizada pelo Instituto IPC e contratada pela Rádio Som Maior, traz duas conclusões bem claras. A primeira é que é natural que o candidato homologado Ricardo Guidi (PL) esteja à frente.

Deputado federal de segundo mandato, o neoliberal (por ser novo no PL, não por ser adepto das ideias derivadas do capitalismo laissez-faire), Guidi tem uma visibilidade muito maior do que seus adversários. Portanto, a única surpresa é que, nos bastidores do PL, se esperava um percentual ainda maior.

Guidi aparece em primeiro na espontânea com 32,2% das intenções de voto. Já na estimulada, aquela em que aparecem os nomes dos candidatos, ele sobe para 44,2%. O próximo levantamento dirá se Guidi bateu no teto ou se tem potencial para crescimento.

Pesquisa em Criciúma 2

A segunda conclusão é que a grande surpresa é o desempenho do candidato homologado do PSD, Vaguinho Espíndola. Para quem entrou na disputa quase na reta final da pré-campanha, Vaguinho dá um salto ao chegar na espontânea com 21,1% e na estimulada com 28,1% das intenções de voto.

Pelo cenário de uma pré-candidatura tardia, é possível afirmar que é o nome que mais cresceu. Ou seja, mesmo não tendo tido a mesma visibilidade que Ricardo Guidi (PL) teve anteriormente, Vaguinho mostra que já tem sido visto pelo eleitorado criciumense.

Além disso, é preciso observar com atenção que, na espontânea, mais de 30% não sabem em quem votar. Ou seja, ele tem um campo vasto para trabalhar e se tornar mais conhecido, o que deverá levar a eleição a uma forte disputa entre Vaguinho e Guidi.

Rejeição

A rejeição diz muito numa eleição. Na pesquisa do IPC para a Prefeitura de Criciúma, o perfil do eleitorado de centro-direita e extrema-direita fica claro ao ter no petista Arlindo Rocha a maior rejeição, com 29,6%. Já o segundo mais rejeitado é Ricardo Guidi (PL), com 8,7%. Em terceiro aparece Júlio Kaminski (Progressistas), com 7,4%, seguido de Paulo Ferrarezi (MDB), com 7,1%, Vaguinho Espíndola (PSD), com 6,1%, e Jorge Godinho (Solidariedade), com 5,5%.

A rejeição é um ponto importante numa eleição, pois quanto menor for a rejeição de um candidato, mais chances ele tem de crescer em relação aos demais, claro, dada a força de seu nome, de seu partido e coligação.

Outros nomes

Em relação aos demais candidatos homologados, vale destacar a grande diferença em relação aos primeiros colocados. Na espontânea, por exemplo, os dois melhores posicionados após Ricardo Guidi (PL) e Vaguinho Espíndola (PL) são Arlindo Rocha (PT) e Paulo Ferrarezi (MDB), que aparecem empatados em quarto lugar com 2,3% das intenções de voto.

O detalhe é que eles têm menos intenção do que o atual prefeito, Clésio Salvaro (6,1%), que não pode mais disputar por estar no segundo mandato. Depois vem Júlio Kaminski (Progressistas), com 1%, e Acélio Casagrande (PSDB), que é vice de Guidi, com 0,8%. Já na estimulada, Ferrarezi aparece em terceiro com 6,9%, seguido de Rocha com 6,3%, Kaminski com 2,9% e Godinho com 1,6%.

Registro

Vale destacar que a pesquisa contratada pela Rádio Som Maior de Criciúma foi realizada pelo Instituto IPC. O registro foi feito no dia 6 de agosto de 2024, sob o número SC-07017. A coleta dos dados foi realizada de 9 a 11 de agosto de 2024, com 622 entrevistas. A margem de erro máxima é de 3,9%, e o índice de confiança é de 95%.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas