Região Santa Catarina

O avanço da indústria catarinense

Quinto gera pressão na OAB e outros destaques

Autor
O avanço da indústria catarinense

Santa Catarina fechou o primeiro trimestre de 2025 com o maior avanço na produção industrial entre todos os estados brasileiros. O crescimento foi de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado, superando com folga a média nacional, que ficou em 1,9%.

PUBLICIDADE

Segundo levantamento do Observatório da Fiesc, o desempenho positivo foi puxado por setores estratégicos. Um dos destaques foi a fabricação de produtos de metal, que registrou alta de 23,8% nos três primeiros meses do ano. O setor foi impulsionado pelo aumento da demanda da construção civil — com o uso de estruturas metálicas em obras — e do agronegócio, que ampliou a produção de silos, graneleiras e galpões.

A economista Camila Morais, do Observatório Fiesc, ressalta que o setor de máquinas e equipamentos também teve papel relevante na expansão da indústria catarinense. O segmento cresceu 21,4% no trimestre. “O bom resultado se deve ao fornecimento para outras indústrias e ao desempenho das exportações, com destaque para os compressores de ar”, afirmou. O setor automotivo também contribuiu para o resultado estadual. A produção de veículos cresceu 14,7% entre janeiro e março, embalada pela recuperação das vendas no mercado nacional e pelo ritmo mais forte da produção no início do ano.

OAB

Uma ala da OAB catarinense estaria pressionando o presidente Juliano Mandelli a inserir cota de gênero para a formação de lista do Quinto Constitucional. A proposta tem recebido resistência de conselheiros que alegam serem as cotas discriminatórias contra as mulheres. Em que pese a necessidade de abrir mais espaços para as mulheres, há uma decisão do TRF-5 dizendo que a OAB não pode criar regras novas sem respeitar a anterioridade, ou seja, qualquer mudança apenas com um ano de antecedência ao processo do Quinto. Ainda, como se não bastasse, circulam nos grupos de WhatsApp mensagens sobre a judicialização do processo por impedimento de alguns possíveis candidatos.

Demora

A demora na publicação do edital do próximo Quinto Constitucional é a maior da história. Já se passaram cinco meses desde o comunicado do Tribunal de Justiça sobre a abertura da vaga de desembargador destinada a advogados. Isso tem gerado desconfiança e incômodo em setores do Judiciário, já que há processos represados. Nesse clima, o Conselho da OAB se reúne no próximo dia 25 para aprovar o edital. Uma outra questão que tem sido colocada é uma possível contestação caso o voto seja secreto.

Reeleito

O ex-procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, Fernando Comin, foi reeleito por unanimidade para o Conselho Nacional do Ministério Público. Os três nomes mais votados, incluindo Comin, serão submetidos à sabatina pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e à votação em Plenário. Depois, serão nomeados pelo presidente Lula (PT) para compor o CNMP, que é presidido pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. A procuradora-geral do MPSC, Vanessa Cavallazzi, destacou a relevância da reeleição de Fernando Comin por unanimidade.

BR-280

O superintendente do DNIT em Santa Catarina, Alisson de Andrade, será convidado pela bancada do Norte a prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa sobre a duplicação da BR-280, no trecho entre Araquari e São Francisco do Sul. Uma moção também será enviada ao ministro dos Transportes, Renan Filho, pedindo providências urgentes. O coordenador do grupo, o deputado Vicente Caropreso (PSDB), afirmou que a paralisação das obras desde 2022 tem gerado acidentes, transtornos e prejuízos econômicos à região.

Animais

Em São José, o vereador Vinicius Ramos (MDB) deu início à campanha “Eu Freio para Animais – Consciência e Respeito no Trânsito”, integrando a pauta da proteção animal ao movimento Maio Amarelo. A proposta visa chamar atenção para o alto número de atropelamentos de animais nas vias brasileiras e reforçar que o trânsito deve ser seguro para todos — humanos e não humanos. Entre as ações previstas estão blitzes de conscientização, entrega de materiais educativos e distribuição gratuita de adesivos com a mensagem da campanha, que podem ser solicitados pelas redes sociais do vereador. Um importante exemplo a ser seguido.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.