Região Santa Catarina

Novo comando da PM; Governador anuncia Instituto de Cardiologia

Prestação de contas; Hospitais Filantrópicos e outros destaques

Autor
Novo comando da PM; Governador anuncia Instituto de Cardiologia

O coronel Emerson Fernandes assumiu o comando da Polícia Militar durante solenidade realizada ontem, no final da tarde, na Academia de Polícia Militar da Trindade, em Florianópolis. O evento, que contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL), também deu posse ao novo subcomandante-geral da corporação, coronel Jofrey Santos Silva.

PUBLICIDADE

Prestação de contas

As prefeituras têm até o próximo dia 28 para enviarem a prestação de contas relativas ao exercício de 2024 ao Tribunal de Contas. Um comunicado que reforça a proximidade do prazo foi encaminhado a todos os municípios catarinenses. A prestação consiste no Balanço Geral do Município e no relatório do controle interno do Poder Executivo sobre a execução dos orçamentos.  

Cardiologia

O governador Jorginho Mello (PL) anunciou, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a construção de um novo prédio para o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC). A nova unidade será erguida no estacionamento superior do Hospital Regional de São José (HRSJ) e ampliará a capacidade de atendimento com a abertura de 245 leitos, dos quais 40 serão destinados à UTI. Atualmente, o ICSC funciona dentro do HRSJ, e conta com 126 leitos que serão incorporados à estrutura do Regional.

Devedores

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) apresentou um Pedido de Informação, solicitando ao Governo do Estado dados sobre os maiores devedores de impostos em Santa Catarina. Aprovado ontem, em plenário, o documento pede a inclusão de pessoas físicas e jurídicas, detalhando os débitos por tributo no último exercício fiscal. Minotto defende maior transparência na arrecadação e quer informações sobre ações do governo para a cobrança, incluindo processos administrativos e judiciais.

Hospitais filantrópicos

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) apelou ao Governo do Estado para que reveja o financiamento extra teto dos grandes hospitais filantrópicos. O tucano destacou o caso do Hospital São José, de Jaraguá do Sul, que está com quase 90% de ocupação pelo SUS. A unidade é responsável por atender casos de alta complexidade, como politraumatismos, que ocupam leitos de UTI, impedindo a realização de cirurgias eletivas. O parlamentar não citou, mas outros hospitais estão passando pela mesma situação. “Apelo ao conhecimento e análise criteriosa da SES para que reveja os parâmetros de como são tratados os hospitais filantrópicos”, insistiu Caropreso.

Livro jurídico

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) lançou ontem o seu terceiro livro jurídico, Assédio Processual – O Abuso do Direito de Demandar. A obra analisa o excesso de processos judiciais no Brasil e defende a desjudicialização como forma de agilizar a resolução de conflitos e reduzir custos. Naatz discute os impactos do assédio processual no sistema jurídico e seus reflexos para a sociedade. O livro é recomendado para profissionais do Direito e interessados em justiça e ética. Natural de Blumenau, Ivan Naatz também é autor de CPI dos Respiradores – O Maior Caso de Fraude e Corrupção em Santa Catarina (2021), no qual detalha a investigação que revelou um esquema de desvio de R$ 33 milhões dos cofres públicos.

Álcool e direção?

O deputado estadual Jessé Lopes (PL) postou um vídeo ontem em uma rede social no qual comemora a troca de comando da Polícia Militar. Porém, o que chama a atenção no vídeo é um brinde feito por Jessé com seu motorista e uma pessoa que estava no banco de trás. O brinde foi com garrafas de cerveja. Na postagem, Jessé informa que não bebe e que “o brinde foi meramente ilustrativo para recordar o dia em que o ex-comandante foi flagrado bebendo Heineken no quartel”. O parlamentar também informou que “o carro estava parado em um local permitido para parar e/ou estacionar”.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.