Região Balneário / Itajaí

Noite de homenagens na Assembleia Legislativa de SC

O pedido de Jorginho para a Latam, entre outras informações

Autor
Noite de homenagens na Assembleia Legislativa de SC
Foto: Divulgação / Alesc

Quarenta e duas personalidades e organizações receberam, ontem, a Comenda do Legislativo Catarinense 2024, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de SC. A cerimônia ocorreu no Plenário Deputado Osni Régis, reunindo autoridades, homenageados e seus familiares.

PUBLICIDADE

Instituída em 2008, a comenda reconhece pessoas e entidades que contribuem para o desenvolvimento de Santa Catarina. O presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), destacou a honraria como símbolo de valorização e inspiração. “É um aplauso do nosso Parlamento àqueles que transformam e melhoram nossa sociedade”, afirmou.

Discursando pelos parlamentares, o deputado Marcos Vieira (PSDB) ressaltou que a comenda representa a gratidão do povo catarinense. “Ela valoriza quem trabalha e defende Santa Catarina, fortalecendo a conexão entre o Legislativo e a comunidade”, disse.

Em nome dos homenageados, o padre Joel Sávio agradeceu o reconhecimento e reforçou mensagens de esperança, inspirando o público. A solenidade também contou com apresentações musicais e a presença de lideranças como a desembargadora Maria do Rocío Luz Santa Rita, presidente do TRE-SC, e o bispo de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach.

Mercado peruano

Em missão oficial ao Chile, o governador Jorginho Mello (PL) reuniu-se ontem com dirigentes da LATAM para solicitar um voo direto entre Florianópolis e Lima, no Peru. O objetivo é fortalecer o turismo e facilitar o acesso ao mercado asiático, destino de boa parte das exportações catarinenses.

“Solicitamos este voo para abrir o mercado peruano e agilizar nossa conexão com a Ásia, essencial para o comércio exterior”, destacou o governador.

Mudança

O suplente de deputado federal Darci de Matos deve se filiar ao Partido Liberal ou ao Republicanos. Ele foi convidado a deixar o PSD após apoiar Ricardo Guidi (PL) na eleição em Criciúma.

Alinhado

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Jorge Goetten, destituiu as executivas municipais do partido. Ele busca reestruturar as bases com lideranças alinhadas ao projeto de reeleição do governador Jorginho Mello (PL).

O comando do partido foi entregue a Goetten, pelo governador, já que o deputado goza da total confiança de Jorginho. Goetten também trabalha para construir uma nominata forte de candidatos a deputado estadual e federal.

A meta é eleger pelo menos quatro a cinco deputados estaduais e dois a três deputados federais.

Força nacional

O deputado federal Jorge Goetten, que preside o Republicanos em Santa Catarina, destacou dois fatores que fortalecem o partido nacionalmente: a eleição de Hugo Motta (Republicanos) para presidir a Câmara dos Deputados a partir do próximo ano e a permanência do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na sigla.

Encontro do Progressistas

O Progressistas realiza hoje um encontro estadual no Hotel Majestic, em Florianópolis. Segundo o presidente estadual da sigla, Leodegar Tiscoski, o evento terá como foco a integração das lideranças eleitas e o planejamento para garantir recursos de emendas estaduais e federais aos municípios administrados pelo partido.

O encontro também discutirá o fortalecimento da sigla para as eleições de 2026. “O bom desempenho nas eleições de 2024 nos credencia para disputar com força a Assembleia Legislativa, a Câmara dos Deputados e o Senado”, afirmou Tiscoski. O secretário-geral nacional do partido, Aldo Rosa, também participará do evento.

Festa

O prefeito reeleito de Palhoça, Eduardo Freccia (PL), comemorou sua vitória nas urnas no último sábado (16), em um evento que reuniu cerca de 3 mil apoiadores. Além de celebrar a reeleição, a festa marcou os aniversários do deputado estadual Camilo Martins (Podemos), de seu irmão Diego Martins e do ex-deputado estadual Nazareno Martins, que é pré-candidato a deputado federal.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas