Região Balneário / Itajaí

MDB quer o maior número de prefeituras em Santa Catarina

Prefeita internada em estado grave, entre outros destaques

Autor
MDB quer o maior número de prefeituras em Santa Catarina
Foto: Arquivo / Governo Federal

Partido da base do governo de Jorginho Mello (PL), o MDB quer retomar o protagonismo na política estadual, e isso passa pela eleição deste ano. Lideranças do partido acreditam que o MDB se manterá com o maior número de prefeitos, situação que os colocará em outra condição de conversa com o governador.

PUBLICIDADE

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), o partido poderá chegar à casa das 100 prefeituras. Questionado sobre o futuro, ele respondeu que, a depender dos resultados, o partido não necessariamente manterá o atual posicionamento com o governo, mas também não fala em rompimento. Tudo será visto a partir do resultado final, que determinará a força de cada partido.

O novo cenário poderá movimentar até mesmo as relações na Assembleia Legislativa. De Nadal entende que, até o momento, o clima foi mais tranquilo, o que é natural nos dois primeiros anos. Porém, a partir do ano que vem, é natural que os ânimos comecem a mudar.

Outro deputado da bancada emedebista na Alesc entende que, se o MDB sair bem da eleição e com boa musculatura, poderá sentar-se à mesa com mais força para discutir a política de alianças e a relação com o Governo do Estado. “Há um sentimento de que o MDB precisa ter independência. Uma nova postura, as bases cobram isso”, afirmou.

Mirando o cenário, o governador, já a partir do mês seguinte à eleição, deverá iniciar um processo de busca pelos partidos com os quais pretende contar para os próximos dois anos. Inclusive, mudanças em secretarias do governo estão previstas para a tentativa de acomodação.

Federal

O deputado estadual Sargento Lima (PL) segue se fazendo força na eleição em Joinville. Pelo que se observa nas pesquisas, resta a ele buscar a maior votação possível para fortalecer um provável projeto de disputa por uma vaga na Câmara Federal em 2026.

Lima terá no bolsonarismo o deputado Zé Trovão (PL) como principal adversário em Joinville, apesar de Bolsonaro não estar nada contente com Trovão. Quanto a eleição municipal, o prefeito Adriano Silva (Novo) encaminha uma vitória no primeiro turno.

Crítica a Adeliana

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), esteve no final de semana em São José para apoiar o prefeito Orvino de Ávila (PSD), que busca a reeleição. Amigo próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Rodrigues aproveitou o palanque para criticar a candidata do PL, Adeliana Dal Pont, a quem chamou de “fake news”.

Para Rodrigues, Adeliana traiu o PSD e fará o mesmo com o PL e com Bolsonaro: “Falei ao presidente: boa parte dos que foram vão lhe trair na primeira esquina. Eu sou leal aonde estou. O que faz a gente não é a sigla, é a personalidade. Colocou 22 na testa virou gente boa? A direita não está só no PL. Está em vários partidos, inclusive no PSD”, afirmou.

Prefeita em estado grave

A prefeita de Trombudo Central está internada em estado grave por causa de uma trombose. Geovana Gessner (MDB), que tem 39 anos, teve uma perna amputada em uma cirurgia que ocorreu ontem.

Ela respira com a ajuda de aparelhos após a cirurgia e está na UTI. O Hospital Regional de Rio do Sul informou que as próximas horas serão fundamentais para um prognóstico do estado de saúde da prefeita.

Ela está concluindo seu segundo mandato. O vice-prefeito, que disputa a eleição pela situação, Hermelino Prada, assumiu o comando do município interinamente.

Formação de professores

Para dar aulas na educação básica, como no ensino infantil, fundamental e médio, é necessária a formação em nível superior, em curso de licenciatura plena. O entendimento do Tribunal de Contas de Santa Catarina está na decisão em resposta a uma consulta da Prefeitura de Três Barras sobre escolaridade mínima e sua comprovação para contratação de professores.

Porém, há exceção: para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, é permitida a formação mínima em nível médio, na modalidade normal.

Incêndios

O Corpo de Bombeiros Militar enviou uma nova equipe para auxiliar no combate aos incêndios florestais. Desta vez, eles vão ao Mato Grosso. O ato que marcou a saída da equipe em direção ao MT foi realizado no Centro de Ensino do Bombeiro Militar, na manhã de ontem.

O novo grupo é composto por 20 bombeiros militares especializados em ações de combate a incêndios florestais e resgate. Eles ficarão 30 dias como parte da missão da Força Nacional.

Emprego

Santa Catarina oferece 9.861 vagas de emprego disponíveis através do Sistema Nacional de Emprego (Sine). As oportunidades abrangem todas as regiões do estado e contemplam perfis variados de trabalhadores. Desse total, 309 vagas são reservadas exclusivamente para pessoas com deficiência (PCD).

Para se candidatar, os interessados podem comparecer a uma das mais de 140 unidades do Sine no estado, levando um documento com foto. As vagas são atualizadas diariamente e também podem ser consultadas no Portal Emprega Brasil.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas