
O processo em que é pedida a cassação do mandato do senador Jorge Seif Júnior (PL), por abuso do poder econômico no pleito eleitoral, poderá ser julgado entre os próximos dias 27 e 29. Já houve a remessa para a assessoria do plenário para inclusão na pauta do Tribunal Superior Eleitoral.
Aumento aos servidores
O Governo do Estado quer conceder um reajuste salarial de 9% aos servidores da Saúde. O último reajuste foi dado em julho de 2022, aprovado em 2021, ainda no governo de Carlos Moisés da Silva. O governo de Jorginho Mello (PL) pretende dividir o reajuste em duas parcelas: a primeira, ainda em maio, e a segunda parcela em dezembro. A proposta já está na Assembleia Legislativa.
Situação de rua

O aumento do número de pessoas em situação de rua em Joinville fez com que os vereadores sugerissem a implementação de um programa inspirado no que está sendo feito em Chapecó, que reduziu significativamente o número de pessoas nessa situação. Os vereadores destacaram as ações implementadas pelo prefeito João Rodrigues (PSD), a exemplo das internações assistidas, reinserção socioeconômica, entre outras. Eles querem que o mesmo modelo seja realizado, com adaptações para a realidade local.
Inaugurações

A Câmara de Vereadores de Blumenau promulgou uma lei, de autoria do vereador Diego Nasato (Novo), que proíbe solenidades de inauguração de obras públicas inacabadas ou que não estejam em funcionamento. A norma impede que a administração direta, autárquica e fundações utilizem obras como palanque político antes que estejam efetivamente prontas para atender à população. A nova lei permite que estruturas parcialmente funcionais, com uso imediato, sejam utilizadas, mas veta qualquer tipo de ato solene de inauguração. Além disso, exige que haja a garantia de que a obra está concluída e segura para funcionamento.
Insatisfação
O clima não está bom para o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), na Câmara de Vereadores. Embora ainda tenha a maioria, tem perdido apoio e sido alvo de críticas na tribuna. Além disso, há projetos do Executivo que estão há mais de 40 dias na Procuradoria da Câmara, esperando um parecer. Isso mostra que o presidente João Cobalchini (MDB) não anda contente com Topázio.
De olho na Alesc

No embalo do bom resultado da Bigfest, que contou com shows nacionais e atraiu cerca de 130 mil pessoas nas comemorações dos 192 anos de emancipação política de Biguaçu, o prefeito Salmir da Silva (MDB) parece ter se animado a disputar a eleição para deputado estadual. Silva tem sido incentivado pelos seus eleitores e também por lideranças políticas da região. Ele foi reeleito com 70% dos votos.
Emprego
Santa Catarina possui a menor taxa de desemprego do país, com apenas 3%, conforme dados do IBGE divulgados na última sexta-feira. O percentual catarinense se consolida bem abaixo da média nacional, que está em 7%. Além disso, o estado tem os melhores índices de formalidade no mercado de trabalho, bem como se destaca na contratação de estrangeiros e de jovens aprendizes.
Blumenau
A direção do Samae de Blumenau está preocupada com a forma como a BRK Ambiental tem conduzido alterações no contrato de concessão do esgoto. O Tribunal de Contas reconheceu os indícios de irregularidade e decidiu abrir uma fiscalização especial, com base no interesse público, na transparência e na proteção do erário.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.