Região Santa Catarina

Imbituba recebe a maior embarcação de sua história

Comando da Fecam, abastecimento em Chapecó, entre outros destaques

Autor
Imbituba recebe a maior embarcação de sua história

Com 346,98 metros de comprimento (LOA), o gigante MSC VILDA X marcou a história do Porto de Imbituba, como a maior embarcação já atendida pelo complexo portuário do sul catarinense. O navio porta-contêiner, que possui tamanho equivalente a três campos de futebol, atracou no Cais 2 durante a madrugada e contou com o suporte operacional de dois práticos e três rebocadores.

PUBLICIDADE

Sob bandeira Liberiana, o MSC VILDA X tem 42,8 metros de largura (boca) e é capaz de transportar em torno de 9.600 contêineres de 20 pés (TEU). A grandiosidade do navio foi acompanhada por diversos moradores e turistas ao longo do dia, que registraram a presença do gigante. “Essa escala reflete a qualidade da logística catarinense, que trabalha para alcançar novos patamares e tem no Porto de Imbituba uma contribuição fundamental para o desenvolvimento de toda uma região, que é o nosso sul catarinense”, ressaltou o governador Jorginho Mello (PL).

A embarcação integra a linha internacional de contêineres denominada Carioca, que conecta a costa leste da América do Sul com a Ásia. A linha passou a fazer escala em Imbituba em novembro do ano passado e representa a retomada da conexão de longo curso de contêineres com o continente asiático. Dentre as cargas movimentadas nesta estadia em Santa Catarina, estavam principalmente a madeira e a celulose em contêineres para exportação.

Comando da Fecam

O governador Jorginho Mello (PL) quer o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), na presidência da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Como a maioria dos prefeitos é do Partido Liberal, Jorginho conta com esse fato para impulsionar Topázio ao comando da entidade. Apesar de estar no PSD, o prefeito está com um pé e meio no PL.

Municipalização

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), confirmou que, no mês de fevereiro, tomará a iniciativa de municipalizar o serviço de abastecimento de água e saneamento, retirando a Casan. Rodrigues acusa a estatal de não cumprir o contrato. A reclamação da população de Chapecó, sobretudo em bairros como a Efapi, é muito grande devido à constante falta de água. É esperada a judicialização por parte da Casan, que não quer abrir mão do município, considerado superavitário, ou seja, que gera lucro para a empresa.

Destaque

Mais uma vez, Criciúma foi destaque no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), referente ao ano de 2023. O município ocupa a primeira posição entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes, com 61 pontos no IEGM. A avaliação foi divulgada em dezembro do ano passado pelo Tribunal de Contas do Estado. O objetivo do levantamento é avaliar os índices de eficiência na gestão dos municípios, mantendo o controle interno e externo das ações executadas.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.