Região Balneário / Itajaí

Herneus terá mais um mandato como presidente do TCE

Alerta para BC; Governo busca forma de pagar servidores terceirizados; entre outros assuntos

Autor
Herneus terá mais um mandato como presidente do TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) elege hoje sua mesa diretora para o biênio 2025-2027. A sessão acontecerá a partir das 14h. A eleição deveria ter ocorrido na semana passada, porém foi transferida por causa da morte do ex-presidente da Casa, Salomão Ribas Júnior.

PUBLICIDADE

Em um almoço na semana passada, com a participação de todos os conselheiros, o atual presidente Herneus De Nadal foi convencido a aceitar mais um mandato à frente da entidade. Além dele, José Nei Ascari seguirá como vice-presidente, e Adircélio de Moraes como corregedor.

O argumento apresentado pelos demais conselheiros é que a continuidade fará bem para a instituição. Não há nada de oficial, mas a tendência é que o presidente seguinte a Herneus seja Nei Ascari, salvo se algum outro acordo alterar a composição que assumirá em 2028.

Em seu novo mandato, caberá a Herneus seguir com a organização de um evento que acontecerá no ano que vem, reunindo tribunais de contas de todo o Brasil e alguns de outros países. São esperadas cerca de 3 mil pessoas em Florianópolis.

O TCE catarinense, que já tem avançado no trabalho de capacitação e orientação dos gestores, passará para outras ações, ampliando a atuação da Corte para além da análise da aplicação do dinheiro e do cumprimento dos percentuais mínimos das receitas em serviços básicos para a população.

A ampliação do trabalho do TCE avaliará cada política pública, a exemplo dos serviços de educação e saúde, entre outros oferecidos pelo Estado e pelos municípios. A ideia é saber o que está sendo entregue pelos gestores, não somente em relação aos investimentos, mas, principalmente, na qualidade dos serviços. Os servidores farão os trabalhos de campo, com o auxílio da Inteligência Artificial.

Prefeita apresenta melhora

A prefeita de Trombudo Central, Geovana Gessner (MDB), segue internada na UTI do Hospital Regional de Rio do Sul. Na segunda-feira, ela teve uma perna amputada por causa de uma trombose. Geovana, que tem 39 anos, ainda respira com a ajuda de aparelhos.

No entanto, informações indicam que ela tem apresentado melhora, com a temperatura corporal normalizada e sem febre. A pressão arterial também está estável. Por causa da licença forçada, assumiu o comando do município o vice-prefeito Hermelino Prada, que disputa a sucessão de Geovana, que está encerrando seu segundo mandato.

PIB de SC

Santa Catarina consolidou a aceleração da economia no primeiro semestre de 2024 e registrou, mais uma vez, crescimento do PIB acima da média nacional. A economia catarinense acelerou de 2,6% para 3,8%, enquanto a nacional manteve um crescimento de 2,5%, quando observadas as variações das estimativas dos últimos 12 meses terminados em março e os últimos 12 meses até junho.

Setores

O setor de serviços e a indústria de Santa Catarina apresentaram aceleração significativa. A indústria de transformação, por exemplo, teve uma revisão de crescimento de 1,1% para 4,1%, enquanto os serviços passaram de 4,2% para 4,6%, impulsionados principalmente pelo comércio, que cresceu de 3,6% para 6,2% entre março e junho.

Em contraste, a agropecuária registrou uma retração de 10,9% na safra de 2023/2024, devido a condições climáticas adversas. Outro destaque é o setor pecuário, que cresceu 3,5%, impulsionado pela produção de frangos e leite.

A indústria, por sua vez, registrou um crescimento acumulado de 4,1% nos últimos 12 meses até junho, superando a média nacional. Setores como têxtil, alimentos e bebidas, automotivo e eletrodomésticos foram os principais responsáveis por essa expansão.

Alerta a BC 1

Esse vídeo, cedido à coluna pelo site Diarinho de Itajaí, é, no mínimo, escatológico. Mas serve de alerta ao eleitor de Balneário Camboriú que pensa em votar em Jair Renan Bolsonaro (PL) para a Câmara de Vereadores.

Terá que fazer uma escolha: o bem do município onde vive, ou a satisfação de um grupo que apenas quer usar a cidade como trampolim para que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegue à Câmara Federal por Santa Catarina em 2026. A pessoa pode ser de direita ou de esquerda; é natural, e todo mundo tem o direito de ter a visão de mundo que achar melhor.

Mas isso não significa que precisa eleger qualquer um. Eleição é coisa séria. São os prefeitos, vices e vereadores que trabalharão por quatro anos e terão grande poder de decisão sobre o futuro de seus municípios.

Votar em alguém que não tem a mínima condição intelectual e emocional, a quem falta maturidade, somente por ter o sobrenome “Bolsonaro”, é não pensar na cidade.

Alerta a BC 2

Quem assistiu ao vídeo anterior viu mais uma bizarrice de Jair Renan Bolsonaro (PL). Ele nem sabe o que faz um vereador. Além de ter sido mal-educado, ao falar um palavrão em meio a senhoras e crianças, ele não sabe se comunicar e, pior, colocou o “seu gabinete”, como se já estivesse eleito, à disposição de várias cidades.

Alguém precisa avisá-lo de que não existe a figura do “vereador estadual”. É lamentável que Santa Catarina tenha que passar por essa situação.

Alerta a BC 3

Não votar em Jair Renan Bolsonaro não fará de você menos bolsonarista, mas mostrará que você é consciente de que um município da importância de Balneário Camboriú não pode eleger alguém que não tem a mínima qualificação. Renan Bolsonaro quer um emprego e uma escada para um projeto federal.

Enquanto há candidatos interessantes em todos os partidos, com condições e vontade de realmente trabalhar pela cidade, com serviços prestados na Câmara ou na sociedade, Renan apareceu ontem na cidade, sem qualificação ou qualquer ligação afetiva, cultural e até comportamental com a história de BC, querendo tirar o espaço de pessoas que realmente merecem estar na Câmara.

Será que BC precisa eleger alguém que se mostra quase analfabeto para ser vereador?

Alerta a BC 4

Nem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acredita no próprio filho. Viralizou o vídeo da chegada de Bolsonaro ao estado na semana passada. Renan Bolsonaro foi cumprimentá-lo na saída do desembarque e recebeu apenas um leve aperto de mão, sem que o ex-presidente o olhasse. Bolsonaro virou o rosto.

Além disso, conforme noticiado pelo site Diarinho, Jair Bolsonaro não permitiu que o microfone fosse passado para o filho naquele comício esvaziado que ocorreu em Balneário Camboriú. Portanto, os sinais estão claros de que BC precisa definitivamente dizer “não”, para que Renan tente a sorte no estado onde ele realmente tem ligação familiar, o Rio de Janeiro.

Santa Catarina não pode se permitir ser usada por alguém que nada fará pelo bem da população.

Doações

O senador Beto Martins (PL) apresentou uma proposta sobre como os contribuintes podem destinar parte de seu Imposto de Renda para causas sociais. O Projeto de Lei apresentado por ele visa permitir que as pessoas físicas parcelem o valor doado aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos do Idoso diretamente na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

O grande diferencial do projeto é permitir que a doação seja parcelada no mesmo número de quotas do imposto a pagar indicadas pelo contribuinte, oferecendo maior flexibilidade e frequência nas doações. Atualmente, a legislação só permite uma única doação no momento da declaração do IRPF, o que limita a capacidade dos contribuintes de apoiar causas sociais ao longo do ano.

Apoio

Coronel Ivon anunciou apoio ao candidato a prefeito de Palhoça, Luciano Pereira (PSD). Ivon ficou em terceiro lugar em 2020, atrás do próprio Pereira, que ficou em segundo no pleito que elegeu Eduardo Freccia (PL).

A vice na chapa, Dayana Guimarães (UB), é esposa do deputado estadual Sérgio Guimarães (UB), que ficou em quarto. Outro que está na aliança é Jean Negão (PSD), que ficou em quinto, mas agora disputa uma vaga à Câmara de Vereadores.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas