O governo paraguaio manifestou interesse em utilizar os portos de Santa Catarina como alternativa para impulsionar o comércio internacional do país. A proposta foi apresentada ao secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, durante reuniões no Ministério de Relações Exteriores do Paraguai e no Porto de Assunção.
Atualmente, o país vizinho mantém convênios para uso dos portos brasileiros de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS). A inclusão dos portos catarinenses na logística do país vizinho poderá reduzir distâncias e aumentar a competitividade da indústria paraguaia.
“Agora, os representantes do governo do Paraguai deverão procurar o governo brasileiro para obter essa autorização. Para eles, utilizar os portos catarinenses encurtaria rotas e traria ganhos significativos à competitividade dos negócios”, destacou Amaral.
A visita do secretário catarinense ao Paraguai incluiu uma comitiva formada por representantes da Fiesc, Facisc e do Movimento Pró-Ferrovias. O grupo participou da Expo Paraguay-Brasil 2024, evento organizado pela Câmara de Comércio Paraguay Brasil, considerado o maior encontro de negócios entre os dois países.
Em reunião com o vice-ministro de Relações Exteriores do Paraguai, embaixador Víctor Alfredo Verdún Bitar, também foram discutidos projetos de infraestrutura que facilitem a logística. Um dos destaques foi a hidrovia de 3,5 mil quilômetros que atravessa o Rio Paraguai e chega até Montevidéu, no Uruguai.
Entre as iniciativas em análise, está a construção de uma ponte rodoferroviária, que poderia viabilizar um projeto ferroviário ligando o Paraguai, a Argentina e Santa Catarina.
Eleição da OAB
Há uma corrente majoritária no meio da advocacia que considera a vitória de Juliano Mandelli, amanhã, na eleição para a presidência da OAB de Santa Catarina, um passo importante para que o estado se credencie a eleger o presidente nacional. A leitura é que, elegendo Mandelli por meio de seu grupo, e caso se eleja para o Conselho Federal, o atual vice-presidente nacional da entidade, Rafael Horn, chegará fortalecido em Brasília para tentar construir uma candidatura.
Troca na Comunicação
Uma fonte ligada ao Governo do Estado confirmou a informação divulgada ontem pela coluna sobre o secretário de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis, Bruno Oliveira. Segundo a fonte, o convite para assumir a Secretaria de Estado da Comunicação será oficializado a ele pelo próprio governador Jorginho Mello (PL) nos próximos dias. O objetivo seria melhorar a imagem do governador.
Espaços do MDB
Nesta semana, deve ser intensificado o trabalho do governador Jorginho Mello (PL) para resolver a situação do deputado federal Carlos Chiodini (MDB). Informações de bastidores indicam que a demora estaria incomodando o parlamentar.
Fontes ligadas ao governo afirmam que Jorginho quer Chiodini na Secretaria de Estado da Infraestrutura. Caso isso ocorra, um novo nome poderá surgir no cenário, já que o governador prometeu que os emedebistas ocupariam três secretarias. Se houver a troca de Jerry Comper por Chiodini, ainda faltará um espaço para o MDB.
Interlocução
O que chama a atenção nessa tentativa do deputado federal Carlos Chiodini (MDB) de retornar a Santa Catarina é o objetivo, segundo fontes do partido, de se descolar do governo Lula (PT). Contudo, o governador Jorginho Mello (PL) enxerga o contrário. O entendimento é que a boa relação de Chiodini com o Governo Federal poderá facilitar a interlocução com Brasília.
Praia poluída
Em reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) destacou o relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente, que aponta 8 dos 10 pontos analisados como impróprios para banho na Praia Central de Balneário Camboriú.
“Estamos em novembro, mas a solução prometida pelos dirigentes da companhia de água da cidade, indicados pelo prefeito, não surtiu efeito. O maior balneário de Santa Catarina provavelmente enfrentará novamente o problema da praia poluída”, afirmou Humberto.
500 mil seguidores
A deputada federal catarinense Júlia Zanatta (PL) alcançou a marca de 500 mil seguidores no Instagram. Atualmente, ela tem mais seguidores que o governador Jorginho Mello (PL). Nas redes sociais, a parlamentar só perde para sua colega Caroline de Toni (PL).
Júlia lembrou que tinha 111 mil seguidores quando foi eleita, coincidentemente o mesmo número de votos que recebeu na eleição de 2022. Ela acredita que o crescimento nas redes sociais pode se refletir em votos.
Michel Temer em SC
O ex-presidente Michel Temer (MDB) esteve em Caçador, onde foi recebido pelo 1º vice-presidente da Fiesc, Gilberto Seleme. Temer veio ao estado para receber da Uniarp o título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento ao apoio, durante sua gestão presidencial, à implantação do curso de Medicina em Caçador.
Após a diplomação, ele realizou uma palestra para um auditório lotado, na qual destacou a importância do diálogo. “No meu governo, nem o nome de projetos que davam certo eu mudava. Corrigi, evidentemente, o que estava equivocado. Por exemplo, o PIB era negativo. Um ano e seis meses depois, com todas aquelas medidas que tomamos, o resultado foi positivo em 1,8%”, destacou.
Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.