O Conselho Deliberativo do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), do Governo do Estado, aprovou ontem, uma nova rodada de concessões de incentivo fiscal para investimentos privados. Ao todo, serão R$ 752 milhões investidos pela iniciativa privada em diversas regiões por meio de oito projetos com geração de 620 empregos. Com a nova rodada, o Conselho do Prodec já aprovou R$ 5,9 bilhões em investimentos desde o início de 2023.
Após a aprovação pelo Conselho Deliberativo, os projetos serão encaminhados para bancos de fomento Badesc ou BRDE e posteriormente ao governador Jorginho Mello (PL) a fim de formalizar a concessão do incentivo fiscal. O Conselho Deliberativo do Prodec é formado por representantes do governo, bem como de entidades da sociedade civil, e avalia pareceres de um Comitê Técnico.
Racha no PL
O clima não é nada bom na bancada do PL na Assembleia Legislativa. O partido quer indicar um nome para compor a mesa diretora do parlamento para os próximos dois anos. A pedido do governador Jorginho Mello (PL), alguns deputados escolheram Carlos Humberto Silva para ser o indicado.
Porém, houve resistências, e a decisão foi para o voto secreto. Silva ganhou por 5 a 4 de Nilso Berlanda. Os deputados Sargento Lima e Jessé Lopes, que não estiveram presentes na reunião, pediram para votar, gerando ainda mais insatisfação. A condução da escolha foi amplamente criticada, expondo tensões internas entre deputados.
Transição em BC
A prefeita eleita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), realizou ontem sua segunda reunião com o prefeito Fabrício Oliveira (PL) desde as eleições. Durante o encontro, Juliana apresentou o projeto de reforma administrativa, incluindo minuta, justificativa, impacto orçamentário, organograma e todos os anexos necessários para análise.
Fabrício determinou a realização de um estudo de impacto orçamentário, peça técnica que cabe exclusivamente à atual administração. A expectativa é que o prefeito encaminhe o projeto à Câmara de Vereadores na próxima semana, em caráter de urgência, como solicitado por Juliana no encontro.
Convite
Durante o encontro, que, segundo fontes, foi menos formal do que o primeiro, a prefeita eleita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), formalizou um convite ao prefeito Fabrício Oliveira (PL) para participar de sua cerimônia de posse e realizar a transferência simbólica do cargo. Fabrício confirmou sua presença no evento, destacando a importância do momento histórico para a cidade.
Mais um nome
Até amanhã, a prefeita eleita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), deve anunciar o nome do advogado Leocádio Giacomello para a Secretaria de Compras.
Hipersensibilidade
A vereadora Pri Fernandes (PSD), reconhecida por sua defesa da causa animal em Florianópolis, reuniu-se com o deputado estadual Júlio Garcia (PSD) na Assembleia Legislativa. O objetivo do encontro foi discutir o projeto de lei, de autoria do deputado, que visa proibir a queima de fogos de artifício com estampido em todo o estado.
Ao término da reunião, Garcia comprometeu-se a pautar o projeto ainda este ano. A proposta prevê a proibição do uso de fogos de artifício que produzem sons altos e explosivos, permitindo apenas os chamados “fogos de vista”, que proporcionam efeitos luminosos sem ruído significativo.
Grupos vulneráveis
O projeto do deputado estadual Júlio Garcia (PSD) busca equilibrar as tradições culturais de celebrações com a necessidade de proteger grupos vulneráveis. Estudos indicam que o estampido gerado por fogos de artifício está entre as principais causas de desconforto e crises em crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista.
Além disso, animais domésticos e silvestres são frequentemente afetados por acidentes e estresse extremo devido ao barulho intenso.
Agropecuária
O deputado federal catarinense Rafael Pezenti (MDB) foi eleito para a Diretoria de Meio Ambiente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no biênio 2025/2026. A escolha foi unânime e contou com o apoio de lideranças de diversos partidos.
“É uma honra assumir essa responsabilidade. Vamos trabalhar para combater inverdades sobre a produção agropecuária brasileira e mostrar o papel crucial da agricultura na preservação ambiental”, afirmou Pezenti. Ele também destacou a importância da COP-30, que será realizada no Brasil no próximo ano.
Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.