
Santa Catarina firmou parceria estratégica com o Banco Mundial. O estado garantiu um financiamento de US$ 149 milhões para a execução de obras prioritárias e a realização de estudos técnicos que visam mitigar riscos e fortalecer a resiliência climática em regiões vulneráveis.
Esse investimento faz parte do programa Santa Catarina Protegida e Resiliente, que dá continuidade a ações desenvolvidas nos últimos anos, como o Plano Diretor para Redução de Riscos de Enchentes, elaborado em parceria com a agência japonesa Jica. Jack Campbell, representante do Banco Mundial, ressaltou a importância do estado no cenário nacional.
“Santa Catarina se destaca no Brasil por sua abordagem técnica e política na gestão de desastres, com objetivos claros e estruturados. A intenção do Banco Mundial é ampliar essa parceria, trazendo soluções inovadoras e expertise internacional para agregar valor às iniciativas locais.”
A equipe do Banco Mundial visitou municípios do Vale e Alto Vale do Itajaí, como Rio do Sul, Taió e Brusque, para avaliar de perto os desafios enfrentados pelas comunidades frequentemente afetadas por enchentes.
Decisão em grupo
O deputado federal Valdir Cobalchini, que devolve hoje a presidência estadual do MDB, defende que o partido não feche questão em relação ao projeto de reeleição do governador Jorginho Mello (PL) neste momento. Apesar dessa opinião, ele afirma que seguirá a decisão do partido, caso o encaminhamento seja pela antecipação do apoio.
Cobalchini, que fez questão de dizer que não tem nada contra o governador, destacou que a decisão sobre a governabilidade na Assembleia Legislativa é da bancada estadual. Contudo, a questão eleitoral deveria ser decidida por todo o partido.
Forças do MDB
O MDB tem três nomes que se destacam atualmente como as maiores lideranças do partido no estado: os deputados federais Valdir Cobalchini e Carlos Chiodini, além do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal. Nos bastidores, há quem defenda que o partido siga independente e apresente um desses três nomes para a majoritária em 2026.
Balanço da indústria
A Fiesc realiza amanhã, às 14h30, um balanço econômico do ano. Também serão apresentadas as perspectivas para o ano que vem. O encontro com a imprensa será na sede da entidade, em Florianópolis.
Buscas
Santa Catarina foi o estado brasileiro com maior número de buscas no Google Trends sobre comércio, indústria, emprego e turismo nos últimos 12 meses. A indústria foi o principal destaque, mostrando a relevância do setor para a economia estadual, com interesse voltado para inovação, exportações e cadeias produtivas. O estado superou São Paulo e Paraná nas buscas.
Passarela
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), vai inaugurar, na próxima quinta-feira (12), a passarela do Parque dos Imigrantes, no Distrito de Rio Maina. A solenidade começará às 19h, ao lado do Memorial Nikola Tesla.
Cardeal catarinense
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, é um dos novos cardeais da Igreja Católica. Natural de Gaspar, ele foi um dos nomeados pelo Papa Francisco. O religioso recebeu o título da igreja de São Gregório Magno “alla Magliana Nuova”.
Spengler participará sempre que for convocado um Conclave. Ordenado em Gaspar, ele ingressou na Ordem dos Frades Menores de Rodeio. Foi pároco em São José e desempenhou funções administrativas e pastorais na Diocese de Florianópolis. Após, foi para o Rio Grande do Sul.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.