
O governador, Jorginho Mello (PL), dá início à segunda edição do programa Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas nesta segunda-feira. A primeira agenda é na região da Grande Florianópolis, onde o chefe do Executivo estadual, acompanhado de secretários, presidentes de autarquias, gerentes regionais e parlamentares, se reúne com os prefeitos e vice-prefeitos dos municípios que integram a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS).
A iniciativa tem como objetivo dialogar com os prefeitos e apresentar os investimentos já realizados pelo governo estadual, as obras em andamento e os futuros projetos para cada uma das 21 associações regionais de municípios.
Quer garantir
O governador Jorginho Mello (PL), que chegou a reclamar da antecipação da eleição de 2026, já quer fechar um movimento com o objetivo de garantir o apoio para o próximo ano desde já. Uma fonte me disse que Jorginho acredita que, ao fechar com o MDB, conseguirá que o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), também anuncie um apoio publicamente. O governador entende que MDB e Novo lhe darão o suporte necessário para tentar se reeleger.
Comando da PM
A queda do coronel Aurélio Pelozato do comando-geral da Polícia Militar já era esperada. Há tempos, inúmeros policiais se manifestaram, até mesmo através desta coluna, contra o então comandante que, desde o início de seu trabalho, foi contestado. Conforme noticiei na semana passada, o coronel Jofrey dos Santos é o favorito para assumir o comando, mas tem um porém: o governador Jorginho Mello (PL) tenta convencer o deputado estadual Mauro De Nadal a se juntar à ala do MDB que deseja aderir ao governo. De Nadal é uma das principais lideranças do partido que se opõe à adesão. Para ter sucesso na conversa, o governador poderia até mesmo oferecer o comando da PM, que, neste caso, seria dado ao coronel Ricardo da Silva. O anúncio será amanhã.
Futuro de Antídio 1

O deputado estadual Antídio Lunelli já há algum tempo está incomodado com alguns encaminhamentos no MDB. O sentimento do parlamentar é que não haverá espaço para ele na majoritária do próximo ano. O sonho de Lunelli é disputar o pleito a governador ou vice. Ele chegou a sonhar com algumas posições através do partido, a exemplo da presidência da Assembleia Legislativa e até mesmo o comando estadual do MDB. Não teve força e, segundo algumas fontes, a gota d’água para aceitar levar adiante as conversas com o União Brasil, que, através de seu presidente estadual, o deputado federal Fábio Schiochet, já o procurava há algum tempo, foi a declaração do ex-presidente da Alesc, Mauro De Nadal, de que o nome dos emedebistas ao Governo é o do deputado federal Carlos Chiodini.
Futuro de Antídio 2
O deputado estadual Antídio Lunelli quer o comando estadual do MDB. Ele sabe que, somente sendo presidente, lhe será oportunizada a possibilidade de disputar a próxima eleição como candidato a governador ou vice. Se ele não receber o comando, dificilmente ficará no partido. Quanto ao União Brasil, o presidente estadual Fábio Schiochet já garantiu a ele um espaço na majoritária e ficou no ar a conversa sobre um possível comando estadual do partido.
Deputados

O deputado federal Rafael Pezenti (MDB) conquistou o apoio de Kim Kataguiri (UB-SP) para barrar a proposta que pode criar 14 novas vagas na Câmara dos Deputados. Kataguiri também declarou suporte ao projeto de Pezenti, que redistribui as vagas existentes com base no Censo, sem aumentar o número total de parlamentares. Se aprovada, a medida garantirá quatro novos assentos a Santa Catarina. O STF determinou que o Congresso defina o novo tamanho das bancadas até 30 de junho, sob risco de decisão pelo TSE. “O Brasil não precisa de mais deputados, mas de mais responsabilidade com o contribuinte”, afirmou Pezenti.
Maçons na OEA

Grão-Mestres da Confederação Maçônica Interamericana realizaram uma missão técnica junto à Organização dos Estados Americanos (OEA). De acordo com os participantes da viagem, o objetivo foi aprofundar os conhecimentos em áreas fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica. Esteve em debate durante a viagem “A Democracia nas Américas”, o “Sistema Interamericano de Direitos Humanos”, a “Carta Democrática Interamericana” e a “Observação Eleitoral”.
Energia trifásica

A vice-governadora Marilisa Boehm (PL) solicitou à Celesc a inclusão de Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, São Bento do Sul e Schroeder na nova expansão da rede de energia trifásica que a empresa fará nos próximos anos. Os ofícios com a demanda foram entregues ao presidente da estatal, Tarcísio Rosa.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.