O governador Jorginho Mello (PL) recebeu o cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Jason Green. O encontro também teve a participação do secretário da Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen e do presidente da InvestSC, Renato Lacerda.
O cônsul, que atua no Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre desde setembro com abrangência aos territórios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, agendou a visita para se apresentar ao governador e tratar de assuntos de interesse comum entre o estado e os Estados Unidos.
Além do fortalecimento do comércio exterior e da oportunidade de atração de investidores e empresas americanas pela InvestSC, Jorginho Mello tratou da possibilidade de um voo direto para Miami, uma vez que Santa Catarina já possui quatro voos semanais para o transporte de cargas. O Consulado irá acionar o departamento de comércio americano no Brasil para dar um encaminhamento à demanda.
Em Brasília
Conforme antecipei em primeira mão, o deputado federal Carlos Chiodini (MDB) foi convidado por Hugo Motta (Republicanos), futuro presidente da Câmara dos Deputados, para assumir uma posição na futura mesa diretora. Chiodini tem se animado com a ideia e tem grande chance de aceitar a indicação, que deverá ser feita pelo presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi.
Catarinenses com Motta
Ontem, o Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional, coordenado pelo deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), reuniu-se com o futuro presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos).
Somente os deputados participaram. Durante a conversa, Cobalchini e os demais parlamentares disseram que procurarão Motta no início de sua presidência para discutir as pautas de Santa Catarina. Os parlamentares reclamaram que o estado tem sido relegado a segundo plano e, pelo que gera de recursos para o país, merece um tratamento melhor.
Schiochet com Caiado
O União Brasil realizou ontem, no Clube Naval de Brasília, um jantar de fim de ano. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu o apoio de todos os presentes após a decisão que o tornou inelegível por oito anos pela acusação de abuso do poder político durante a eleição, em que apoiou o candidato Sandro Mabel (UB), eleito prefeito de Goiânia.
A decisão foi em primeira instância e cabe recurso; por isso, Caiado segue com seus direitos políticos. Ele conversou por um bom tempo com o deputado federal catarinense Fábio Schiochet, tesoureiro da executiva nacional do partido.
Durante a conversa, Ronaldo Caiado afirmou estar tranquilo quanto à reversão da decisão e que seguirá trabalhando para disputar a eleição à Presidência da República. Schiochet me disse que o partido se empenhará a favor de Caiado e acredita na manutenção de seus direitos políticos.
Renúncia
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), renunciará ao mandato na próxima terça-feira. Será um gesto para o vice-prefeito Itamar Agnoletto (Progressistas), que encerrará o mandato e passará a faixa para Rodrigues no início do próximo ano.
Críticas em Blumenau
O prefeito eleito de Blumenau, Egídio Ferrari (PL), tem sido alvo de críticas por ter viajado com a família para os Estados Unidos durante a transição de governo. O descontentamento ocorre pelo fato de Ferrari não ter experiência no Executivo e ter viajado em vez de se inteirar sobre a situação do município.
Vale destacar que Blumenau é um dos maiores municípios do estado e um dos que mais arrecadam, ao mesmo tempo em que enfrenta inúmeros desafios. Nomes para o Meio Ambiente, Secretaria da Família e Serviços Urbanos ainda não foram definidos. Ferrari também se licenciou da Assembleia Legislativa no momento em que está sendo discutido o orçamento para o próximo ano.
Egídio se manifesta
O prefeito eleito Egídio Ferrari (PL) me disse que a viagem estava programada e paga desde fevereiro do ano passado, quando nem pensava na eleição. Quanto à transição, respondeu que trabalhou desde que foi eleito e que tudo ficou encaminhado durante dois meses para deixar tudo preparado para o início da gestão.
Sobre as três secretarias, Ferrari disse que já escolheu os nomes, mas que ainda não os divulgou. Antes, irá validá-los com a vice-prefeita, Maria Regina Soar (PSDB).
Segurança
O promotor de Justiça da 14ª Promotoria de Chapecó, Simão Baran Júnior, realizou um estudo inédito sobre Segurança Pública Municipal. Durante três anos, ele compilou dados sobre a criminalidade em Chapecó.
O estudo demonstra números que colocam a capital do Oeste nos mesmos patamares de cidades europeias e americanas, muitas vezes com dados mais positivos. O número de homicídios em 2023 foi o mais baixo em 30 anos, enquanto o de roubos reduziu em 70%, superando Miami, nos Estados Unidos.
Os números foram apresentados em um evento, e um dos fatores destacados por Júnior é a união das forças de segurança e o apoio do poder público. Esse trabalho foi realizado com a colaboração do advogado e consultor em segurança, Márcio Bueno. O estudo pode ser acessado no site https://mpsc.mp.br.
Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.