Região Balneário / Itajaí / Itapema

Governador autoriza obras para a Defesa Civil

Saída de Jerry Comper, Topazio na Fecam e outros destaques

Autor
Governador autoriza obras para a Defesa Civil
Foto: Divulgação/SECOM

O governador Jorginho Mello (PL) assinou ontem, quatro ordens de serviço referentes à Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Três dos documentos garantem a manutenção dos 20 Centros Integrados de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerds) e da Central de Emergência da pasta e o outro é referente à reforma dos diques de Blumenau.

PUBLICIDADE

“É mais um passo para garantir a segurança da vida e do patrimônio das pessoas. Dar condições para que os profissionais da Proteção e Defesa Civil trabalhem da melhor forma é ajudar a mudar o histórico de desastres do nosso estado”, afirmou Mello.

Blumenau terá todos os oito diques de contenção reformados. Na semana passada o governador já havia assinado as ordens de serviço para dois lotes de manutenção e agora concluiu o que faltava. A assinatura tem o valor de quase R$ 2,6 milhões, totalizando cerca de R$ 15 milhões para as ações. O contrato prevê instalação do conjunto de motobombas submersíveis, além de transformador, inversor de frequência e gerador a diesel.

Saída de Jerry?

Corre nos bastidores do Governo do Estado que o governador Jorginho Mello (PL) poderá fazer uma troca na Secretaria de Estado da Infraestrutura, tirando Jerry Comper. Ele só está esperando a definição do MDB para tomar a decisão. Não havendo a adesão dos emedebistas, ficaria mais fácil tirar Comper. Agora, se o MDB se tornar governo, Jorginho negociaria com o partido uma saída de Jerry sem traumas. Procurei um importante quadro do governo para confirmar a informação. A fonte não confirmou.

Comissões

O deputado estadual Pepê Collaço (Progressistas) terá a responsabilidade de presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Já a Comissão de Finanças seguirá sob o comando do deputado Marcos Vieira (PSDB). A Alesc realiza a eleição de sua mesa diretora neste sábado, a partir das 14h. O deputado Júlio Garcia (PSD) comandará o parlamento no próximo biênio, tendo Fernando Krelling (MDB) como vice.

Fecam

Topázio Neto vence no primeiro turno e é reeleito em Florianópolis
Foto: Arquivo

A pedido do governador Jorginho Mello (PL), o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), se colocou como candidato para presidir a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Topázio não terá adversário e irá de chapa única. Mesmo se afastando do PSD, conseguiu também o apoio do partido para comandar a entidade. O prefeito de São Domingos, Márcio Grosbelli (Progressistas), será o primeiro-vice-presidente, e o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior (PL), será o segundo vice. A eleição de Topázio dá a Jorginho um forte poder de influência sobre a Fecam.

Fórum da segurança

Entidades da Segurança Pública estadual anunciaram, ontem, a criação do Fórum Estadual de Segurança Pública. Reunidas na Associação Barriga Verde dos Oficiais Militares Estaduais de SC (ABVO), as lideranças destacaram que o espaço visa promover o diálogo e buscar soluções para os desafios do setor. Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 3.

Descontentes

O prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari (PL), mal começou sua gestão e já enfrenta inúmeras reclamações em sua base. Segundo uma fonte, o motivo para o descontentamento é que Ferrari teria prometido cargos para todos os apoiadores que trabalharam na eleição. O problema é nomear a todos, já que dez partidos apoiaram sua eleição. “Até agora, não acomodou nem a metade desses apoiadores. Tem gente que trabalhou para ele, foi exonerado e está esperando em casa ser chamado, mas nunca vem esse chamado. A divisão da ‘pizza’ está muito aquém daquilo que foi prometido”, relatou a fonte.

#Pavimentou

O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD), anunciou a estreia do quadro #Pavimentou, que, segundo ele, é um novo modelo dinâmico de entrega de ruas e melhorias nos bairros para as comunidades. O conceito é dar visibilidade a cada etapa da obra, mostrando o impacto positivo na qualidade de vida da população e a transformação dos bairros. A estreia do #Pavimentou aconteceu esta semana, com a entrega da Rua Leonardo Bialeck, um trecho de mais de 1 km de pavimentação asfáltica na comunidade Linha Batista. Outras vias também estão previstas para serem pavimentadas nos próximos meses e lançadas nas redes sociais de Espíndola e do vice-prefeito Salésio Lima (PSD).

Erro em Biguaçu

A Prefeitura de Biguaçu quer desalojar três cães adotados pela comunidade, que há anos vivem onde hoje está o CRAS II. A secretária de Assistência Social do município quer retirar os animais, que já são idosos, do local. A vereadora de Florianópolis, ligada à causa animal, Pri Fernandes (PSD), foi chamada ao município para tentar ajudar a encontrar uma solução. Até a colocação de um portão foi negada. “O vice-prefeito mandou a Priscila levar os cães para casa se está tão preocupada. A secretária está irredutível”, relatou uma pessoa que procurou a coluna. Alexandre de Souza é o vice-prefeito, e Aline Coutinho Juanol é a secretária.

Falta empatia

Se há algo essencial em um gestor público, é empatia e um olhar social. Desalojar animais idosos demonstra que pode estar faltando à gestão de Biguaçu um olhar mais humanista e abrangente. Afinal, a responsabilidade do poder público não é apenas com os humanos, mas também com os animais. Que o prefeito Salmir Silva (MDB) anuncie uma solução que seja boa para a vida dos cães, que não podem simplesmente ser abandonados. Que exemplo a Prefeitura de Biguaçu quer dar?

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.