
O governador Jorginho Mello (PL) anunciou a continuidade das obras de prevenção e combate às cheias na cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. O investimento total será de R$ 21,268 milhões, destinados ao desassoreamento dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste, que cortam o município e fazem divisa com as cidades de Ituporanga e Laurentino.
A ação é uma das etapas do plano estadual de enfrentamento às enchentes na região e do Programa Proteção Levada a Sério. Serão 13,34 quilômetros de rios desassoreados, sendo 7,43 km no Rio Itajaí do Sul e 5,91 km no Rio Itajaí do Oeste.
Sobre Adriano
Ontem, o presidente estadual do partido Novo, Kahlil Zattar, me disse que o prefeito de Joinville, Adriano Silva, com certeza será o candidato do partido ao Governo do Estado. Porém, deixou claro que não sabe se essa candidatura será no ano que vem ou em 2030. “É reconhecidamente o melhor prefeito do Brasil e foi reeleito com 80% dos votos, uma votação histórica. O partido defende que ele seja candidato já em 2026, por acreditar que ele é o melhor nome para Santa Catarina, com entregas concretas e reconhecidas pela população, como, por exemplo, trazer Joinville para a posição número 1 do Brasil no IDEB, em apenas 4 anos”, afirmou com entusiasmo.
Não quer
Mesmo não escondendo o entusiasmo com a possibilidade de uma candidatura do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), ao Governo do Estado, o presidente estadual do Novo, Kahlil Zattar, admite que o prefeito, por enquanto, não pensa em se candidatar. “Mas é claro que isso pode mudar até abril de 2026, que é a data-limite para desincompatibilização. Para 2030, ele já confirmou que está certo; para 2026, ele, por enquanto, diz que não quer. “Vamos aguardar ele digerir a ideia, tentar convencê-lo ainda. Temos tempo”, destacou.
CPI do Esgoto
A Comissão Parlamentar de Inquérito, instaurada na Câmara de Vereadores de Blumenau para investigar possíveis irregularidades administrativas no contrato de concessão do serviço público de esgotamento sanitário, realiza hoje nova reunião, às 10h. A sessão contará com a presença do advogado Raul Ribas, presidente da Comissão Especial Temporária da OAB Blumenau, criada por deliberação do presidente da subseção, Pedro Cascaes Neto. O grupo foi instituído com o objetivo de analisar juridicamente os impactos da Decisão Final nº 272/2024 da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR) e do 5º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão nº 017/2010.
Parecer
Durante o encontro da CPI do Esgoto, os advogados vão apresentar o parecer elaborado pela comissão da OAB sobre a Revisão Tarifária Extraordinária do contrato firmado entre o Município de Blumenau, o SAMAE, a BRK Ambiental e a AGIR. Inicialmente, havia sido convidado para esta reunião o ex-diretor do Samae, André Espezim, que justificou impossibilidade de comparecimento nesta data. Sua participação foi reagendada para o dia 29 de julho.
Morte estranha
A família do dentista Cezar Maurício Ferreira, de 57 anos, morador de São José, que foi encontrado morto na cela de uma delegacia, denuncia uma série de supostos erros que teriam contribuído para a morte do servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), ocorrida no dia 19 de julho, em São José. De acordo com nota divulgada pelo advogado Wilson Knöner Campos, Cezar sofreu um infarto enquanto dirigia e foi levado à Central de Polícia, ao invés de receber atendimento médico. Ele teria sido confundido com um motorista embriagado. Preso em uma cela, foi encontrado morto quase 11 horas depois. A família exige investigação rigorosa e responsabilização dos envolvidos. Campos relata que Ferreira não consumia álcool, por ser evangélico. O dentista frequentava a Igreja Adventista.
Sinais de infarto
Segundo familiares, dentista e servidor público Cezar Maurício Ferreira sofreu um mal súbito durante um deslocamento de carro, colidindo levemente com outro veículo. Apesar de apresentar sintomas de infarto, foi detido pela Polícia Militar e não recebeu atendimento médico. O Samu só foi acionado na manhã seguinte, quando Ferreira já estava morto. Segundo nota assinada pelo advogado da família, o ex-militar da Marinha e servidor do TRT-SC sofreu um infarto, mas foi tratado como um infrator e não recebeu atendimento médico. A família relata que sequer foi informada da prisão ou da morte e ainda teve o desejo de cremação negado devido à classificação da morte como “violenta”. A tragédia, considerada “totalmente evitável”, será objeto de ações legais, conforme informou o advogado.

BO
A coluna teve acesso ao boletim de ocorrência em que consta a prisão do dentista Cezar Maurício Ferreira. No registro, é dito que ele foi levado para a cela após os procedimentos normais, e que foi oferecido água e comida para ele. Porém, o agente de polícia relata no BO que Ferreira não aceitou, e que pediu apenas uma coberta e um travesseiro, e foi dormir. Que, por duas vezes durante a madrugada, foram até a cela e conferiram que estava tudo bem; porém, por volta das 07h40, o encontraram morto. Ele estava deitado de bruços no chão. A coluna tentou falar com as assessorias da Polícia Militar e da Polícia Civil, mas não obteve retorno. Seguiremos com a apuração do caso.

Energia
São José será palco, hoje, de um evento estratégico no cenário da inovação energética. A empresa China Nature Energy Technology, uma das três maiores do mundo no setor da energia nova, promove o encontro “Energia Nova para Transformar o Futuro”, com apoio institucional da Prefeitura de São José. O evento será realizado na sede da AEMFLO/CDL-SJ, com coffee receptivo às 18h30 e início oficial às 19h, reunindo empresários, gestores públicos e especialistas do setor energético. A participação é gratuita, mediante inscrição.
Inovação
A China Nature Energy apresentará no evento a otimização em tempo real do consumo energético: a IA aprende os padrões de consumo e sugere os melhores modos e horários de operação, gerando economia e eficiência. Manutenção preditiva: sensores e algoritmos antecipam falhas em turbinas, baterias e redes elétricas, evitando paradas inesperadas e custos elevados com reparos emergenciais. Com sede global e ações em bolsa de valores, a empresa atua em áreas como energia eólica, transmissão e integração energética, armazenamento de energia e, mais recentemente, na área da “Medicina Energética” — uma tecnologia que une saúde, bem-estar e inovação energética.
Nota de Esclarecimento
“Em relação à matéria publicada no portal SC em Pauta em 21 de julho de 2025, venho, na qualidade de advogado de Israel Rocha, prestar os seguintes esclarecimentos.
As acusações levantadas na referida matéria não passam de uma tentativa de perseguição política. Israel Rocha, enquanto presidente estadual do PSB de Santa Catarina, sempre atuou com ética e em conformidade com as normas legais, como está sendo apurado pela Polícia Federal. O processo de investigação está em andamento, e estamos confiantes de que as acusações serão desmentidas, pois não há qualquer fundamento nas alegações feitas.
É evidente que essas tentativas de desestabilizar a imagem do Sr. Israel Rocha e do PSB estão ligadas a um desapontamento com o resultado do pleito eleitoral. A frustração de alguns envolvidos com o processo eleitoral está sendo canalizada por meio de ataques infundados, sem qualquer base jurídica ou factual.
Israel Rocha sempre atuou com integridade e transparência, e é isso que será comprovado ao longo da apuração.
Atenciosamente, Alexandre Salum Pinto da Luz – Advogado de Israel Rocha

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.