Região Balneário / Itajaí

Fórum Parlamentar discute concessão de BR em SC

Pesquisas de intenção de votos em São José, Criciúma e muito mais

Autor
Fórum Parlamentar discute concessão de BR em SC

O senador Esperidião Amin (Progressistas) esteve em Lages, na Serra catarinense, participando da reunião do Fórum Parlamentar para tratar da otimização do contrato de concessão da BR-116 e inclusão de possíveis obras de mobilidade.

PUBLICIDADE

“Fizemos as reivindicações pertinentes às melhorias do trecho da BR-116, compreendido mais ao Sul. A primeira exigência foi de que o free flow — sistema de cobrança de pedágio que funciona sem a necessidade de praças físicas de cobrança, como cancelas — seja colocado como imposição na otimização, tanto da 116 quanto da 101 Norte”, explicou Amin.

Rodovias

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), convidou o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, para visitar as rodovias estaduais no Oeste e Extremo-Oeste. De Nadal, que também está na região apoiando os candidatos do MDB, fez um roteiro para apresentar a Jerry as condições das rodovias.

Orvino lidera pesquisa em São José

O atual prefeito de São José, Orvino de Ávila (PSD), ampliou sua liderança em uma nova pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Instituto 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência. No cenário espontâneo, em que os candidatos não são apresentados aos eleitores, o prefeito abriu quase 10 pontos percentuais sobre a segunda colocada, a ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL).

Orvino tem 24,6% das intenções de voto, contra 14,9% de Adeliana. Em seguida, aparecem Antônio Battisti (PT), com 4,5%, Moacir da Silva (Podemos), com 4,1%, e Vanessa Milis (Novo), com 1,1%.

No cenário estimulado, quando os candidatos são apresentados aos entrevistados, Orvino chega a 31,1% contra 26,1% de Adeliana. Nesse caso, Moacir aparece com 8,5%, ultrapassando o candidato Battisti, que tem 6,7%, e assumindo a terceira colocação na disputa. Em quinto, Vanessa pontua com 4,4%.

Votos válidos

Com base no cenário estimulado, é possível calcular os votos válidos. Se a eleição fosse hoje, Orvino de Ávila chegaria a 40,49%. Adeliana viria em seguida com 33,98%, seguida de Moacir da Silva com 11,07%, Battisti com 8,72% e Vanessa com 5,73% completam a lista.

Rejeição

O Instituto 100% Cidades também pesquisou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é de Adeliana Dal Pont, com 32,7%. Orvino aparece em segundo, com 27,5%, seguido de Battisti, com 21,9%, Moacir, com 12,7%, e Vanessa, com 11,7%. Além disso, 14,7% dos entrevistados não rejeitam nenhum candidato, 2,6% rejeitam todos, e 14,9% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa do Instituto 100% Cidades está registrada sob o número SC-08184/2024. Foram ouvidas 400 pessoas, e a margem de erro é de 4,9 pontos percentuais. O índice de confiança é de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 23 e 31 de agosto.

DNA catarinense

Repercute positivamente em Brasília o avanço do Projeto de Lei que visa promover um maior lastro de segurança à advocacia brasileira, tornando qualificados os crimes de homicídio e lesão corporal contra advogados em razão das suas funções ou em decorrência delas. Vale destacar que a iniciativa do projeto é catarinense, pois a redação partiu do jurista Thiago de Miranda Coutinho.

Com forte articulação do vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, apoiado pela bancada catarinense no Conselho Federal da entidade, o texto aprovado na CCJ será analisado pelo Plenário da Câmara e deverá seguir para o Senado. O senador Esperidião Amin (Progressistas) achou importante a proposta e poderá pedir a relatoria.

Pesquisa

A nova pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Criciúma aponta para a esperada polarização entre os candidatos Ricardo Guidi (PL) e Vaguinho Espíndola (PSD). O levantamento foi feito pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), contratado pela Rádio Som Maior.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Guidi aparece com 28,3% das citações, apresentando queda em relação à primeira pesquisa, que apontou 32,2%. Já Vaguinho cresceu.

No primeiro levantamento, ele tinha 21,1%, agora passou para 24,3% das citações. Mesmo não podendo concorrer, o prefeito Clésio Salvaro (PSD) foi citado por 7%. Dos demais candidatos, Paulo Ferrarezi (MDB) pulou de 2,3% para 4,3%, Arlindo Rocha (PT) passou de 2,3% para 3,1%, Júlio Kaminski (Progressistas) se manteve com 1%, e Jorge Godinho (Solidariedade) caiu de 0,5% para 0,2%. O número de indecisos caiu de 30,9% para 29,6%.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, onde aparecem os nomes dos candidatos, Ricardo Guidi (PL) também lidera, mas com queda considerável de 44,2% das intenções de voto para 39,6%. Vaguinho Espíndola (PSD) está em segundo, subindo de 28,1% para 32,8%.

Paulo Ferrarezi (MDB) é o terceiro, subindo de 6,9% para 8,4%, seguido de Arlindo Rocha (PT), que caiu de 6,3% para 5,8% das intenções de voto. Júlio Kaminski (Progressistas) aparece na sequência, também apresentando queda de 2,9% para 1,1%. Jorge Godinho (Solidariedade) caiu de 1,6% para 0,6%. O número de indecisos subiu de 4,7% para 8%.

Rejeição

O candidato mais rejeitado pelo eleitor de Criciúma, segundo a pesquisa do IPC, é Arlindo Rocha (PT), com 36,7%. O segundo mais rejeitado é Ricardo Guidi (PL), com 13%. Júlio Kaminski (Progressistas) tem a rejeição de 8,2% dos entrevistados. Jorge Godinho (Solidariedade) tem 6,4% de rejeição, Vaguinho Espíndola (PSD) tem 6,3%, e Paulo Ferrarezi (MDB) é o que tem a menor rejeição, com 6%.

Análise

A segunda pesquisa realizada pelo mesmo instituto e contratada pela mesma emissora de rádio aponta que Ricardo Guidi (PL) bateu no teto e começa a apresentar uma curva descendente. Além dos números que caíram consideravelmente, tanto na espontânea quanto na estimulada, outro fator que deve preocupar a campanha do liberal é que a rejeição passou de 8,7% na primeira pesquisa para 13% na atual.

É a tempestade perfeita para Guidi, que, para se consolidar, precisava ter aumentado a diferença para o segundo colocado. Pelo contrário, o que se vê é um empate técnico na margem de erro entre ele e Vaguinho Espíndola (PSD), que apresentou um crescimento de 3% na espontânea e de mais de 4% na estimulada.

Mais um dado: Vaguinho praticamente não teve aumento na rejeição, já que a diferença é muito pequena, de 6,1% para 6,3%. Vemos uma provável mudança de cenário em andamento em Criciúma.

Fator Salvaro

A pesquisa também apontou que o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), tem um grande poder de influenciar na eleição. 48,4% entendem que ele ajuda muito, enquanto 29,3% dizem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ajuda muito, 18,7% entendem que o governador Jorginho Mello (PL) ajuda e 10,5% acreditam que o presidente Lula (PT) ajuda.

Esses números reforçam o caráter local da eleição, tanto que é possível sentir a força de Salvaro no movimento do tabuleiro eleitoral de Criciúma.

Dados da pesquisa

A pesquisa eleitoral das Eleições Municipais de 2024 em Criciúma foi protocolada sob o nº SC-08033/2024 e registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 27/08/2024, estando apta para divulgação a partir do dia 02/09/2024. A margem de erro é de 3,9%.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas