
O governador Jorginho Mello (PL) recebeu ontem a lista com os nomes dos candidatos à Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público. Ele tem um prazo de até 15 dias para anunciar quem comandará o MP. Fábio Trajano e Vanessa Cavalazzi estão na disputa. A Associação Catarinense do MP, através de nota, defende que o mais votado seja o escolhido. Porém, a informação é que o governador ainda não tomou uma decisão e o processo está totalmente aberto.
Gerou estranheza até mesmo dentro do Ministério Público a tentativa da deputada federal Caroline de Toni (PL) de interferir no processo de escolha de quem comandará o MP catarinense. Houve quem questionasse quais são os interesses da parlamentar em um processo que não diz respeito à Câmara Federal.
Novos secretários

O governador Jorginho Mello (PL) e a vice-governadora Marilisa Boehm (PL) deram posse, ontem, a seis novos membros do primeiro escalão do governo. O deputado federal Carlos Chiodini assumiu a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, o deputado estadual Emerson Stein passou a comandar a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Economia Verde, Danielle Amorim Silva é a nova titular da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social, junto com ela assumiu o secretário adjunto da pasta Leandro Lisboa de Melo, já a Controladoria-Geral do Estado foi assumida pelo coronel Freibergue Rubem do Nascimento, que deixou a presidência da Fesporte, substituído por Jeferson Ramos Batista, também oficializado no evento.
Caso de Bela Vista
O prefeito de Bela Vista do Toldo, Carlinhos Schiessl (MDB), deverá ser investigado pelos abusos cometidos contra um policial militar em um caso que repercutiu em todo o país e que também foi divulgado, inclusive com vídeos, aqui pela coluna. O delegado da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas, Darci Nadal, aguarda a resposta do Tribunal de Justiça para saber se poderá investigar Schiessl, já que o prefeito tem foro privilegiado. Além da polícia, a Câmara de Vereadores não poderá prevaricar, pois, além dos indícios de ameaça e abuso de autoridade, também existe a possibilidade de concussão/corrupção passiva.
Explicação
Ontem, fui cobrado por ter usado a palavra “coronel” para definir a atitude do prefeito de Bela Vista do Toldo, Carlinhos Schiessl (MDB), contra um policial militar. Vale destacar que, de forma alguma, houve qualquer menção aos coronéis militares. O termo, como é popularmente conhecido, refere-se, na política, a uma prática antiga que ainda ocorre em alguns locais do país, na qual políticos, por estarem em algum cargo público de comando, assumem o papel de verdadeiros donos de municípios e estados. De qualquer modo, fica o pedido de desculpas a quem se ofendeu.
Estrada Boa
O Governo do Estado projeta chegar ao mês de maio com 80% das estradas recuperadas. A meta era reverter o quadro de 73% das rodovias em situação ruim e péssima para boa. De acordo com o governador Jorginho Mello (PL), a projeção de entrega em junho pode ser antecipada, fazendo com que 80% apresentem melhorias.
Proibição de fogos

A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou um projeto de lei que prevê penalidade com multa diária para quem comercializar fogos de artifício que causem poluição sonora, com estouros ou estampidos. A proposta é de autoria do vereador Wilson Cidrão (Republicanos). O projeto vai para a sanção do prefeito João Rodrigues (PSD).
Rio do Sul
O governador Jorginho Mello (PL) estará em Rio do Sul nesta quinta-feira, a partir das 9h, para a apresentação da 2ª edição do Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você: Prestando Contas na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). O evento será realizado no Centro de Inovação Norberto Frahm e reunirá lideranças e gestores dos 28 municípios que compõem a Associação para apresentar investimentos, ações e resultados do Estado na região. A partir da tarde, na sede da Amavi, o governador recebe os prefeitos para reuniões individuais.