Região Balneário / Itajaí / Itapema

Especialistas japoneses auxiliam Defesa Civil de Santa Catarina

Denúncias na Capital, aprovações em BC, entre outros destaques

Autor
Especialistas japoneses auxiliam Defesa Civil de Santa Catarina
Foto: Jonatã Rocha

Santa Catarina recebe esta semana uma equipe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para fortalecer a parceria com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. O objetivo é atualizar estratégias e implementar soluções modernas para enfrentar desastres naturais, como deslizamentos e enchentes.

PUBLICIDADE

A colaboração entre a JICA e a Defesa Civil catarinense começou em 2008, com contribuições no planejamento técnico após os desastres daquele ano. “Nosso plano diretor precisa de atualização. A vinda dessa equipe será fundamental para isso”, afirmou Régia Panceri, diretora da Defesa Civil.

Os especialistas visitarão o Vale do Itajaí, avaliando soluções implementadas e explorando novas tecnologias, como “soluções baseadas na natureza”. Obras como desassoreamentos e pequenas barragens já estão em andamento, mas a missão busca validar e aprimorar estratégias existentes. “É uma oportunidade de trazer um novo fôlego técnico e revisar nossas abordagens”, concluiu Panceri.

Denúncia

O vereador de Florianópolis Bruno Ziliotto (PT) fez alguns registros da situação do Centro Pop e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. Infraestrutura precária, falta de ventilação e infiltração, além da falta de garrafas de água, foram os principais problemas relatados. Além disso, Ziliotto destacou que, no momento em que as comunidades estão se recuperando das fortes chuvas, não está sendo fornecido o auxílio calamidade. Com a palavra, o secretário Bruno Souza e o prefeito, Topázio Neto (PSD).

Aprovado

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou um pacote de projetos encaminhados pelo Poder Executivo em sessão extraordinária. Entre as propostas, destaca-se o reajuste salarial de 6,33% para servidores públicos e do magistério em 2025, elevando o piso salarial do município para R$ 2.081,06. O reajuste abrange servidores do Legislativo, Autarquias e Fundações, além de aposentados e pensionistas. Outro destaque foi a regulamentação do uso de bicicletas elétricas, patinetes e outros equipamentos de micromobilidade. As regras de segurança, licenciamento e condução serão baseadas na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), promovendo mais organização e segurança no trânsito local. Investimentos ambientais e a garantia de 12 parcelas no Bolsa Atleta também foram aprovados.

Volta do TCE

O Tribunal de Contas do Estado abriu ontem os trabalhos, com a primeira sessão ordinária híbrida do pleno. O presidente, Herneus De Nadal, destacou o compromisso com uma fiscalização eficiente e orientativa, reforçando o papel de “o Tribunal da Governança Pública Catarinense”. De Nadal ressaltou o apoio do TCE/SC aos gestores municipais e vereadores, visando à gestão eficiente dos recursos públicos. “Desejamos um ano de soluções inovadoras e parcerias fortalecidas, sempre guiados pela transparência, eficiência e responsabilidade”, afirmou. Ele também reiterou a missão da Corte de atender às necessidades dos mais vulneráveis por meio de políticas públicas efetivas. 

Cumprindo com o dever

É importante notar a transformação do Tribunal de Contas do Estado nos últimos anos. Trata-se de um órgão extremamente atuante, com conselheiros e equipe técnica que possuem grande conhecimento das questões públicas e, o melhor, com uma atuação muito mais abrangente. O TCE realiza um controle relevante do serviço público e dos seus resultados para a população. Pode-se afirmar que o tribunal é um dos grandes protagonistas da causa pública em Santa Catarina.

Porto

O Porto de São Francisco do Sul movimentou 17 milhões de toneladas de mercadorias no ano passado, registrando o recorde histórico desde que foi inaugurado há 70 anos. O resultado superou o melhor desempenho da história do terminal, que foi em 2023: 16,8 milhões de toneladas.

As exportações foram responsáveis por 58% do fluxo de cargas que passaram pelo Porto em 2024, com 9,9 milhões de toneladas.

Os maiores volumes operados no ano foram de grãos, com 9,4 milhões de toneladas (soja, 7 milhões, e milho, 2,4 milhões), seguido pela madeira (274 mil toneladas).

Nota Pública

“A Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina (ADEPOL/SC) reafirma que a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina é uma instituição de Estado, comprometida com os princípios da legalidade, imparcialidade e justiça social.

Seus profissionais atuam com dedicação, ética e responsabilidade, buscando garantir os direitos fundamentais e a segurança de todos os cidadãos catarinenses. A Polícia Civil trabalha de forma incansável para investigar, combater o crime e promover a justiça, sempre em conformidade com a Constituição Federal e as leis vigentes.

Destacamos, ainda, o importante trabalho realizado pelas delegacias de combate à corrupção, que têm se mostrado fundamentais no enfrentamento de práticas ilícitas que ameaçam a transparência e a boa gestão dos recursos públicos no Estado de Santa Catarina. O esforço desses profissionais demonstra o compromisso da Polícia Civil em atuar com eficiência e rigor na defesa do interesse público e na preservação do estado democrático de direito.

Reforçamos que a imparcialidade e a legalidade são pilares que norteiam todas as ações da Polícia Civil, garantindo que o interesse público e o bem-estar da sociedade estejam sempre em primeiro lugar.

A ADEPOL/SC segue apoiando os delegados e demais integrantes da instituição em sua missão de servir à sociedade catarinense com eficiência, respeito e compromisso com a verdade, permanecendo atenta a qualquer movimento no sentido de enfraquecer a Instituição e o combate à corrupção” – 

Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina (ADEPOL/SC)

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.