Região Balneário / Itajaí

Deputado estadual quer discutir morte de policial militar

CPI em Blumenau, caminhada em Itajaí, entre outros destaques

Autor
Deputado estadual quer discutir morte de policial militar
Davi tinha 37 anos. Foto Thiago Hockmüller Portal Engeplus

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) quer convidar o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio Pelozato, e o comandante do 9º Batalhão de Criciúma, tenente-coronel Mário da Silva, para discutir as circunstâncias que levaram à morte do sargento Davi Appel da Silva.

PUBLICIDADE

O convite deve ser feito por meio da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Jessé Lopes (PL). Naatz também quer discutir as necessidades da PM em relação a efetivo e treinamento.

Eficiência

A Fecam, por meio do seu núcleo de dados, interpretou os dados divulgados pelo jornal Folha de São Paulo, que mostram dois municípios catarinenses entre os 10 mais eficientes do Brasil. De acordo com a pesquisa, Tubarão aparece em 5º lugar, e Florianópolis, em 9º.

Dentre todos os estados no ranking, que comporta os 50 municípios mais eficientes, Santa Catarina aparece em segundo lugar no acumulado de municípios eficientes, perdendo apenas para São Paulo, que tem 190% mais municípios que Santa Catarina, com 645 cidades.

CPI em Blumenau

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou, por maioria de votos, o requerimento do vereador Emmanuel Tuca (NOVO), que pede a abertura de uma CPI. Ele quer que seja investigado o suposto superfaturamento em contratos firmados com as Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Atenção à Saúde (Semus), conforme apontado pela Polícia Civil na Operação Elysium.

A investigação revelou indícios de irregularidades na prestação de serviços de manutenção de arborização urbana e áreas verdes, que resultaram em um pagamento de cerca de R$ 2 milhões entre os anos de 2022 e 2023. A beneficiada seria uma empresa que, após vencer licitações com atestados falsos, segundo as investigações, superfaturou os serviços prestados.

Evento em São José

O PSD está organizando um evento em São José para os próximos dias. A ideia é reunir o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, que está filiado ao PL, mas apoia o prefeito Orvino de Ávila (PSD), que disputa a reeleição. Todos confirmaram presença. Lideranças estaduais do Republicanos, União Brasil e MDB também participarão.

Goetten visita Guidi

O candidato a prefeito de Criciúma, Ricardo Guidi (PL), recebeu a visita do deputado federal Jorge Goetten, presidente estadual do Republicanos. Eles realizaram uma reunião com os candidatos a vereador pelo partido de Goetten. Na oportunidade, foram definidos os alinhamentos da chapa.

Caminhada

O candidato a prefeito de Itajaí, Osmar Teixeira (PSD), realiza amanhã a Caminhada da Independência na parte baixa do bairro Cordeiros, com concentração marcada em frente ao Terminal de Ônibus, a partir das 14h55.

Osmar estará acompanhado por mais de 80 candidatos a vereadores da coligação, apoiadores e correligionários dos partidos que integram a sua aliança. A caminhada foi transferida para o período da tarde, pois Teixeira participará do desfile cívico de Sete de Setembro.

Recursos para Lages

O governador Jorginho Mello (PL) autoriza hoje investimentos de R$ 2 milhões no aeroporto de Lages. A ideia é construir um novo cercamento e reformar a cobertura do salão de embarque e desembarque.

O atual sistema de barreiras de segurança, com 5 mil metros lineares, não atende aos requisitos impostos pela Anac. Jorginho aproveitará para fazer agenda de campanha ao lado de Carmen, que disputa a Prefeitura de Lages.

ICMS

Tramita na Assembleia Legislativa, um projeto que trata da concessão da redução da base de cálculo do ICMS na venda de insumos agropecuários para outros estados, tais como inseticidas, rações para animais, calcário e gesso para uso agrícola, além de sementes, esterco, mudas de plantas, entre outros.

Milho e produtos à base de soja e canola, desde que destinados à fabricação de ração animal, também terão redução de ICMS. Para as operações dentro do estado com esses produtos, será concedida isenção do imposto.

Transferência de presos

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa realizou ontem a maior transferência de presos para outro estado. Foram enviados 50 detentos para o Rio Grande do Sul. Eles foram condenados no estado vizinho, mas presos em Santa Catarina.

A operação foi coordenada pelo secretário Carlos Alves. Se, por um lado, isso vai gerar certa economia para Santa Catarina, por outro, será que o Rio Grande do Sul não poderia ter arcado com esse custo?

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.