Região Balneário / Itajaí

Cresce o PIB de Santa Catarina

Carlos Humberto defende Juliana Pavan, entre outros destaques

Autor
Cresce o PIB de Santa Catarina

O PIB de Santa Catarina cresceu 2,6% em 12 meses, encerrados em março deste ano. A estimativa está no Boletim Trimestral de Indicadores Econômico-Fiscais, elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento. A publicação ainda mostra que o PIB brasileiro cresceu 2,5% no mesmo período.

PUBLICIDADE

Apesar do aumento acima da média nacional, houve uma desaceleração na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, quando o crescimento no período foi de 3,7%. O setor de serviços cresceu 4,2% nos últimos 12 meses até março. O aumento foi de 0,6% em março e foi o quinto mês consecutivo de crescimento na comparação com os respectivos meses anteriores.

Em Santa Catarina, o volume de receitas do setor cresceu 8% em 2023, acima do desempenho em nível nacional, de 2,4%. Foi o terceiro ano consecutivo de crescimento robusto no estado, quando o setor atingiu recordes da série histórica.

Em Balneário…

Em Balneário Camboriú, o deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) se voltou contra seu partido. Ele apoiou a vereadora Juliana Pavan (PSD), que é pré-candidata a prefeita, na polêmica suspensão da sessão em que ela teve o tempo de fala cortado. Silva deixa claro que será oposição a Peeter Lee Grando (PL) e, conforme já escrevi, é possível que indique seu pai, Carlos Humberto (DC), como pré-candidato a vice de Juliana.

Contas irregulares

O Tribunal de Contas do Estado julgou irregulares as contas relacionadas à construção dos terminais integrados Norte e Oeste, em Blumenau, e condenou a empresa responsável pelas obras ao pagamento de débito no valor de R$ 676 mil, além de multa de R$ 67,6 mil, em razão do superfaturamento no item “aterro externo com aquisição de aterro”, em violação ao princípio da economicidade.

O prazo para o ressarcimento, com a atualização monetária dos valores, é de 30 dias a partir da publicação no Diário Oficial Eletrônico (DOE-TC). Cabe recurso da decisão.

Turismo

O Ministério do Turismo, a Embratur e o Sebrae realizarão, nos próximos dias 20 e 21, dois seminários gratuitos com o tema “Conexão: Pequenos Negócios e Estratégias para a Promoção do Turismo”. Os eventos, que serão realizados no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, e na sede do Sebrae, em Florianópolis.

Estão confirmadas as presenças do secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima. De acordo com o coordenador de Articulações Estratégicas da Embratur, Luciano Boico, será uma oportunidade única para empresários, gestores públicos e profissionais do turismo estreitarem laços e fomentarem parcerias estratégicas.

Pena mais dura

A Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que endurece as penas para crimes cometidos em instituições de ensino, sejam públicas ou privadas. A proposta foi relatada pelo deputado catarinense Jorge Goetten (PL), motivada pelo trágico ataque em uma creche em Blumenau, que sensibilizou a todos e impulsionou a criação do Grupo de Trabalho contra Violência nas Escolas.

O projeto altera o Código Penal para classificar como hediondos os crimes de homicídio, lesão corporal seguida de morte e lesão corporal gravíssima em escolas, aumentando significativamente as penas e restringindo benefícios como liberdade provisória, fiança e anistia. A proposta também inclui um novo crime de “Violência em Instituições de Ensino”, com penas específicas para lesão corporal cometida nesses locais.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas