Região Balneário / Itajaí

Cresce a produção industrial de SC e pode haver mudança na Educação

O futuro do suplente de deputado federal Darci de Matos, entre outros destaques

Autor
Cresce a produção industrial de SC e pode haver mudança na Educação
Foto: Divulgação / Governo de SC

A produção industrial de Santa Catarina registrou um expressivo crescimento de 6,8% entre janeiro e setembro, em comparação com o mesmo período de 2023. Esse resultado coloca o estado em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas do Ceará, que teve alta de 8,7%, e mais do que o dobro da média nacional, de 3,1%.

PUBLICIDADE

O bom desempenho industrial tem se refletido também no comércio e nos serviços, setores que apresentam expansão graças ao impulso da indústria. Com o crescimento de 14 dos 15 subsetores industriais monitorados pelo IBGE, destacam-se as áreas de fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (+15,9%), fabricação de máquinas e equipamentos (+11,6%), metalurgia (+11%) e produção de borracha e material plástico (+9%). Apenas o setor de fabricação de móveis teve retração (-7,8%).

O governador Jorginho Mello (PL) comemorou o resultado, atribuindo o crescimento ao ambiente favorável para negócios em Santa Catarina. “Estamos crescendo o dobro da média nacional porque somos um estado diferenciado, que faz o dever de casa para atrair investimentos e incentiva o setor produtivo a ampliar e se modernizar”, disse.

Produção industrial

No comparativo mensal, a indústria catarinense registrou crescimento de 7% em setembro, em relação ao mesmo mês de 2023. O resultado superou a média nacional, que foi de 3,4%, e coloca Santa Catarina à frente de estados como Paraná (+3,7%), São Paulo (+2,9%) e Minas Gerais (+5,6%), ficando em quarto lugar no ranking nacional.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou o esforço do governo para atrair investimentos. “Com parceria, incentivo e confiança, Santa Catarina se destaca nacionalmente mais uma vez mostrando a sua pujança econômica”, afirmou.

Mais empregos

O crescimento da produção industrial em Santa Catarina também tem impacto direto no mercado de trabalho. Nos primeiros nove meses de 2024, o setor industrial registrou um saldo positivo de 44.885 empregos formais, representando 34,6% do total de 129.553 novas oportunidades criadas no estado.

Com isso, a indústria catarinense emprega hoje 818,8 mil trabalhadores formalmente, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Buscando partido

O futuro do suplente de deputado federal Darci de Matos, deve ser o Republicanos. Convidado a sair do PSD, Matos já tem conversado com o deputado federal Jorge Goetten, que preside o Republicanos no estado.

Quer sair

O atual secretário de Estado da Educação Aristides Cimadon já demonstrou o interesse de deixar o cargo. Deve permanecer até o governador Jorginho Mello (PL) encontrar um nome que o anime, para substituir Cimadon.

Acordo

O Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Contas de Angola firmaram um acordo de cooperação técnica para modernizar seus sistemas de controle externo e fiscalização. A parceria foi assinada em Florianópolis pelos presidentes das instituições, conselheiro Herneus De Nadal e juiz-conselheiro Sebastião Domingos Gunza, que recebeu a Medalha do Mérito do TCE/SC.

O objetivo é fortalecer a fiscalização do uso de recursos públicos e aprimorar auditorias, com base em normas internacionais e auditorias coordenadas revisadas por pares. “Este acordo reafirma a afinidade cultural e idiomática entre Angola e Brasil e fortalece a parceria entre os países lusófonos no âmbito do controle externo”, declarou Herneus De Nadal.

Troca de experiências

O Tribunal de Contas de Santa Catarina e o Tribunal de Contas de Angola deram início a uma parceria técnica focada na modernização institucional e no intercâmbio de conhecimentos. O acordo, prevê ações contínuas para aprimoramento técnico, científico e cultural, além do desenvolvimento de recursos humanos.

Como parte da cooperação, serão promovidos intercâmbios de tecnologias, informações e profissionais, visando fortalecer os sistemas de controle e fiscalização de ambos os tribunais. A parceria também tem o objetivo de apoiar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.