Região Santa Catarina

Cresce a atividade econômica em Santa Catarina

Bolsonaro com pessedistas, entre outros destaques

Autor
Cresce a atividade econômica em Santa Catarina
Foto: Marco Fávero / Governo de SC

A atividade econômica catarinense cresceu 5,1% no segundo mês do ano, em relação a fevereiro do ano passado. O percentual está acima da média brasileira, de 2,6% no mesmo período. De acordo com análise do Observatório FIESC, o desempenho foi motivado pelo ciclo de redução da taxa de juros no Brasil e pela manutenção do consumo das famílias, além de crescimento de exportações.

PUBLICIDADE

Somente a indústria cresceu 6,6% em Santa Catarina em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2023. O setor de equipamentos elétricos cresceu 21,3% no período, enquanto o segmento de máquinas e equipamentos avançou 3,7%, ambos incentivados pela trajetória de queda da Selic, que favorece a aquisição de bens de capital.

ANTT: para esclarecer

Sobre a importância de se informar antes de criticar algo. Como autarquia, a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) não sofre ingerência do Governo Federal, justamente pelo seu papel de controle. Seus diretores assumem para um mandato de quatro anos, e seguem até o fim, a menos que renunciem.

Portanto, a atual direção da ANTT foi nomeada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021. Somente um diretor foi nomeado pelo atual governo. A nova direção será nomeada somente no ano que vem.

Bolsonaro com pessedistas

De acordo com a coluna do Igor Gadelha do site Metrópoles, mesmo considerando o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, seu desafeto político, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) pretende apoiar nas eleições municipais lideranças pessedistas que considera amigos fiéis.

É o caso do prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD), que tentará a reeleição, e do pré-candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimental, atual vice-prefeito.

Troca em Joinville?

Uma fonte confirmou a informação da coluna de que o governador Jorginho Mello (PL) estuda a possibilidade de colocar o presidente do Detran, Kennedy Nunes, como o candidato do partido a prefeito de Joinville, tirando do jogo o deputado estadual Sargento Lima. Outra liderança me falou que o nome de Kennedy chegou a ser colocado em duas pesquisas realizadas por ordem do governador.

Pré-candidato em Blumenau

O ex-deputado estadual Ricardo Alba, que deixou o União Brasil após se desentender com o deputado federal Fábio Schiochet, presidente estadual do partido, se filiou ao Podemos. Alba foi anunciado como o pré-candidato a prefeito de Blumenau em um jantar realizado em um restaurante. Há uma forte possibilidade de o UB oferecer Alba como vice de Egídio Ferrari (PL).

Investigação no Oeste

O Ministério Público, através do promotor Marcos Brandalise, ajuizou ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla (PSDB). O MP pede a condenação do político pela suposta prática de rachadinha. Testemunhas ouvidas por Brandalise confirmaram que eram feitos repasses a Menegolla, de valores que variavam de R$ 100 a R$ 1 mil, de acordo com o cargo ocupado.

Pesca

O deputado federal Rafael Pezenti (MDB) foi eleito, por unanimidade, vice-presidente da Subcomissão Permanente da Pesca e Aquicultura (Subpesca) da Câmara Federal. O presidente do colegiado será o deputado por Roraima José Albuquerque (Republicanos).

Mais voos

As empresas aéreas que atuam em Santa Catarina estão definindo voos extras para atender o Rio Grande do Sul no transporte de passageiros e cargas. Uma malha aérea emergencial deve adicionar pelo menos 58 voos por semana nos aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Jaguaruna.

A medida é uma alternativa para manter Porto Alegre e sua região metropolitana conectada com o restante do Brasil e atender às necessidades de transporte de pessoas e cargas. As operações no aeroporto da capital gaúcha estão suspensas até 30 de maio em virtude dos impactos das fortes chuvas.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas