Região Grande Florianópolis

Contorno Norte terá Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa

Ex-chefe de governo da Espanha na Fiesc, entre outros destaques

Autor
Contorno Norte terá Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa
Foto: Divulgação / Alesc

A Frente Parlamentar que vai debater o contorno Norte da BR-101 será instalada hoje, às 13h30, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A proposta é do deputado Carlos Humberto Silva (PL), que já tem se movimentado para que o assunto entre definitivamente na pauta do estado. Recentemente, ele esteve na Fiesc, reunido com o presidente Mário Aguiar, para estudar as principais opções para o trecho.

PUBLICIDADE

“Há um pré-projeto em elaboração na Secretaria da Infraestrutura do Estado, seria uma boa opção. Os demais atores no processo vão apresentar suas sugestões, o mais importante é definir em conjunto um caminho, não se pode mais esperar”, disse o parlamentar, que percorre semanalmente o trecho entre Florianópolis e Balneário Camboriú. Outros parlamentares assinaram a criação da Frente: Ana Campagnolo (PL), Emerson Stein (MDB), Sargento Lima (PL) e Fernando Krelling (MDB).

Emprego

Santa Catarina bateu recorde de vagas de emprego anunciadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) nesta semana. O volume de vagas chegou a 9.692, alcançando a maior marca de 2024. Do total, 9.494 são oportunidades gerais e 253 são exclusivas para pessoas com deficiência.

Polícia Civil

Eu tive acesso a um comunicado conjunto da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) e do Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina (Sinpol). No documento, assinado pelos presidentes John Vieira e Max Vieira, destaca-se a discussão sobre a reforma da previdência que atinge a categoria.

Um dos pontos rechaçados pelos policiais é a proposta de aumento na idade mínima, no tempo de contribuição e em carreira, e na exigência de renúncia ao abono de permanência, uma vez que os critérios para aposentadoria fossem atingidos.

Essa situação, caso fosse aprovada, faria com que o policial trabalhasse alguns anos a mais para poder se aposentar. A categoria rechaçou a ideia, baseada até mesmo em dados técnicos sobre a questão física de delegados e agentes para lidar com a criminalidade.

Avanços

De acordo com a Adepol e o Sinpol, as discussões tiveram avanço e a idade mínima será mantida, assim como a garantia de que será opcional a entrada no novo regime. “Não haverá alterações para aqueles que ingressaram antes de 01 de janeiro de 2004, garantindo a manutenção dos direitos já adquiridos”, explica o comunicado.

Já quanto ao tempo adicional de serviço policial, que o governo queria aumentar em 5 anos, foi reduzido para dois anos adicionais. Em relação à contribuição, houve um ajuste para 35 anos para os homens e 30 para as mulheres.

Aznar na Fiesc

O ex-presidente do governo da Espanha, José María Aznar, participa no próximo dia 2 de outubro do evento “A polarização da política mundial e suas consequências econômicas e sociais”, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). De acordo com a entidade, o encontro trará a visão do político sobre as consequências para a economia e a democracia da reorganização geopolítica global e do avanço da polarização política.

Aznar governou a Espanha em dois mandatos, de 1996 a 2004. Hoje, é presidente da Fundação para a Análise e Estudos Sociais (FAES). O evento é aberto ao público, mediante disponibilidade de vagas.

Evento político

Um evento organizado por Elaine Huber, esposa do ex-senador Dário Berger (PSDB), que disputa a Prefeitura de Florianópolis, reuniu cerca de 200 mulheres na Beira-Mar Norte. Até a ex-deputada Ada de Luca (MDB) participou.

“Nosso objetivo é levar às ruas as propostas do plano de governo que destacam a importância das mulheres em áreas estratégicas da gestão pública e as colocam no centro das decisões e compromissos para o futuro de Florianópolis, porque só assim teremos participação efetiva e resultados”, explicou Elaine.

A caminhada foi liderada pela candidata a vice-prefeita, Maria Cláudia Goulart (UB), psicóloga e ex-secretária da assistência social do município.

Presidente do PT

A deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, tem agenda em Florianópolis hoje, em apoio aos candidatos à vereança e ao candidato à prefeitura pelo Partido dos Trabalhadores, Vanderlei Farias, o Lela.

O desembarque está marcado para o início da tarde, com uma série de compromissos, entre eles gravações e sessão de fotos. O evento maior ocorre às 18h30, no Clube Novo Horizonte, na Beira-Mar Norte, onde o partido vai reunir sua militância.

Mobilidade

O candidato a prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), quer implantar o Anel de Contorno Interno. O projeto prevê a continuidade dos trabalhos iniciados com os Binários 1 e 2, que se estendem por quase 6 km e contam com um elevado e uma trincheira, inaugurados em 2022, para facilitar o fluxo de trânsito na cidade.

Conforme Vaguinho, o Anel visa conectar diversos bairros, melhorar a circulação viária e proporcionar acesso mais eficiente às principais rodovias. “A conclusão desse projeto permitirá à população dos bairros Pinheirinho, Universitário, Santa Luzia e adjacentes acessar a Rodovia Aristides Bolan (Via Rápida) ou a BR-101 sem transitar pela Avenida Centenário”, destacou.

Indesejável

O deputado federal Zé Trovão (PL) entrou para a lista dos indesejados feita pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). No final de semana, em São Paulo, Trovão, ao ser questionado sobre a eleição paulista, afirmou que apoia o coach Pablo Marçal (PRTB).

A pessoa que estava filmando o lembrou que Bolsonaro apoia Ricardo Nunes (MDB) e ouviu a seguinte resposta: “Bolsonaro é o Bolsonaro, e Zé Trovão é Zé Trovão”. Trovão sempre reclamou, nos bastidores, que não teve qualquer ajuda de Bolsonaro. Agora, dá um claro sinal de que não vê problema em se afastar do ex-presidente.

Vaga disputada

Um processo cheio de idas e vindas tem aquecido a Câmara de Vereadores de Florianópolis. Após o falecimento do vereador Gabrielzinho, Noemi Leal (UB) assumiu a cadeira, que foi contestada na Justiça pelo Podemos, alegando a saída da vereadora do partido. O Podemos conseguiu êxito, o que levou Mônica Duarte a assumir.

Porém, Noemi recorreu e, na última quinta-feira, ganhou o direito de retornar à cadeira, tomando posse novamente na tarde de ontem. A Câmara aguardava a notificação judicial, já que o julgamento aconteceu na quinta-feira, e a Câmara Municipal foi notificada pelo Tribunal Regional Eleitoral somente na tarde de ontem. Até a posse, ocorreram fortes embates nos bastidores entre os advogados de Noemi e o presidente João Cobalchini (MDB).

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas