
Com a redução do volume de chuvas o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina reforça o alerta emitido pela Defesa Civil Estadual sobre os riscos de deslizamentos na Grande Florianópolis e no Litoral Norte. A saturação do solo, combinada com a previsão de novas chuvas nos próximos dias de acordo com a Defesa Civil estadual, aumenta significativamente o risco de deslizamentos.
“Recomendamos que as pessoas que vivem em encostas ou áreas já afetadas pelas chuvas fiquem atentas a sinais de perigo, como trincas no solo ou movimentação de terra. Caso percebam qualquer indício de risco, é fundamental buscar imediatamente um local seguro”, destaca o tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior.
Embora a expectativa seja de que o quadro não se agrave, as equipes seguem monitorando as condições climáticas e trabalhando em sintonia com a Defesa Civil para agir rapidamente, se for necessário.
Solidariedade

Itapema recebeu o apoio de Eldorado do Sul, município do Rio Grande do Sul, após ter sido fortemente afetada pelas chuvas. A Câmara de Vereadores do município gaúcho destinou uma emenda de R$ 100 mil. A comitiva foi recebida pelo prefeito Alexandre Xepa (PL). Além disso, outros municípios também ofereceram apoio.
Trabalhando

O prefeito de São José, Orvino de Ávila (PSD), foi às ruas acompanhar in loco os locais atingidos pelas chuvas. Ele destacou que investimentos em infraestrutura reduziram os estragos, mas, mesmo assim, o município apresentou prejuízos. A gestão josefense impulsionou a construção de três novas avenidas e avançou com o projeto da Beira-Mar de Barreiros, um dos maiores investimentos que a cidade receberá em anos.
Confirmando?
A informação que dei em primeira mão na semana passada, de que o presidente do Detran, Kennedy Nunes, será o próximo secretário de Estado da Defesa Civil, começa a ganhar corpo. Kennedy acompanhou o governador Jorginho Mello (PL) a Balneário Camboriú para discutir o auxílio ao município e também a Camboriú.
Passou mal
O homem forte da gestão Juliana Pavan (PSD) em Balneário Camboriú, Leandro Índio, foi parar no hospital no sábado com suspeita de infarto. Ele passou por um cateterismo, após ser identificada uma pequena obstrução. Índio, que foi o coordenador de campanha, acumula a Casa Civil, a chefia de gabinete e a Secretaria de Comunicação. Ele deve ter alta ainda hoje.
Apoio
Camboriú também recebeu ajuda dos municípios de Mussum, no Rio Grande do Sul, Criciúma e Chapecó, que também apoiaram Balneário Camboriú. A força-tarefa de limpeza e desassoreamento, especialmente no Loteamento Jardim Europa, um dos bairros mais afetados, contou com a colaboração de prefeitos e equipes de outras cidades.
Roteiro
O deputado estadual Ivan Naatz (PL) esteve em agenda no Oeste. Além de tratar de pautas políticas, quando discutiu recursos e demandas, aproveitou para conversar com advogados sobre o Quinto Constitucional. Durante as conversas, anunciou o lançamento de seu terceiro livro jurídico: “Assédio Processual – O Abuso do Direito de Demandar”, marcado para o dia 18 de fevereiro na Assembleia Legislativa.
Troca na PM
Conforme informei com exclusividade na semana passada, o coronel Aurélio Pelozato deve ser substituído do comando da Polícia Militar. O provável novo comandante será o coronel Emerson Fernandes. Uma amostra do enfraquecimento de Pelozato ocorrerá em Balneário Camboriú. Segundo informações, o tenente-coronel Rafael Vicente assumirá o comando no lugar do major Márcio Favoretto. Vicente é odiado por Pelozato, que o tirou do comando em BC por ser muito próximo do coronel da reserva Araújo Gomes.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.