Região Balneário / Itajaí

Black Friday impulsiona economia catarinense

Juliana e Fabrício se reunirão em BC, entre outros destaques

Autor
Black Friday impulsiona economia catarinense
Fotos: Daniel Zimmermann / Arquivo

A Black Friday movimenta o comércio e os serviços em Santa Catarina, destacando o papel dos empreendedores locais, que investem em promoções atrativas. Segundo a Fecomércio-SC, nove em cada dez empresas aderiram à data em 2022, fortalecendo o mercado, gerando empregos e impulsionando a economia estadual.

PUBLICIDADE

O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, destaca o protagonismo dos catarinenses. “O comércio local passou de 3,9% para 5,8% da economia em 20 anos. Valorizar o empreendedor local é fundamental para um estado mais próspero”, afirma.

Com um PIB estadual acima da média nacional, Santa Catarina mostra força no setor de serviços, que representa 65,4% da economia, com o comércio contribuindo com 17%. A Black Friday reforça essa posição, antecipando as compras de Natal e dinamizando o mercado.

Comissionados

O prefeito eleito de Rio do Sul, Manoel Pereira (PL), anunciou que alguns dos cargos comissionados serão preenchidos por processo de seleção. Segundo ele, a ideia é valorizar a qualificação, em vez de nomeações puramente políticas.

“Este é um novo processo, com critérios específicos de recrutamento e seleção para cargos de direção, chefia e assessoramento. Não será concurso público, nem processo seletivo comumente realizado pelo poder público”, afirmou Pereira.

Atualmente, a equipe de transição trabalha na elaboração desse processo de avaliação, que contará com cadastro reserva, chamado de banco de talentos. O edital para inscrição será publicado nas redes sociais do prefeito e vice eleitos.

Reforma em BC

Na próxima quarta-feira (5), a prefeita eleita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), será recebida pelo prefeito Fabrício Oliveira (PL) para um segundo encontro após as eleições. A conversa, marcada para as 9h30, será para a entrega do projeto de reforma administrativa elaborado pela equipe de transição.

A ideia da equipe de Juliana é que o projeto seja aprovado ainda este ano, para que ela possa iniciar o mandato já com o formato de governo planejado. Será possível medir o clima, pois caberá a Fabrício fazer o gesto — ou não.

Mudanças

Na gestão do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), há 33 cargos de secretário municipal, de primeiro escalão. A prefeita eleita, Juliana Pavan (PSD), pretende reduzir o número desses cargos para 25.

A economia prevista é de quase R$ 2 milhões por ano, somente neste ajuste. Para se ter uma ideia, a economia gerada supera em quatro vezes a economia prevista pela gestão de Topázio Neto (PSD) em Florianópolis.

“A proposta otimiza a estrutura, readequa processos e está focada na inovação e desburocratização para tornar a máquina pública municipal mais eficiente e transparente”, detalhou uma fonte.

Secretário em Criciúma

Corre nos bastidores que o arquiteto e urbanista Cláudio Rosso Netto, integrante da gestão municipal de Criciúma desde 2009, deverá ser anunciado pelo prefeito eleito Vaguinho Espíndola (PSD) como secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana. Espíndola buscava um nome técnico, e o currículo de Netto agradou ao ponto de ser o favorito para a função.

Recondução

O presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, João Cobalchini (MDB), praticamente já garantiu os apoios necessários para se reeleger por mais um biênio no comando da Casa. Além da articulação do emedebista, o prefeito reeleito, Topázio Neto (PSD), entrou no jogo para consolidar a recondução, que ocorrerá no início do próximo ano, por meio de eleição.

Expediente

O prefeito eleito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior (PL), reuniu-se, na noite de ontem, com os secretários municipais já anunciados para discutir o andamento da transição de governo. Soluções para a dívida de R$ 800 milhões do município foram debatidas, além do alinhamento para a ampliação da carga horária dos servidores comissionados, que passará a ser de 8 horas diárias a partir de janeiro.

Participaram da reunião os secretários já anunciados: Denis Matiola (Administração), Marlise Nunes (Educação), Heloísa Cabral (Assistência Social, Mulher e Família), Samuel Silva (Indústria, Comércio e Serviço) e Luciano Valério (Controlador-geral), além de integrantes da equipe de transição.

Fundo do Agro

A Comissão de Agricultura da Câmara Federal aprovou a proposta do deputado Rafael Pezenti (MDB) para criar o Fundagro, um fundo privado sem fins lucrativos que financiará ações de prevenção e indenizará perdas agropecuárias não cobertas por governos federal e estadual.

O fundo atenderá produtores afetados por secas, chuvas intensas e doenças agropecuárias. Pezenti destaca que o modelo permitirá maior flexibilidade na gestão, com participação do setor privado e dos estados. O Fundagro será sustentado por aportes governamentais, contribuições associativas e receitas diversas, garantindo autonomia financeira e agilidade no atendimento a emergências.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.