O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina registrou alta de 7,2% em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado. Com a elevação, a taxa de crescimento acumulada do ano subiu para 4,2% no comércio varejista.
Já no comércio varejista ampliado, que inclui mais produtos, o crescimento neste ano é de 7,9%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE.
O resultado de outubro coloca Santa Catarina acima da média nacional. Enquanto o comércio varejista do Brasil registra elevação de 6,5%, no estado o crescimento foi de 7,2%. Já no acumulado do ano, a média brasileira do comércio varejista ficou maior do que a catarinense.
No entanto, no varejo ampliado o crescimento de Santa Catarina é de 7,9%, contra 4,9% da média nacional. O desempenho positivo no varejo ampliado é puxado pelo setor de veículos e peças (+20%) e de atacados (+6,5%).
A maioria dos segmentos do comércio catarinense registra crescimento de vendas entre janeiro e outubro. O setor de móveis e eletrodomésticos, por exemplo, soma alta de 10,5%.
Já a venda de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos cresceu um pouco mais, 12,8%. Segmentos como supermercados, com alta de 5%, e equipamentos de informática e de escritório, com variação de 5,5%, também têm saldo positivo.
Uso de capacete
A Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei para estender a proibição do uso de capacetes em estabelecimentos comerciais e unidades residenciais para entregadores em domicílio, o delivery. A iniciativa é do deputado Emerson Stein (MDB) e, segundo ele, visa trazer mais segurança no recebimento de alimentos e mercadorias.
Abertura de empresas
Entre janeiro e novembro, Santa Catarina registrou a abertura de 236.216 novas empresas, o que representa uma alta de 11,4% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 211.934 novos CNPJs.
Além disso, o estado bateu um recorde histórico. Isso porque o número de empresas abertas durante o ano já é o maior desde o início da série histórica apurada pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc).
Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.