Região Grande Florianópolis

Aumenta a geração de emprego em Santa Catarina

A preocupação com a dengue em SC, entre outros destaques

Autor
Aumenta a geração de emprego em Santa Catarina

Santa Catarina gerou em abril deste ano 13.457 empregos, quase 90% a mais do que o saldo de abril de 2023. É o maior número já registrado para o mês durante toda a série histórica. Com isso, nos primeiros quatro meses de 2024, foram criados 79.869 empregos com carteira, o quarto maior saldo do país, atrás de estados mais populosos: SP, MG e PR. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem.

PUBLICIDADE

Dentre os setores, o de serviços lidera o levantamento mensal com a criação de 7,3 mil vagas de emprego em 2024. Em segundo lugar, aparece a indústria com quase 3,4 mil novas vagas com carteira. A indústria catarinense apresenta um cenário positivo em 2024. No caso da Transformação, foram abertas mais de 30 mil novas vagas. Isso significa que a cada 25 vagas abertas no setor no Brasil, 4 foram em Santa Catarina.

Dengue

A preocupação com o cenário da dengue em Santa Catarina repercutiu na prestação de contas da pasta referente aos quatro primeiros meses de 2024. Os dados foram apresentados pela secretária Carmen Zanotto, em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

O relatório apresentado diz respeito aos meses de janeiro a maio de 2024. Sobre a dengue, o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde registra 312.595 casos prováveis da doença em Santa Catarina em 2024, um salto de mais de 220% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em relação a óbitos, foram confirmadas 221 mortes e outras 54 permanecem em investigação.

Sem impostos

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, para divulgar a realização da 18ª edição do Dia Livre de Impostos, em 6 de junho, próxima quinta-feira. A ação ocorrerá em todo o país e só em Santa Catarina deve ter a adesão de mais de 200 empresas.

O DLI consiste no dia em que comerciantes vendem seus produtos e serviços com preços sem os impostos que são cobrados dos consumidores. Isso resulta em descontos que podem chegar a 70%, dependendo da mercadoria. O objetivo principal é conscientizar a população sobre os impostos cobrados e quanto eles impactam no preço final de produtos e serviços.

Assistência jurídica

O deputado Ivan Naatz (PL) protocolou projeto de lei na Assembleia Legislativa propondo a criação do Programa de Assistência Jurídica prestada por Jovens Advogados às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e também pessoas jurídicas enquadradas como microempreendedores individuais no âmbito do estado catarinense.

O objetivo principal é o de ampliar o acesso à justiça, direito fundamental de todos os cidadãos, suprindo eventuais lacunas da Defensoria Pública, e ao mesmo tempo, oferecendo oportunidade de trabalho remunerado para jovens advogados em início de carreira como forma de estimular o desenvolvimento profissional, engajamento social e sustentabilidade da profissão.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.