Região Santa Catarina

Aproximação com o Mundo Árabe; A encruzilhada de Paulinha

Disputa no PT; Licitação suspensa e outros destaques

Autor
Aproximação com o Mundo Árabe; A encruzilhada de Paulinha

FIESC recebeu uma delegação composta por embaixadores do Catar, Bahrein, Emirados Árabes, Kuwait e Marrocos. No encontro, foi discutida a ampliação do comércio e do turismo entre Santa Catarina e os países árabes.

PUBLICIDADE

O diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, destacou que a entidade está aberta para trocar experiências em áreas como new space, bioeconomia, descarbonização e inteligência artificial. Também participaram do encontro representantes do Governo do Estado.

Encruzilhada

A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos) poderá ter um grande problema a resolver nos próximos meses. Acontece que, se a incorporação de seu partido ao PSDB for confirmada, ela perderá força, pois o comando estadual tende a ficar com o deputado estadual Marcos Vieira. Até aí, não tem novidade, já escrevi sobre isso. A questão é que Paulinha se alinhou ao governador Jorginho Mello (PL). Ele ofereceu espaços e ajuda no fortalecimento do Podemos, sem contar que o partido está em vias de ser abocanhado pelos tucanos, que não desejam se juntar ao seu governo. O que Paulinha fará?

Outro espaço

Caso a deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, decida deixar o partido por causa da incorporação ao PSDB, ela terá dificuldade de se encontrar. Aliada ao governador Jorginho Mello (PL), a deputada não pode ir para o Partido Liberal, pois é considerada de centro-esquerda, dada a sua história no PDT, e tampouco para o Republicanos. Progressistas e União Brasil até seriam boas possibilidades para ela, porém são partidos que poderão não estar com Jorginho na eleição.

Turismo

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), acompanhará a comitiva liderada pelo governador Jorginho Mello (PL) aos Estados Unidos. Há poucos dias, o prefeito esteve em Portugal e agora embarca junto com o governo, em meio a atrasos de pagamentos a fornecedores da prefeitura, crise respiratória e também com problemas na base de seu governo. A ida de um servidor também causou um mal-estar entre alguns dos principais secretários de Topázio.

Disputa no PT

A deputada estadual Luciane Carminatti também vai colocar o nome para disputar a presidência do PT de Santa Catarina. A inscrição deve ocorrer hoje. Caso consiga o cargo, ela é um forte nome para ser candidata a deputada federal no próximo ano. Porém, uma derrota prejudica o caminho da petista, que no ano passado foi vice de Pedro Uczai na disputa à Prefeitura de Chapecó, em uma campanha que não teve um bom resultado. Ambos perderam para João Rodrigues (PSD), que obteve uma vitória acachapante, com 83% dos votos. Além disso, a deputada vai ter que buscar votos fora do seu domicílio eleitoral. O PT de Chapecó, terra de Carminatti, não tem poder de voto para a presidência petista, por não ser um diretório. É de lá também tem outro candidato à presidência do PT, Padre Pedro Baldissera.

Disputa nacional

O deputado federal Rui Falcão estará em Florianópolis amanhã para fazer o lançamento de sua campanha à presidência nacional do PT. O evento será às 14h, na Rua Fernando Machado, 203. O processo de eleição direta ocorre no dia 6 de julho e vai definir as diretorias municipais, estaduais e nacional do partido. Falcão já conta com o apoio de diversos deputados federais e de dois ex-presidentes do partido — José Genoíno e Olívio Dutra —, além de deputados estaduais, membros do diretório nacional, lideranças sindicais, de movimentos populares e da juventude. Aqui no estado, ele é apoiado pela deputada estadual Luciane Carminatti e pelo deputado federal Pedro Uczai, entre outras lideranças.

Estágio

A Escola do Legislativo inicia, na próxima segunda-feira (12), a 9ª edição do programa Estágio Visita na Assembleia Legislativa. O evento abre oportunidades para universitários participarem do cotidiano da Alesc em uma semana de atividades regulares, em contato com deputadas e deputados, acompanhando reuniões plenárias e das principais comissões técnicas. O chamado letramento político ainda inclui palestras e noções sobre o processo legislativo, com uma oficina em que os universitários formatam propostas de interesse de suas áreas de atuação, que podem se tornar projetos para tramitar na casa legislativa. As inscrições para o Estágio Visita são feitas a partir de indicações dos gabinetes parlamentares. Esta é a primeira edição em que o programa conta com o número máximo de 80 participantes.

Licitação suspensa

Por decisão do conselheiro Luiz Eduardo Cherem, o Tribunal de Contas determinou a suspensão imediata do Edital de Concorrência Pública da Prefeitura de Araranguá, que previa a concessão de serviços funerários a quatro empresas. A medida cautelar foi motivada por uma denúncia que apontou falhas, como inconsistências na memória de cálculo dos valores praticados, divergências entre decretos municipais, ausência de critérios técnicos claros para qualificação das empresas e a não publicação integral do edital no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). O TCE entendeu que os indícios comprometeriam a transparência e a legalidade do certame, além de poderem gerar desequilíbrio econômico-financeiro para futuros concessionários.

Revisão no edital

A Diretoria de Licitações e Contratações do TCE considerou a denúncia contra a Prefeitura de Araranguá procedente e recomendou a concessão da medida cautelar, acatada pelo conselheiro relator Luiz Eduardo Cherem. O prefeito César Cesa (MDB) terá prazo para se manifestar e promover ajustes no edital, sob pena de sanções.

Energia

O Governo do Estado e a Celesc entregaram a ampliação da Subestação Otacílio Costa e 9,2 milhas de rede trifásica na comunidade de Águas Paradas. A entrega simbólica ocorreu durante a apresentação do programa SC Levada a Sério – Prestando Contas, em Lages, para prefeitos e lideranças da Amures. A ampliação da subestação Otacílio Costa faz parte do Plano de Investimentos 2023-2026 da Celesc e consiste na substituição do transformador antigo de 9 MVA (69/23 kV) por um novo de 16,67 MVA (138/23 kV), ampliando a capacidade de transformação da subestação em 85%. O investimento total foi de R$ 9,95 milhões.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.