
A Assembleia Legislativa inicia hoje a edição 2025 do Programa Alesc Itinerante, levando o Parlamento estadual ao interior do estado. A primeira parada será São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste, onde as atividades ocorrem hoje e amanhã, no campus da Unoesc. Durante dois dias, as sessões solenes e as reuniões das comissões permanentes serão realizadas fora da sede em Florianópolis.
A pauta das sessões será voltada a projetos de interesse do Grande Oeste. De acordo com o presidente Júlio Garcia (PSD), a ideia é reforçar o compromisso com demandas específicas da região. Além disso, as sessões contarão com pronunciamentos de entidades locais, que foram indicadas pela Bancada Parlamentar do Oeste, composta por deputados que representam a região. O programa tem ganhado destaque por descentralizar as discussões legislativas, permitindo que lideranças regionais participem diretamente do processo político e apresentem suas reivindicações sem precisar se deslocar à capital.
Entrevistas

O governador Jorginho Mello (PL) esteve ontem em São Paulo, onde concedeu entrevistas a veículos de comunicação especializados em economia e política. Ao longo do dia, ele apresentou os números de sua gestão e falou sobre os projetos em andamento para o crescimento sustentável, inclusão social e modernização da infraestrutura. Em conversa com a emissora Times Brasil / CNBC, Jorginho falou sobre investimentos em infraestrutura e os impactos no ambiente de negócios. “A expansão do Estrada Boa e a atração de financiamentos internacionais garantem uma logística mais eficiente, geram empregos locais e melhoram a competitividade do nosso Estado”, afirmou.
Mudança de partido?
Uma fonte relatou que cinco prefeitos filiados ao PSDB na região do Meio-Oeste teriam acertado a ida para o Partido Liberal e para o Republicanos. A decisão teria sido tomada em uma reunião na quinta-feira passada, no gabinete do prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori. Além de Sartori, a fonte informou que os prefeitos tucanos de Vargem Bonita, Nadir Pontin; de Água Doce, Giovani Brandalise; de Ibicaré, Serginho Besen; e de Herval d’Oeste, Ronaldo da Rosa, teriam acertado a mudança de partido. De acordo com a fonte, o governador Jorginho Mello (PL) teria feito pessoalmente a articulação.
Tucanos negam

Procurada, a direção estadual do PSDB não confirma a informação. De acordo com uma liderança do partido, o presidente estadual, deputado Marcos Vieira, já disse que não vai obrigar ninguém a ficar no partido. Porém, nega que haja qualquer movimento dos prefeitos do Meio-Oeste para deixar o ninho tucano. A exceção seria o prefeito de Vargem Bonita, Nadir Pontin, que já estaria em conversas para se filiar ao PL. Uma foto de uma reunião online, que ocorreu ontem com a executiva estadual do partido, foi enviada para a coluna.
Filiação

A pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular, Débora Parisotto, deixou o PL e se filiou ao PSD. Filha do ex-deputado estadual Narcizo Parisotto, que teve seis mandatos, Débora é pré-candidata a deputada estadual.
Novos secretários
Em primeira mão: o ex-prefeito de Indaial, André Moser (PL), assume amanhã o cargo de secretário adjunto de Estado do Turismo. Nos bastidores, corre a informação de que o ex-prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), também assumirá um cargo no governo. É dito que poderá ser a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
De saída
Patrícia Luerdes deve deixar o cargo de secretária adjunta de Estado da Educação na próxima semana. Alguns detalhes ainda estão sendo discutidos, e o prazo pode até esticar um pouco mais. Porém, a saída de Patrícia já é certa, conforme a coluna divulgou em primeira mão. Caberá à secretária Luciane Ceretta definir quem assumirá o cargo. Patrícia tentará a presidência do Conselho Estadual da Educação.
Comando petista
O deputado estadual Fabiano da Luz lançou sua candidatura à presidência estadual do PT. Ele fez um evento online para fazer o anúncio, que contou com a participação de filiados; do candidato à presidência nacional do partido, Edinho Silva; do presidente do Sebrae e do PT no Estado, Décio Lima; da deputada federal Ana Paula Lima, vice-líder do governo Lula na Câmara; além de outras lideranças. Líder da bancada petista na Assembleia Legislativa, da Luz tem se destacado como uma das principais vozes de oposição ao governo Jorginho Mello (PL).
Vice
A deputada federal Ana Paula Lima e a vereadora de Joinville, Vanessa da Rosa, são cotadas para assumir a vice-presidência do PT catarinense em caso de vitória do deputado Fabiano da Luz e da chapa da CNB, tendência ligada ao presidente Lula. Ana é vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, tem muita proximidade com Brasília e foi a primeira mulher a ser presidente da Alesc. Já Vanessa é suplente, foi a primeira mulher negra deputada após Antonieta de Barros e é vista no partido como um dos principais nomes do PT para a disputa de uma vaga na Alesc.
Aprendizado
Uma parte da população de Balneário Camboriú — mais propriamente, quem votou em Renan Bolsonaro (PL) — deve estar arrependida de seu voto. Renan é a prova de que um voto não deve ser totalmente ideológico; ele deve ter embasamento na capacidade da pessoa de exercer um mandato. Esses eleitores foram usados. Alguns se deixaram usar e precisam, sim, fazer uma análise crítica e real sobre alguém que tem dificuldade para construir uma simples frase.
Oportunismo
Santa Catarina não pode se deixar enganar. O vereador Renan Bolsonaro (PL) usou Balneário Camboriú para ter um trabalho — que é um mandato na Câmara de Vereadores — pois, pela falta de capacidade cognitiva demonstrada até agora, teria dificuldade de conseguir emprego (se isso fosse algo que gostasse de fazer), que é trabalhar. Assim como usou BC, ele quer usar o Estado para tirar uma vaga na Câmara dos Deputados de um verdadeiro catarinense. Resta ao eleitor decidir: vai querer ter uma bancada formada por pessoas com capacidade representando Santa Catarina, ou uma pessoa sem a mínima ligação política, histórica e afetiva com o Estado, que somente quer um emprego para se manter?
Fiscalização
Há quatro meses, a Prefeitura de São José intensificou o combate às ocupações irregulares em áreas públicas e de preservação ambiental. Operações diárias têm sido realizadas em diferentes regiões do município. A ideia, segundo o prefeito Orvino de Ávila (PSD), é preservar a ordem urbana, garantir a segurança pública e proteger o meio ambiente. Coordenadas pela Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e com o apoio da Guarda Municipal, as ações já resultaram na demolição de 80 estruturas irregulares, como barracas e edificações em Áreas de Preservação Permanente. Além disso, foram feitas mais de mil fiscalizações em pontos críticos da cidade.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.